Covid-19: projeto de monitoramento das implicações da doença seleciona bolsistas no Campus Chapecó
Inscrições podem ser realizadas por e-mail até esta segunda-feira (6)

Publicado em: 06 de abril de 2020 13h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2020 13h04min

O projeto de extensão “Monitoramento das implicações da Covid-19 na UFFS – Campus Chapecó: estratégias e ações para o enfrentamento da pandemia” está ofertando duas bolsas para estudantes.

De acordo com o coordenador, Paulo Barbato, para se candidatarem às bolsas, os interessados deverão encaminhar, por e-mail, uma carta de intenções apresentando sua motivação em participar do projeto, sua adequação de perfil à vaga e suas habilidades que justifiquem sua seleção como bolsista além de um projeto básico de divulgação de materiais informativos/educativos para as diversas redes sociais, indicando suas estratégias de divulgação, quais ferramentas serão utilizadas na produção do conteúdo e cronograma de frequência de postagem. A avaliação final será constituída pela média aritmética das notas atribuídas nos dois instrumentos.

O e-mail para a submissão da proposta é paulo.barbato@uffs.edu.br. O prazo para o envio é até as 23h59 desta segunda-feira, dia 6 de abril.

São ofertadas duas bolsas remuneradas. Segundo a coordenação, além da documentação, o bolsistas precisa ter disponibilidade para atuar no projeto até o mês de setembro, cumprindo a carga semanal de 20 horas; ter conhecimentos em saúde coletiva; noções de uso de ferramentas de informática para elaboração de materiais educativos e informativos; e conhecimento de aplicativos e redes sociais.

 

Sobre o projeto

Segundo Barbato, entre os objetivos do projeto está o de ter mais um canal de informações para acompanhamento dos casos suspeitos/confirmados da comunidade acadêmica do Campus Chapecó. “A proposta surgiu entre docentes que estão na comissão local do campus e na comissão geral da UFFS, como as professoras Agnes Cruvinel, Aline Massaroli e eu. Por estarmos participando das duas comissões, entendemos que o projeto seria mais um canal de informação e monitoramento, somando esforços aos já desprendidos. A ideia, como está descrito no projeto, é auxiliar na sistematização de informações locais para fundamentar a tomada de decisões, além do compartilhamento de informações relacionadas as medidas de prevenção e controle da doença”, afirma. O projeto prevê a criação de contas no Instagram, Twitter. A intenção é divulgar informações sobre a pandemia e medidas de prevenção e controle para a comunidade acadêmica de forma geral e para um segmento específico, os servidores terceirizados atuantes na UFFS – Campus Chapecó.

Sobre o início das atividades, o professor comenta que assim que finalizada o processo de seleção dos bolsistas, as atividades do projeto começam. “Considerando o momento de distanciamento social não pensamos em qualquer atividade presencial. Todas as atividades serão remotas, inclusive as reuniões da equipe. Como um dos objetivos do projeto é trabalhar ações de educação em saúde com os servidores terceirizados do campus, iremos buscar com a direção os meios de contato com esses servidores. Também saliento que no edital há previsão das atividades serem desenvolvidas até o mês de setembro, portanto, se até lá já tenha havido flexibilização das restrições de contato, algumas ações desse objetivo poderão acontecer presencialmente, resguardadas as medidas de segurança para prevenir a infecção pelo SARS-Cov2”, finaliza.

O projeto foi aprovado no âmbito do Edital Nº 259/GR/UFFS/2020 - APOIO INSTITUCIONAL À AÇÕES DE EXTENSÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO MONITORAMENTO E SEGURANÇA FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.