Campus Chapecó: projeto sobre coronavírus na área do CSF Jardim América tem três vagas para bolsistas
Inscrições devem ser realizadas até as 23h59 desta segunda-feira (6)

Publicado em: 06 de abril de 2020 14h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2020 14h04min

O projeto de extensão “A pandemia do Coronavírus no território do Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim América: a UFFS – Campus Chapecó, contribuindo para o enfrentamento” está com chamada para seleção de bolsistas aberta.

De acordo com a chamada, há três vagas em aberto. Aos bolsistas selecionados será destinada uma bolsa no valor de R$ 400 por mês e a vigência da bolsa será de quatro meses, correspondentes ao período de abril a julho de 2020. A dedicação necessária é de 20h semanais.

Entre os requisitos para se candidatar à vaga, estão:

- estar com matrícula ativa, cursando no mínimo 12 créditos curriculares durante toda a vigência da bolsa;

- dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto;

- ter aprovação por nota em no mínimo 50% dos créditos cursados e nenhuma reprovação por frequência em qualquer disciplina do semestre anterior, exceto aos discentes ingressantes no ano em curso.

- não ter vínculo empregatício de qualquer natureza, nem receber qualquer modalidade de bolsa acadêmica de qualquer outra agência de fomento federal, estadual ou municipal, da UFFS ou de qualquer outra instituição pública ou privada

- apresentar noções ou conhecimentos teórico-práticos em mídias digitais ou programas/aplicativos que viabilizem a elaboração e divulgação de materiais informativos.

A inscrição deve ser realizada através do envio de e-mail para graciela.fonseca@uffs.edu.br, até às 23hs59 desta segunda-feira, dia 6 de abril, com os documentos constantes no item 5 da chamada.  O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 10 de abril.

 

O projeto

Em função da complexidade do atual contexto pandêmico que o Brasil e o mundo vêm enfrentando, e compreendendo o potencial da educação em saúde e da educação permanente como estratégias de enfrentamento,

este projeto objetiva desenvolver ações de educação em saúde e educação permanente direcionadas para a comunidade e para a equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim América, em Chapecó. Deseja-se atingir toda a população residente na área de abrangência (12 mil pessoas) do CSF e todos os profissionais que compõem a equipe de saúde (em torno de 40 profissionais). Semanalmente, serão elaborados e encaminhados para a comunidade, por meio de mídias digitais, via pessoas-chaves, materiais educativos abordando temas variados que possam contribuir com o empoderamento da população no combate à disseminação rápida do vírus. Parte dos materiais produzidos serão impressos e disponibilizados no CSF.

De forma semelhante, para trabalhar a Educação Permanente dos profissionais, serão enviados os materiais relacionados aos cursos de qualificação online sobre a pandemia, o Coronavírus e a COVID-19 (síntese do conteúdo e orientações para fazer os cursos), divulgação de eventos online sobre as temáticas, além de materiais motivadores, via grupo de whatsapp e email. A coordenadora do CSF será a interlocutora desse processo. Espera-se que as ações desenvolvidas contribuam para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus em Chapecó. Espera-se, ainda, que o projeto traga resultados para a formação dos estudantes que participarão de todas as ações propostas.

Como produtos, serão redigidos resumos para submissão em eventos científicos de interesse. Além disso, a experiência de desenvolvimento do projeto será sistematizada em um artigo de relato de experiência.