Pesquisadores da UFFS publicam artigo científico na revista Scientific Reports

Publicado em: 13 de janeiro de 2022 14h01min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2022 10h01min

No dia 10 de janeiro, foi publicado, pela revista científica Nature, o estudo intitulado “In vitro antioxidant extracts evaluation from the residue of the Hevea brasiliensis seed”, tendo como autores Giovanna Oleinik, Priscila Paola Dário, Katiane Gasperin, André Lazarin Gallina, Fernanda Oliveira Lima, Dalila Moter Benvegnú e Letiére Cabreira Soares. A publicação é decorrente do resultado de um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), em parceria entre os pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul , Unicentro e Empresa Kaiser Agropecuária.

O acordo de parceria esteve sob gestão da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC-UFFS), que também tem atribuições de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na UFFS.

Antes mesmo da publicação do artigo no periódico Nature, os pesquisadores, com a empresa Kaiser,  Unicentro e  AGIITEC, buscaram a proteção desse novo produto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), via pedido de patente. Realizado o trabalho conjunto, respondidos os requisitos de patenteabilidade assegurando a novidade, ou seja, se ela se enquadra em uma atividade inventiva e se pode ser aplicada industrialmente, a publicação foi realizada.

Conforme a coordenação da AGIITEC-UFFS, “no Brasil, o aumento do cuidado entre os pesquisadores e universidades em depositar patentes (propriedade industrial-INPI) antes da publicação em periódicos científicos é uma cultura que está se formando. Esse é o caso dos resultados desse acordo de parceria para P,D&I”.

“Ficamos muito felizes por mais esse marco da propriedade intelectual e inovação tecnológica que a UFFS conquistou. Esperamos que esse feito seja apenas o primeiro de muitos trabalhos de P, D&I que irão impulsionar ainda mais o ecossistema de inovação no âmbito da UFFS”, ressalta a coordenação.

Acesse aqui o conteúdo do artigo “In vitro antioxidant extracts evaluation from the residue of the Hevea brasiliensis seed”.