UFFS oferta 1.500 vagas para curso "Pesquisar na Escola"

Publicado em: 19 de março de 2015 09h03min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 15h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com inscrições abertas para o curso “Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica”. O projeto é desenvolvido em parceria com a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), sendo financiado pelo Ministério da Educação. Serão oferecidas 1.500 vagas para professores que atuam na Educação Básica, em qualquer área de conhecimento, nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio brasileiro e em nível equivalente no Paraguai e na Argentina.

Além de preencher o formulário de inscrição, que fica disponível até as 23h59min do dia 30 de março, o candidato deverá enviar para o e-mail pesquisarnaescola@gmail.com, no mesmo prazo, um documento que comprove sua atuação docente, conforme previsto no edital. A seleção dos cursistas da Argentina e do Paraguai será conduzida de forma independente por instituições representantes desses países, respeitada a proposta do curso.

O curso “Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica” será oferecido pela UFFS em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil e Paraguai, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidad Nacional de Misiones.

Das vagas

São ofertadas 1.500 vagas, que são distribuídas da seguinte forma: 225 vagas para professores que atuam na rede particular de educação e/ou em Institutos Federais de Educação situados no Estado do Paraná; 150 para professores que atuam em nível equivalente em Misiones, na Argentina; 200 para professores que atuam em nível equivalente em Alto Paraná, Caaguazú e Canindeyú, no Paraguai; 50 vagas para professores de escolas estaduais de região de fronteira do Brasil; e 875 serão destinadas a professores que atuam na rede pública estadual de educação do Paraná, as quais serão distribuídas proporcionalmente entre os Núcleos Regionais de Educação.

O curso contará com 33 turmas, com 50 cursistas, no máximo, em cada uma. Haverá turmas bilíngues (português e espanhol), nas quais será priorizada a inclusão dos cursistas do Paraguai e da Argentina.

O curso

O objetivo do curso “Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica” é promover o compartilhamento de saberes acerca da pesquisa científica, seus fundamentos, objetos, métodos e formas de divulgação, visando ao desenvolvimento da autonomia, de modo que os professores orientem trabalhos de Iniciação Científica de seus alunos, tanto em nível Fundamental (anos finais), quanto de Ensino Médio.

O curso será realizado no período de maio a outubro e terá carga horária total de 114 horas, que correspondem ao tempo de integralização dos módulos de ensino e do trabalho de conclusão. A certificação será feita pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

As atividades do curso englobam a participação do cursista em videoconferências, o acompanhamento de leituras e atividades propostas pelos formadores via plataforma Moodle, a realização de trabalho de conclusão e sua apresentação final.

Matrículas

No dia 06 de abril será publicada a primeira relação de selecionados. As matrículas dessa primeira seleção acontecem entre os dias 07 a 15 de abril. O procedimento para matrícula será informado aos classificados via endereço de e-mail cadastrado na ficha de inscrição.