Publicados editais de fomento à pós-graduação stricto sensu e concessão de bolsas para o Ensino Médio
Submissão de subprojetos devem ser realizadas até o dia 29 de março, via Sistema Prisma

Publicado em: 27 de fevereiro de 2021 16h02min / Atualizado em: 26 de fevereiro de 2021 17h02min

A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou dois editais com ênfase no fomento à iniciação científica e inovação à pesquisa. Segue as especificações de cada um dos editais:

Edital Nº 121/GR/UFFS/2021

Trata-se de Edital de Fomento à Iniciação Científica Tecnológica e Inovação e Fomento à Pesquisa com Ênfase na Pós-graduação Stricto Sensu da UFFS, que tem como objetivo selecionar subprojetos de pesquisa para distribuição de recursos destinados a despesas correntes e de capital e bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI), Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e Demanda Social (PIBIS).

Interessados podem submeter projetos “guarda-chuva” até o dia 15 de março e subprojetos vinculados aos projetos “guarda-chuva” até o dia 29 de março, via Sistema Prisma.

Estão habilitados a submeter subprojetos a esse edital os pesquisadores da UFFS que atendam aos seguintes critérios:
- Ser docente em exercício, pertencente ao quadro efetivo da UFFS;
- Possuir título de doutor;
- Estar vinculado a grupo de pesquisa da UFFS registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq;
- não possuir pendências em atividades de pesquisa, conforme a RESOLUÇÃO Nº 15/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017 (entrega de resultados finais e comprovante de comissões ou comitês) e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30/PROPEPG/UFFS/2021, até a data final de submissão desse edital.

Aos estudantes participantes dos subprojetos serão disponibilizadas cotas de bolsas no valor de R$ 400,00, com vigência de 12 meses.

Edital Nº 122/GR/UFFS/2021

Edital para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do CNPQ.

A iniciativa tem como propósito selecionar subprojetos de pesquisa de docentes da UFFS para a distribuição de bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio, de modo a fomentar ações do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica e Inovação da UFFS (PRO-ICT/UFFS) voltadas aos estudantes do Ensino Médio.

A submissão de projetos “guarda-chuva” para institucionalização deve ser realizada até o dia 15 de março e a submissão de subprojetos vinculados aos projetos “guarda-chuva” precisa ser realizada até o dia 29 de março, via Sistema Prisma.

Estão habilitados a submeter subprojetos ao edital os pesquisadores da UFFS que atendam aos seguintes critérios:
- Ser docente em exercício, pertencente ao quadro efetivo da UFFS;
- Possuir, no mínimo, a titulação de mestre ou perfil científico equivalente e demonstrar experiência em atividades de pesquisa, cultural, artística ou em desenvolvimento tecnológico;
- Estar vinculado a grupo de pesquisa da UFFS, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq;
- Não possuir pendências em atividades de pesquisa, conforme a RESOLUÇÃO Nº 15/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017 (entrega de resultados finais e comprovante de comissões ou comitê) e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30/PROPEPG/UFFS/2021, até a data final de submissão do Edital.

O proponente poderá submeter até duas propostas por meio do Sistema Prisma, que poderão ser desenvolvidas por até dois bolsistas cada, para concorrer ao edital.

A Diretoria de Pesquisa (DPE) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que realizará uma reunião on-line no dia 10 de março, às 14h, na sala de videoconferência Webex da DPE, no endereço https://uffs.webex.com/meet/dir.dpe. O objetivo da reunião é esclarecer as dúvidas dos docentes e comitê assessor de pesquisa quanto ao conteúdo dos editais.