IV Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense entrega premiação para participantes
117 estudantes receberam a premiação entre medalhas e menção honrosa

Publicado em: 14 de dezembro de 2021 14h12min / Atualizado em: 16 de dezembro de 2021 14h12min

Na última quinta-feira (09), a UFFS – Campus Chapecó recebeu os estudantes premiados na 4ª edição da Olimpíada Matemática Oeste Catarinense (OMOC). Um total de 117 estudantes receberam medalhas e certificados, premiados nos três níveis da Olimpíada: Nível 1 para estudantes do sexto e sétimo ano escolar; Nível 2 para estudantes do oitavo e nono ano escolar e Nível 3 para estudantes do Ensino Médio.

Nessa edição, houve a participação de 40 escolas de educação básica de Chapecó e região, sendo escolas de nove municípios, num total de 2000 estudantes da educação básica.

A OMOC ocorreu em duas fases: a primeira por meio de uma prova objetiva aplicada pelas próprias escolas participantes e a segunda fase uma prova discursiva que ocorreu na UFFS – Campus Chapecó. Exclusivamente em 2021, em função da Pandemia, não foi possível oferecer treinamentos aos estudantes de forma presencial, mas foram ofertados treinamentos remotos.

A Olimpíada

O objetivo principal da OMOC (Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense) é estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocando os professores da Educação Básica em contato com novas possibilidades de ensino da Matemática, influenciando na melhoria do ensino.

A Olimpíada mobiliza de forma direta, toda comunidade escolar, pois envolve os estudantes da educação básica, professores, gestão escolar e famílias. Além do envolvimento da comunidade escolar, ela envolve professores e estudantes do curso de licenciatura em Matemática da UFFS – campus Chapecó.

A Equipe de organização é formada pelo professor, Milton Kist (coordenador da OMOC), pelas professoras Divane Marcon e Janice Teresinha Reichert e a bolsista Jaqueline dos Santos. Para a elaboração das listas de treinamento, provas e treinamentos remotos também há a participação de vários estudantes voluntários do curso de Matemática. E no dia da aplicação da prova da segunda fase houve a participação de estudantes voluntários de vários cursos da UFFS.

Avaliação

Para o coordenador da OMOC, Milton Kist, a Olimpíada estimula os estudantes a estudarem Matemática, mobiliza toda comunidade escolar em torno do projeto, e uma escola mobilizada favorece a aprendizagem dos estudantes, não só em Matemática, mas em todas as áreas do conhecimento, ajudando assim a melhorar a aprendizagem dos estudantes. “A OMOC é um projeto de extensão consolidado pois já faz parte do calendário de várias escolas, e vem crescendo ano a ano. Mesmo em ano um de Pandemia, tivemos um grande aumento, na participação de escolas e estudantes. Creio que os números apresentados digam por sí só o sucesso que foi a IV OMOC”, afirmou.

O representante da Secretaria de Educação de Chapecó e articulador da área de matemática, Guilherme Guterres Vogt, explicou que a Secretaria já participa desde a primeira edição do evento e que há um alinhamento dos objetivos da OMOC com os objetivos da rede municipal. “Encaixa muito bem no nosso currículo municipal, a proposta de desenvolvimento da matemática no município, a divulgação da matemática, então ajuda na formação dos nossos professores e incentiva ainda mais a formação dos nossos alunos”.

O estudante da escola de educação básica municipal Nossa senhora Aparecida de Xanxerê,
João Augusto Canello Stein, que já participou e foi medalhista de duas edições, afirmou que participa da OMOC por gostar muito da matemática. “Vejo que as Olimpíadas são o caminho para me levar para a matemática que vou utilizar no futuro, muito do que aprendo aqui vai ser importante tanto no mercado de trabalho ou em qualquer outra atividade que a gente realizar”, concluiu.