UFFS organiza o 4º Fórum das Ações Afirmativas das Universidades e Institutos Federais da Região Sul
Encontro reúne gestores para discussões sobre políticas de acesso e permanência

Publicado em: 27 de setembro de 2017 13h09min / Atualizado em: 23 de outubro de 2017 10h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sedia, nos dias 13 e 14 de novembro, a 4ª edição do Fórum das Ações Afirmativas das Universidades e Institutos Federais da Região Sul. O Fórum, uma iniciativa das instituições da Região Sul, é um encontro de gestores em ações afirmativas e se propõe como um espaço de compartilhamento de experiências, discussão para a consolidação das políticas de acesso e permanência e os desafios vivenciados, tanto na ordem estrutural, quanto nas relações sociais e na organização pedagógica.

Segundo o diretor de Políticas de Graduação da UFFS, José Oto Konzen, o Fórum “é um marco de organização regional, que busca fortalecer as ações no âmbito da Região Sul, mediante a troca de experiências, a construção de alternativas para enfrentar os desafios relacionados ao fortalecimento e à gestão das ações afirmativas das Universidades e Institutos Federais da região Sul”.

O encontro é realizado anualmente de forma itinerante, e a última edição do Fórum aconteceu na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As discussões estiveram relacionadas aos desafios das ações afirmativas na Graduação e Pós-Graduação, às políticas de permanência, à inclusão da população negra e indígena e dos povos e das comunidades tradicionais na Educação Superior e a gestão das ações afirmativas. Nesta edição, uma comissão institucional da UFFS, envolvendo representações das pró-reitorias, do Centro de Referência em Direitos Humanos e do Campus Chapecó, é responsável pela organização.

A edição realizada na UFFS – Campus Chapecó é organizada em quatro eixos: Monitoramento da Autodeclaração e atuação das comissões de verificação; Gestão das ações afirmativas, políticas de permanência e conviviabilidade; Cotas para pessoas com deficiência; Processos seletivos específicos realizados pelas instituições. Em cada eixo, uma instituição participante apresentará seu caso, apontando ações, desafios e dificuldades. Na sequência serão conduzidas discussões a respeito do tema. Durante o primeiro dia de evento (13), também está prevista uma mesa de debate com o tema “A participação/atuação dos movimentos sociais na dinâmica e consolidação das ações afirmativas”.

Todos os interessados na temática podem participar do Fórum como ouvintes. As inscrições serão abertas em breve.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ivforumacoesafirmativas@gmail.com ou pelo telefone: (49) 2049-3715