AGIITEC assina acordos para fomento em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)
A Agência foi criada com o objetivo de unir as áreas de internacionalização, inovação, valorização da propriedade intelectual e transferência tecnológica

Publicado em: 23 de julho de 2020 13h07min / Atualizado em: 23 de julho de 2020 17h07min

A Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul foi criada no primeiro semestre de 2020 com o objetivo de unir as áreas de internacionalização, inovação, valorização da propriedade intelectual e transferência tecnológica em um único setor, ligado diretamente ao Gabinete do Reitor.

O Decreto nº 9.283/2018 regulamentou as Leis nº 10.973/2004 e nº 13.243/2016 (Lei da Inovação), que incentiva e simplifica o ecossistema de inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, a parceria e o estímulo às atividades de inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e nas empresas, inclusive para a atração, a constituição e a instalação de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de parques e polos tecnológicos no País.

Os primeiros acordos de parceria em P,D&I foram firmados no ano de 2018. Tratativas entre os pesquisadores e as empresas, com vistas a resolver demandas do meio produtivo fez com que ocorresse a aproximação entre a UFFS e a empresa Gum’s Diet, microempresa individual de Realeza-PR na área de fitoterápicos e das ciências nutricionais, e a empresa Kaiser Agropecuária Ltda, de São José do Rio Preto-SP, em conjunto com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) na área de bioenergia, possibilitando a parceria e a aplicação da Lei de Inovação ou Novo Marco Legal de Inovação.

Com vistas de padronizar os fluxos, simplificar e estimular as oportunidade na área de inovação, a UFFS publicou o Edital nº 57/GR/UFFS/2020, de fluxo contínuo, que tem como objetivo fomentar acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dessa forma e formato, foi possível a consolidação do primeiro acordo de parceria através do Edital nº 57/GR/UFFS/2020, financiado pela iniciativa privada para P,D&I. O caso mais recente foi o acordo de parceria entre a Empresa Rota Agência de Turismo Ltda. e a UFFS, por meio da AGIITEC. Por essa parceria, foi possível viabilizar o pagamento de uma bolsa de inovação para desenvolvimento de projeto de P,D&I, financiado parte pela iniciativa privada e parte pela UFFS, para um período de 12 meses.

Conforme a coordenação da AGIITEC, o acordo com empresas permite o aporte de materiais, insumos e bolsas de inovação para a realização das atividades de P,D&I, via acordos de parceria público/público e público/privado. Também, há a possibilidade da cotitularidade em uma tecnologia que possa gerar um ativo intangível entre as instituições parceiras no projeto, as pesquisas realizadas podem gerar algum tipo de propriedade intelectual (carta patente; registro de marca; proteção de software; contrato de segredo industrial entre outros).

Para o futuro, a AGIITEC apresenta-se como protagonista na missão de estabelecer novas parcerias para o fortalecimento da atuação da UFFS nas áreas de inovação e de internacionalização."