Empoderamento tecnológico de pessoas: conheça o Practice
Programa presta diversos serviços para a comunidade acadêmica

Publicado em: 12 de abril de 2021 11h04min / Atualizado em: 13 de abril de 2021 09h04min

Empoderar pessoas tecnologicamente. Esse é o principal objetivo do Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional (Practice), composto por bolsistas de todos os campi da UFFS. O Practice, além de prestar serviços diversos à comunidade acadêmica, é um agente de fomento e condução de inovação no contexto universitário.

Os professores do curso de Ciência da Computação do Campus Chapecó Fernando Bevilacqua e Luciano Caimi e o professor do curso de Filosofia do Campus Chapecó Maurício Bozatski coordenam o Practice. Atualmente, entre bolsistas e voluntários, o programa possui 25 integrantes discentes dos mais diversos cursos e áreas e atua em seis equipes principais: coordenação (responsável por orientar e fazer pontes institucionais), conteúdo (texto, imagem, roterização e revisão), mídia (áudio, vídeo e lives), desenvolvimento de software, design gráfico e auxílio gerencial (gestão interna de projetos e relações públicas).

De acordo com Bevilacqua, o Practice foi criado para dar voz e poder de execução às ideias que a comunidade acadêmica têm para a construção de um mundo melhor, especialmente no contexto educacional. “Nossa primeira forma de ajudar a comunidade acadêmica é auxiliando na produção de materiais de texto ou multimídia, a partir de conteúdos já existentes. Nossa segunda forma de ajudar é criando ferramentas digitais, sempre seguindo o mantra que elas sejam on-line e gratuitas. A ideia é de empoderamento tecnológico e independência, queremos literalmente disponibilizar nossas tecnologias na palma da mão de cada pessoa da comunidade acadêmica”, afirmou.

Nessa perspectiva, um dos projetos que está sendo desenvolvido pelo programa é a criação de livros didáticos digitais, com ilustração e diagramação, a partir de apostilas já criadas por docentes da UFFS. “Como queremos que todos sejam independentes e produzam seus próprios materiais conforme seu estilo, temos um enfoque muito forte na produção de recursos para capacitação. Temos, no momento, 11 cartilhas com dicas e instruções em diversas áreas, como escrita de um bom texto, como encontrar boas referências bibliográficas, edição de imagem digital, dicas de iluminação, entre outras. Constantemente, postamos conteúdos em nossas redes sociais, inclusive vídeos em nosso canal do Youtube”, explicou.

Na área de desenvolvimento de softwares, um dos primeiros projetos do Practice foi a criação de uma plataforma para interação com o Practice, com um repositório de ideias da própria comunidade acadêmica. De fácil utilização e integrada com o idUFFS, a plataforma pode ser usada pela a comunidade acadêmica sem necessidade de fazer novos cadastros, além disso, ela está integrada com o aplicativo móvel do programa, que será lançada em breve na Google Play.

Como solicitar trabalhos do Practice

A qualquer momento, a comunidade acadêmica da UFFS pode solicitar as atividades do Practice. As solicitações podem ser feitas através do sistema de solicitações on-line, o Mural Practice, disponível em https://mural.practice.uffs.cc/. Basta efetuar login com seu idUFFS, escolher o serviço desejado e fazer a solicitação. O pedido pode ser acompanhado pelo próprio Mural Practice ou pelo aplicativo do programa.

Segundo Bevilacqua, se muitos pedidos forem feitos ao programa, eles serão priorizados pela quantidade de pessoas contempladas pelo solicitante do pedido. “Por exemplo, uma solicitação vinda de um colegiado de curso contempla um curso inteiro, enquanto a solicitação de um docente contempla apenas os seus alunos. Logo, a solicitação do colegiado terá prioridade. É importante mencionar que recebemos muitas solicitações, então temos alguns prazos mínimos a partir do momento que um pedido é escalonado para execução”.

Importância do Practice

Para o professor, muitas ideias que poderiam facilitar de forma significativa o dia a dia acadêmico não são concretizadas, por diversas razões, mas o Practice tem um papel fundamental em fomentar essas ideias e dar uma chance para que elas evoluam e, eventualmente, se concretizem. “Um exemplo é a utilização dos espaços da UFFS. O Practice está trabalhando na implantação de um estúdio de gravação em cada campi da Universidade. Esses espaços são financiados com dinheiro público, então eles devem estar sempre abertos, sem barreira ou burocracia para utilização. Queremos garantir a segurança desses locais, obviamente, mas queremos que interessados utilizem sem pedir permissão. Precisamos perder o medo de ousar no ensino, perder o medo de utilizar tecnologias. Tecnologia é uma ferramenta que pode ser aplicada a uma gama considerável de problemas. O Practice foi criado para equalizar esse processo e garantir que tenhamos mais condições de trilhar esse caminho”, concluiu.

Confira, abaixo, vídeo com o professor Fernando Bevilacqua sobre o Practice.