Chapecó: estudantes de Medicina propõem projeto de divulgação de informações sobre a Covid-19
Projeto acontece de abril a julho

Publicado em: 07 de abril de 2020 13h04min / Atualizado em: 07 de abril de 2020 16h04min

Três estudantes da 4ª fase do curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó, com orientação da professora Andréia Machado Cardoso, estão iniciando um projeto de extensão com foco na disseminação de informações sobre a Covid-19, é o projeto “Ações de vanguarda digital em prol da divulgação de informações sobre prevenção, monitoramento e segurança frente à pandemia do coronavírus no Oeste catarinense”.

Marta Schmidt Pfaffenzeller, Paulo Filipe Pereira e Beatriz Teixeira Baião começaram a se interessar pelas informações que estavam circulando nas redes sociais sobre a Covi-19, como as que circulavam em correntes e mensagens de WhatsApp. Marta conta que, desde a suspensão das atividades presenciais da UFFS, eles começaram a pesquisar sobre o tema. “As pessoas vinham nos perguntar coisas sobre o que está sendo compartilhado”, comenta a estudante Marta. Ela explica que, desde então, começaram a pensar sobre como repassar informações com base científica, mas de uma maneira fácil, que as pessoas assimilassem. "Nesse meio termo surgiu o edital de chamada de projetos de extensão publicado pela UFFS. Propusemos o projeto e convidamos a professora Andreia para nos orientar. A ideia central é pegar as informações que já estão massificadas, olhar para elas e checá-las, sob a ótica do conhecimento científico. Mas também não repassar essas informações em uma linguagem técnica, sim de uma forma mais simplificada e pedagógica, mas, claro, com viés científico”, explica.

Para o Projeto, a instrução correta das pessoas acerca da propagação do vírus, maneiras de prevenção e identificação de sintomas característicos podem contribuir para mitigar a disseminação da Covid-19.

Outra ação proposta é o combate às fake news. “Uma das problemáticas da comunicação em saúde é a propagação exacerbada das fake news, assim o projeto atuará para o esclarecimento dessas mentiras e eventuais dúvidas causadas pela disseminação delas. Estamos pensando sobre a realização de lives quinzenais, que abordarão temáticas pontuais envolvendo a Covid-19, de forma a fomentar a participação popular”.

Além dos alunos proponentes, o Projeto também conta com o auxílio de três voluntárias: Dyelle Hingrid Gonçalves Gontijo, Renata Tabalipa e Fernanda dos Anjos, que também são alunas do curso de Medicina.