UFFS realiza exposição com fotógrafo alemão Thomas Hager

Diretoria de Comunicação

Publicado em: 09 de março de 2016 00h03min / Atualizado em: 09 de março de 2016 00h03min

Será realizada, no dia 16 de março, no Campus Chapecó, a exposição “Eu vejo o que você não vê”, com painéis de fotos do fotógrafo alemão Thomas Hager. A exposição faz parte do projeto “Agricultura Familiar – Brasil e Alemanha” cujo objetivo é apresentar, através das fotos, a agricultura camponesa e familiar do Sul do Brasil e da Alemanha.

Segundo o fotógrafo, "a intenção do projeto é a conscientização sobre a situação da agricultura atual nos dois países, mostrando os efeitos da agroindústria: a perda de solos pela erosão, os danos que causam o uso de agrotóxicos e adubos químicos, etc, e, de outro lado, mostrar a agricultura familiar e orgânica, que sustenta a biodiversidade, a segurança alimentar e tem efeitos positivos à vida social".

Atualmente, Thomas está na segunda fase de produção fotográfica do projeto. Ele já fotografou na Alemanha e agora registra os aspectos agrícolas nas regiões dos campi Chapecó (SC), Cerro Largo (RS) e Realeza (PR).

De acordo com o coordenador do projeto na UFFS, Geraldo Ceni Coelho, “desde sua criação a UFFS tem buscado trabalhos voltados à sua realidade regional, fortemente marcada pela presença e atuação da agricultura familiar e camponesa. Essa exposição será uma forma de estreitar este relacionamento, gerando um acervo fotográfico que permitirá subsidiar outros projetos e reflexões sobre a região, além de possibilidades de intercâmbios entre o Brasil e a Alemanha”.

O lançamento da exposição acontece no auditório do Bloco B do Campus Chapecó, no dia 16 de março, às 19h30. Em seguida, está prevista uma palestra, proferida por Thomas Hager, com o tema "Agricultura Familiar – Brasil e Alemanha”, mediada pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, e pelo professor Geraldo Ceni Coelho. A exposição permanece no Campus até o dia 24 de março. Após esse período, a exposição seguirá, de forma itinerante, aos demais campi da UFFS.