Projeto de extensão “Saberes no enfrentamento ao coronavírus” vai atuar no bairro São Pedro em Chapecó
Objetivo é realizar diversas atividades de prevenção ao coronavírus

Publicado em: 13 de abril de 2020 15h04min / Atualizado em: 15 de abril de 2020 08h04min

Informar, esclarecer e debater ações de prevenção à pandemia causada pelo coronavírus, responsável pela COVID-19, com alunos, professores, usuários e demais pessoas residentes no bairro São Pedro (Chapecó-SC), esse é o principal objetivo do projeto de extensão que será desenvolvido no Campus Chapecó, coordenado pela professora Margarete Dulce Bagatini. Para isso, o projeto vai desenvolver oficinas, panfletagem, exposição de cartazes e cartilhas para disseminar informações confiáveis e importantes sobre a pandemia.

De acordo com Margarete, o projeto levou em conta o cenário mundial atual em relação à pandemia, considerando o impacto positivo que projetos bem elaborados com informações confiáveis têm na vida dos participantes. Também levando em conta a quantidade de pessoas atingidas com ações como esta e sendo motivada pelo conceito de que a educação pode mudar o mundo, a proposta foi vinculada ao projeto “Novos caminhos para o conhecimento: oficinas de educação e saúde”, com o intuito de unir duas ações com um único propósito, discutir saúde e educação na comunidade.

O projeto “Novos caminhos para o conhecimento: oficinas de educação e saúde”, segundo a professora, trabalha em parceria com a C.F.S. São Pedro (CAIC) e a E.B.M. Victor Meirelles para levar informações e conteúdo relevantes na formação e vida dos seres humanos. “Baseando-se na demanda do município, na solicitação da escola e na necessidade vista pela C.S.F. do bairro, o projeto trabalha com lixo orgânico e reciclável, zoonoses, bullying, alimentação saudável, adolescência (sexualidade e afins) e higiene pessoal, em formato de oficinas e debates em sala de aula com alunos do sexto ao nono ano (separadamente) matriculados na E.B.M. Victor Meirelles”, explicou.

Na mesma linha, a proposta do “Projeto saberes no enfrentamento ao coronavírus” tem o objetivo de continuar fazendo de forma eficaz a disseminação de informações de alta relevância nesse momento atual, como a pandemia do coronavírus. “Também estamos pensando além, com a ideia de aumentar sua área de abrangência, podendo executar as atividades diretamente com a C.S.F São Pedro, onde os profissionais da saúde, os usuários diretos e indiretos da unidade e toda a comunidade envolvida possam fazer parte dessa ação, recebendo informações seguras e adequadas, evitando pânico, fake news e medidas de prevenção e de tratamento inadequados frente a essa pandemia”, afirmou.

Para Margarete, com o vínculo das duas propostas, se espera levar, de maneira eficaz, informações confiáveis e verídicas aos participantes. “Como parte do público alvo são crianças e adolescentes, acreditamos que essas ações contribuirão para que elas levem para dentro de suas casas informações verdadeiras, que deixarão um maior número de pessoas bem informadas e preparadas para lidar com diferentes situações que possam vir a atingi-los futuramente. Ainda, acreditamos que a comunidade estando bem informada possa tomar decisões sábias em relação ao contexto atual da pandemia, procurando serviços de saúde quando realmente necessário, sem pânico e sem possíveis aglomerações”, concluiu.