Abertas inscrições para o Processo Seletivo Especial PROHAITI E PRÓ-IMIGRANTE
Inscrições vão até o dia 28 de janeiro de 2022.

Publicado em: 10 de janeiro de 2022 16h01min / Atualizado em: 24 de janeiro de 2022 10h01min

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial PROHAITI e PRÓ-IMIGRANTE para acesso às vagas suplementares ofertadas em cursos de graduação da UFFS destinadas a cidadãos haitianos (PROHAITI) e a imigrantes internacionais (PRÓ-IMIGRANTE) que residam no Brasil.

As inscrições podem ser realizadas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022 nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza e para ingresso no segundo semestre letivo de 2022 no Campus Chapecó.

Poderão inscrever-se no processo seletivo especial candidatos haitianos e imigrantes internacionais que possuam escolaridade equivalente ao Ensino Médio brasileiro, devidamente comprovada pela apresentação de diploma/certificado, histórico escolar e, no caso de documentos emitidos no exterior, declaração/portaria de equivalência de estudos emitida por algum conselho estadual de educação (CEE) brasileiro.

O candidato imigrante de nacionalidade haitiana deverá optar, no momento da inscrição, por uma das seguintes modalidades: PROHAITI ou PRÓ-IMIGRANTE. Candidato imigrante de outra nacionalidade deverá realizar a inscrição, exclusivamente, para a modalidade PRÓ-IMIGRANTE.

INSCRIÇÕES

A inscrição deverá ser realizada por meio eletrônico até 28 de janeiro de 2022. Para sua efetivação, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

-Preencher e enviar o formulário de inscrição eletrônico (disponível no link abaixo), escolhendo uma das opções de entrada - PROHAITI ou PRÓ-IMIGRANTE;

-Anexar, no próprio formulário, cópia legível em PDF do diploma/certificado e histórico escolar do Ensino Médio e, no caso de documentos emitidos no exterior, declaração/portaria de equivalência de estudos emitida por conselho estadual de educação (CEE) brasileiro.

-Escrever, em língua portuguesa, no próprio formulário de inscrição eletrônico, uma carta de intenções indicando o interesse na participação do processo seletivo.

Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá ter conta do Google (Gmail).

O processo seletivo será realizado em duas etapas:
1ª Avaliação da carta de intenções: caráter eliminatório e classificatório.
O candidato que não anexar a carta de intenções no formulário de inscrição eletrônico ou não atingir a nota mínima (3,0) estará automaticamente desclassificado do processo seletivo.
-2ª Avaliação Oral: caráter eliminatório e classificatório.

EDITAL

Todas as informações sobre o processo seletivo PROHAITI e PRÓ-IMIGRANTE estão disponíveis no Edital Nº 1060/GR/ UFFS/2021 (link abaixo), que deve ser lido atentamente pelos candidatos.

Edital Nº 1060/GR/ UFFS/2021

Também houve alteração em um dos itens do Edital. Veja a mudança no EDITAL Nº 30/GR/UFFS/2022