Publicada versão atualizada do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UFFS
As modificações foram feitas para facilitar a compreensão da comunidade acadêmica e atualizar as normas da ABNT

Publicado em: 09 de janeiro de 2021 13h01min / Atualizado em: 13 de janeiro de 2021 08h01min

Já está disponível no site da Universidade Federal da Fronteira Sul a terceira edição do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Instituição. O trabalho de atualização foi realizado pelas bibliotecárias da UFFS Daniele Rosa Monteiro, Daniele Rohr e Suelen Spíndola Bilhar.

Entre as alterações, estão as modificações na estrutura e leiaute do Manual, passando de uma estrutura de apresentação para uma estrutura de trabalho acadêmico. Além disso, foram alterados conteúdos referentes a citações e referências, bem como foram incluídos vários outros aspectos anteriormente não previstos.

Conforme a equipe, “as modificações foram necessárias para facilitar a compreensão da comunidade acadêmica referentes à utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, também, para renovar o Manual – uma vez que algumas normas foram atualizadas pela própria ABNT, sobretudo as normas 6023, com atualização substancial ocorrida em 2018 e corrigida em 2020, e  6022, atualizada em 2018. A nova estrutura do Manual também segue as normas da ABNT, mostrando como elas são aplicadas na prática”.

De acordo ainda com a equipe de bibliotecárias, os estudantes da UFFS, assim como a comunidade acadêmica em geral, deparam-se com muitas dúvidas no momento de redigir um trabalho acadêmico ou científico. “O Manual de Trabalhos Acadêmicos serve como apoio, que orienta quanto ao planejamento, elaboração e apresentação dos trabalhos produzidos na UFFS, servindo como guia prático e colaborando para o melhor entendimento e compreensão das estruturas e dos elementos determinados pelas normas técnicas. Vale ressaltar que, além do Manual, o Sistema de Bibliotecas da UFFS também disponibilizou, por meio dessa edição, diversos modelos já formatados de acordo com a ABNT, em .doc e .odt. A comunidade acadêmica pode fazer download esses arquivos e escrever seus trabalhos diretamente sobre esses modelos”.

“Vale ressaltar que cada instituição elabora o seu manual, que por vezes precisa adaptar determinadas questões de acordo com as suas necessidades. A padronização de trabalhos acadêmicos e científicos no âmbito da UFFS deve seguir as orientações constantes na terceira edição do Manual. A equipe do Sistema de Bibliotecas da UFFS trabalha constantemente para manter o Manual atualizado e, ainda existindo dúvidas, o interessado pode procurar o bibliotecário do seu campus correspondente para demais encaminhamentos, sugestões ou críticas”, ressalta a equipe.

O Manual de Trabalhos Acadêmicos da UFFS e os modelos formatados estão disponíveis em página da Pró-Reitoria de Graduação.