Campus Chapecó: aberta seleção de bolsista para o projeto de extensão “Isolamento físico ou social?”
Inscrições terminam às 23h59 desta terça-feira (07)

Publicado em: 07 de abril de 2020 09h04min / Atualizado em: 07 de abril de 2020 17h04min

Estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Campus Chapecó podem se inscrever para participar da seleção de três bolsas para atuar no projeto de extensão “Isolamento físico ou social?: refletindo sobre as implicações individuais, coletivas e interprofissionais da pandemia do novo Coronavírus para estudantes, professores  e profissionais de saúde”, coordenado pelo professor Cláudio Claudino da Silva Filho.
A avaliação dos inscritos será realizada pelo coordenador/orientador do Projeto, pela atribuição de notas de zero a dez na análise dos seguintes instrumentos que comporão a média final classificatória:

• Média geral no curso, extraída do histórico escolar da Graduação – 30% da média geral do processo seletivo;
  • Carta de intenções - 70% da média geral do processo seletivo. O edital com todas as informações está disponível ao final da matéria.Critérios de seleção
    Para participar é necessário ser estudante dos cursos de Enfermagem ou Medicina; estar com matrícula ativa, cursando, no mínimo, 12 créditos curriculares durante toda a vigência da bolsa; dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto; ter aprovação por nota em, no mínimo, 50% dos créditos cursados e nenhuma reprovação por frequência em qualquer disciplina do semestre anterior, exceto aos discentes ingressantes no ano em curso.
    Os bolsistas também não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza, nem receber qualquer modalidade de bolsa acadêmica de qualquer outra agência de fomento federal, estadual ou municipal, da UFFS ou de qualquer outra instituição pública ou privada. Além disso, precisam ter noções ou conhecimento teórico-prático sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novo coronavírus, e COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), focos maiores do projeto, a serem mensurados na carta de intenções.
    Projeto
    Com a pandemia do novo coronavírus, aliada à doença causada por ele, a COVID-19 (Coronavirus Disease), a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar o isolamento físico em massa, para conter a elevada transmissibilidade do vírus. Contudo, o isolamento físico não precisa e nem pode se converter em isolamento social, quando o indivíduo fica alheio à relações interpessoais fundamentais para seu amadurecimento como pessoa, cidadão e, no caso desse projeto, futuro profissional de saúde. Assim, o objetivo geral desse projeto de extensão é discutir as diferenças entre isolamento físico e social e problematizar as implicações individuais, coletivas e interprofissionais da pandemia do novo coronavírus para estudantes, professores e profissionais da área de saúde.
    Também como objetivo está a construção de um documentário sobre as experiências de isolamento com pequenos depoimentos aliados às evidências científicas mundiais sobre esse fenômeno e também intermediação on-line entre as pessoas com elevada vulnerabilidade para isolamento social, com profissionais qualificados (psicólogos e/ou assistentes sociais). O projeto está vinculado ao programa de extensão intitulado “PET/Saúde Interprofissionalidade Secretaria de Saúde de Chapecó-SC/UFFS/Udesc/Unoesc 2019-2021: fortalecendo laços interinstitucionais e construindo visibilidade (trans)formativa para curricularização pelo SUS que dá certo”.