UFFS repassará aos estudantes auxílio-moradia relativo a dezembro de 2017
Repasse só foi possível tendo em vista o remanejamento de recursos realizado em junho

Diretoria de Comunicação

Publicado em: 30 de novembro de 2017 14h11min / Atualizado em: 30 de novembro de 2017 15h11min

Como resultado da seriedade com que a gestão da UFFS vem tratando do tema orçamento 2017, temos uma boa notícia aos estudantes beneficiados com auxílios socioeconômicos: será possível o pagamento da parcela do auxílio-moradia referente ao mês de dezembro de 2017.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Darlan Kroth, explica que, em agosto, foram realizadas reuniões com os estudantes tendo em vista a necessidade de um redimensionamento nos valores dos auxílios socioeconômicos. “Na ocasião, a decisão que teve como base estas discussões realizadas com os discentes, foi por um redimensionamento menor nos valores dos auxílios sem a previsão de pagamento do auxílio-moradia do mês de dezembro”, aponta. Segundo Darlan, esse redimensionamento foi necessário tendo em vista o crescimento da demanda por auxílios em 2017 e a atuação da UFFS em relação à distribuição dos auxílios. “Na UFFS, não trabalhamos com um número-limite de auxílios para concessão. Dessa forma, todo estudante que: tem índice de vulnerabilidade social de até 1320, se enquadra nos critérios do edital e manifesta a necessidade, é beneficiado. Isso implica dividir o montante orçamentário com todos”, aponta. “É uma metodologia solidária, pois temos o compromisso de atender, dentro das possibilidades que o orçamento nos proporciona, todos os estudantes que precisam”, complementa a diretora de Gestão da Política de Permanência, Josiane Weber.

“Acompanhamos mensalmente a demanda por auxílios e, em comparação ao exercício 2016, a demanda aumentou consideravelmente. O valor repassado pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aumentou pouco de 2016 para 2017, e a demanda por auxílios cresceu mais” (conforme pode ser visto no gráfico), explica o pró-reitor. “Por isso tivemos a necessidade de remanejar os valores dos auxílios, para que todos os estudantes continuassem recebendo, situação que estava prevista em edital. O que aconteceu é que a demanda realmente cresceu, porém se estabilizou nesse último trimestre. Algumas despesas previstas também não se concretizaram, por isso vamos conseguir pagar o auxílio-moradia de dezembro”, detalha Darlan. “Isso não quer dizer que poderíamos ter deixado de fazer o remanejamento dos valores, em agosto. Se não tivéssemos realizado o reajuste, que foi de 19%, em média, certamente não teríamos orçamento para finalizar o ano mesmo com a estabilização da demanda. O recurso que agora será repassado, em torno de R$225 mil, não seria suficiente para integralizar a demanda dos auxílios”, pondera.

Números

Até o mês de outubro de 2017 foram utilizados R$ 7.558.139,00 no pagamento de auxílios financeiros aos estudantes. Atualmente 2791 alunos são beneficiários dos auxílios em todos os campi da UFFS.

Além do valor repassado pelo PNAES, a UFFS incorpora ao orçamento dos auxílios o subsídio das refeições no Restaurante Universitário. Até outubro de 2017 foram investidos, na forma de subsídio, R$ 2.899.972,84 nessa ação.

Todas as ações orçamentárias da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis pode ser acompanhada através da divulgação mensal de um memorando com a discriminação dos valores. A divulgação é feita através de informes na página da PROAE no site da UFFS.