UFFS seleciona propostas para participar da Ação 20 RJ do MEC

Publicado em: 27 de janeiro de 2015 09h01min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 14h01min

Docentes da UFFS podem participar de seleção interna de projetos para participar da Ação 20 RJ do MEC. Conforme o Edital Nº 815/UFFS/2014, de apoio a projetos de formação de profissionais do magistério da Educação Básica referente à Ação 20 RJ, os docentes interessados em participar podem protocolar proposta no serviço de expedição do campus onde está vinculado, no período de 2 a 27 de fevereiro, endereçada à Pró-Reitoria de Graduação.

O referido Edital visa selecionar e subsidiar propostas de formação continuada para professores, profissionais e gestores da Educação Básica, por meio de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu que contribuam com a formação de professores e implementação de políticas e programas demandados pela Educação Básica.

Os projetos de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu selecionados no Edital interno precisam estar em consonância com as demandas apontadas de acordo com o Planejamento Estratégico Estadual, realizado no Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

As propostas serão avaliadas e classificadas pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da UFFS. Após esta fase, as propostas serão encaminhadas ao MEC. No caso de aprovação, o curso poderá ser implementado no decorrer do primeiro semestre letivo de 2015.

A Ação 20 RJ prevê a concessão de bolsas de estudo e pesquisa aos docentes participantes do projeto provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também recursos para despesas de custeio. “Dessa forma a UFFS acaba contribuindo para a formação continuada dos professores a partir de projetos internos e das demandas dos colegiados dos cursos da Instituição”, entende o pró-reitor de Graduação em exercício, Élsio Corá.