Projeto de extensão “O mal que podemos evitar: Coronavírus” vai desenvolver ações de educação em saúde
Ações tem objetivo de elaborar e disseminar materiais informativos sobre a doença

Publicado em: 13 de abril de 2020 14h04min / Atualizado em: 14 de abril de 2020 09h04min

Com o objetivo de desenvolver ações de educação em saúde voltadas à prevenção e segurança frente a pandemia do Coronavírus (covid-19), o projeto de extensão “O mal que podemos evitar: Coronavírus”, coordenado pelo professor do curso de Medicina do Campus Chapecó, Paulo Henrique Guerra, vai elaborar e disseminar os materiais informativos para alertar a população sobre as formas de prevenção e proteção ao contágio do vírus.
A divulgação das informações serão realizadas nos principais pontos de comércio dos cinco bairros mais populosos de Chapecó, além de atividades presenciais no Centro de Convivência do Idoso e na Escola Básica Municipal Herbert de Souza.

De acordo com Guerra, a educação em saúde é potencial para o adequado esclarecimento sobre a situação de saúde e, em um segundo momento, coloca-se como um apoio para a tomada de decisão. “Cabe dizer que a educação em saúde é um processo de resistência em uma época onde notícias falsas são veiculadas de forma sistemática. Assim, percebemos que a importância do projeto se dá pela veiculação das informações, que, por sua vez têm objetivo de impactar no conhecimento sobre o fenômeno e alicerçar possíveis mudanças de comportamento em relação ao problema. Há muito desrespeito ao estado de quarentena na cidade de Chapecó”, afirmou.