Publicado em: 30 de julho de 2013 08h07min / Atualizado em: 28 de março de 2017 11h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó realizou, na noite de segunda-feira (29), a aula inaugural do Mestrado em Educação. O evento reuniu autoridades, professores e alunos.
A coordenadora do Mestrado em Educação, Solange Maria Alves, lembrou que o processo seletivo reuniu mais de 500 candidatos para as 20 vagas disponíveis, o que para ela comprova a lacuna que existia nessa área na região.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, o curso é um projeto que se tornou realidade devido a um grande esforço coletivo que iniciou há mais de três anos, quando a UFFS foi fundada. “Estamos festejando a criação de vários cursos que, em 2010, achávamos que só aconteceriam em 2017 ou 2020. Só para ilustrar, neste momento estamos instalando mais cinco cursos de graduação e outras especializações”, observou.
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, ainda lembrou que a instituição aguarda o parecer da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre outros cinco projetos de mestrado encaminhados pela UFFS. “A pós-graduação é importante para todas as universidades, mas em especial para nós, pois tínhamos um dever, uma obrigação com esta região”, avaliou.
A palestra da noite “Formação de professores, pesquisa e prática pedagógica” foi realizada pela professora do programa de pós graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Maria Isabel da Cunha.
Em sua fala, abordou os diversos aspectos relacionados à formação de professores. “O professor é o agente da transformação social e da formação crítica no Brasil”, disse a professora, ao fazer um breve histórico da educação superior no Brasil.
Mestrado
O Mestrado em Educação é a segunda pós-graduação stricto sensu criada pela Universidade Federal da Fronteira Sul. O primeiro foi o Mestrado em Estudos Linguísticos, implantado em 2012. Os dois cursos são oferecidos no Campus Chapecó.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07 de novembro de 2024
Ensino
05 de novembro de 2024
Editora