UFFS inicia processo seletivo do curso de Doutorado Interinstitucional em Arquitetura

Publicado em: 01 de dezembro de 2015 00h12min / Atualizado em: 01 de dezembro de 2015 00h12min

A UFFS inicia neste mês de dezembro o processo seletivo do curso de Doutorado Interinstitucional em Arquitetura do Programa DINTER/CAPES, firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a UFFS. Neste primeiro processo seletivo serão ofertadas 15 vagas, e as aulas serão ministradas no Campus Erechim. O período de inscrições inicia no dia 13 de dezembro e segue até o dia 23, por e-mail, no endereço dinter.arquitetura@uffs.edu.br.

Os candidatos devem encaminhar toda a documentação requerida, em meio digital, para a coordenação local do Programa DINTER PROARQ/UFFS, no Campus Erechim, que confirmará o recebimento dos documentos solicitados e a inscrição do candidato. Poderão inscrever-se no processo seletivo docentes, de preferência das áreas de Arquitetura e Urbanismo, que apresentem diploma de graduação de curso devidamente reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e também diploma de mestrado.

A seleção constará de três etapas: verificação dos documentos entregues; análise da documentação, do anteprojeto de pesquisa e do currículo; prova oral. A prova oral está marcada para o dia 19 de janeiro, e o resultado da lista de aprovados para o dia 28 de janeiro.

As tratativas com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a oferta do Programa iniciaram em 2013. Em 2014, o projeto foi submetido à Capes, tendo recebido o parecer favorável quanto ao mérito da proposta. No ano de 2015 a Capes solicitou o projeto de execução financeira do curso, aprovado na íntegra, criando as condições para a implantação a partir de março de 2016.

“A implantação dos DINTERs é uma política institucional, cujo propósito principal é fomentar a formação de nossos docentes em nível de doutorado, sobretudo em áreas em que há maior necessidade. A Arquitetura é uma dessas áreas. Um percentual expressivo dos docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, ofertado no Campus Erechim, possui título de mestre”, informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol.

Ainda em relação à política institucional de qualificação do quadro docente, Trevisol entende que a formação de doutores é importante para a qualificação dos cursos de graduação e também para o desenvolvimento da pesquisa na Instituição. E, mais adiante, para a oferta de cursos de pós-graduação na UFFS. “Em virtude das políticas que temos implantado para formação de docentes, a UFFS caminha para ter, em 2018, mais de 80% de seu corpo docente com doutorado. Iniciamos o processo de implantação da UFFS em 2010 com 24% de docentes com doutorado. A qualificação docente é uma condição essencial para o aprimoramento da Pesquisa, do Ensino e da Extensão em nossa Universidade".

Áreas e Linhas de Pesquisa

Área: Qualidade, Ambiente e Paisagem