Inscrições para Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) serão de 9 a 20 de maio

Publicado em: 14 de abril de 2016 09h04min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas de inscrição do próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os interessados devem realizar o procedimento no período de 9 a 20 de maio, em página aberta exclusivamente para o registro do candidato no site oficial do Inep. No primeiro acesso, os candidatos precisam informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um endereço de e-mail válido, para envio de informações relativas ao Exame.

Qualquer pessoa pode se inscrever no processo seletivo do Enem. A única condição, entretanto, é que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, não excluindo alunos de Pós-Graduação ou pessoas que já concluíram seus estudos há mais tempo.

As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo (6), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.

A taxa de inscrição para realização do Exame para esta edição é de R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, com uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Será isento da taxa o estudante que concluir o Ensino Médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente.

Novidades

Uma das novidades para este ano é a criação do aplicativo "Enem 2016", para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos referentes ao Exame feitos pelo MEC. O app é gratuito e estará disponível para iOS e Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. O sistema estará disponível para download em breve, na página do Enem (enem.inep.gov.br).I

Outra ferramenta online disponibilizada para os estudantes é “A Hora do Enem” (tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem), que traz simulados, videoaulas, planos de estudo, exercícios e resumos direcionados ao Enem. O primeiro simulado será no dia 30 de abril, e o prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (15). Depois haverá outros dois simulados, nos dias 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada, e nos dias 8 e 9 de outubro, com 180 questões. O resultado dos simulados também será enviado aos diretores de escolas, para que possam monitorar o desempenho dos alunos em cada área de ensino.