Mestrado em Geografia está com período de inscrições em andamento
Procedimento de inscrição deve ser realizado até o dia 17 de maio

Publicado em: 12 de abril de 2021 11h04min / Atualizado em: 13 de abril de 2021 10h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul iniciou, nesta segunda-feira (12), período destinado às inscrições para participar do processo seletivo de candidatos às vagas para o mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO). O curso é realizado em caráter multicampi, com atividades nos campi Chapecó e Erechim.

Podem inscrever-se no processo seletivo os candidatos que concluíram curso superior de graduação no Brasil, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e/ou realizados no exterior e revalidados no país ou, ainda, candidatos que comprovem, mediante declaração de instituição de ensino superior, que terão colado grau até o ato de matrícula no mestrado.

O processo seletivo constará de duas etapas:
- A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de avaliação do projeto de pesquisa.
- A segunda etapa, de caráter classificatório, será composta de arguição do projeto de pesquisa e do currículo.

Nesse processo seletivo serão ofertadas até 15 vagas para alunos regulares, proporcionalmente distribuídas entre as duas linhas de pesquisa, sendo, no máximo, duas para cada orientador, desde que não ultrapasse o máximo de vagas ofertadas no Programa.

As vagas são para ingresso no semestre letivo 2021.2, e as inscrições devem ser realizadas, até o dia 17 de maio de 2021, preenchendo o formulário de inscrição disponível na página do PPGGEO.

O candidato deverá imprimir ou salvar em PDF a página de confirmação tão logo sua inscrição seja enviada. Isso servirá de comprovante de inscrição.

Para a inscrição, o candidato deverá preencher e enviar o formulário de inscrição on-line e anexar cópia digitalizada, exclusivamente em formato PDF (tamanho limite de 1 MB por arquivo) dos seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto (serão aceitos como comprovante a Carteira Nacional de Habilitação com foto, o Registro Geral de Identidade Civil, o Passaporte, a Carteira de Trabalho e a Carteira de Conselhos com representatividade nacional, desde que contenha foto). Para candidatos estrangeiros, cópia do Registro de Nacionalidade Estrangeira (RNE) – tamanho 1 MB;
- CPF (não necessária caso o RG ou a CNH contenha o número) - 1Mb;
- Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou diploma de curso superior cursado no exterior revalidado no Brasil ou declaração de provável formando, atestando que o candidato concluirá o curso superior até o ato de matrícula, emitida por instituição de ensino superior  - 1Mb;
- Histórico escolar do curso de graduação - 1Mb;
- Currículo exclusivamente preenchido na Plataforma Lattes do CNPq (completo) em versão impressa e atualizada no mês da inscrição. Não é necessário documentar o currículo - 1Mb;
- Projeto de pesquisa sem identificação do candidato, de acordo com o item 4.3.1, de acordo com modelo de projeto de pesquisa disponível em www.uffs.edu.br/ppggeo > Ingresso > Processo Seletivo Regular, e demais orientações do edital - 1Mb;
- Certificado de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, apenas para o caso de candidato estrangeiro - 1Mb.

Demais informações estão disponíveis no Edital nº 317/GR/UFFS/2021.