UFFS realiza pré-conferência municipal de saúde mental
Evento acontece nessa quinta-feira (16)

Publicado em: 15 de dezembro de 2021 15h12min / Atualizado em: 15 de dezembro de 2021 15h12min

Os cursos de Enfermagem e Medicina da UFFS - Campus Chapecó realizam nessa quinta-feira (16), às 19h, a pré-conferência de saúde mental que será realizada via Webex. Toda comunidade acadêmica pode participar, considerando que um dos eixos da Conferência Nacional trata da gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, eixo relacionado com as Instituições de Ensino.

Para realizar o evento, os professores do curso de Enfermagem, Anderson Funai, Adriana Remião Luzardo e Marcela Martins Furlan de Léo, com os professores do curso de Medicina, Felipe José Nascimento Barreto e Grasiela Marcon, articularam junto as coordenações dos dois cursos e direção do Campus Chapecó, além de convidarem UDESC, UNOESC e Unochapecó para participarem.

Durante a pré-conferência, os presentes poderão apresentar propostas e estas serão votadas, ao final da reunião, até 5 propostas podem ser encaminhadas para a Conferência Municipal que acontecerá no dia 28 de janeiro. A cada 5 pessoas presentes na reunião, um delegado é eleito.

A pré-conferência tem como objetivos encaminhar propostas que contribuam com a melhoria permanente das ofertas de cuidado em saúde mental e também que favoreçam o processo de formação de profissionais de saúde. De acordo com o professor do curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó, Anderson Funai, Chapecó não dispõe de Enfermaria Psiquiátrica em Hospital Geral, nesse sentido a formação de médicos, enfermeiros, psicólogos não proporciona um cenário de aprendizagem local que atenda pessoas em fase aguda de um transtorno mental, os pacientes do município são internados em Hospitais da Região, como Palmitos, Tunápolis, Mondai, Ponte Serrada e Quilombo. “E com a presença de dois cursos médicos na cidade, poderia futuramente se almejar a criação de Residência Médica em Psiquiatria, sem contar os cursos de psicologia, enfermagem, nutrição, farmácia, educação física que poderiam ser contemplados também com uma Residência Multiprofissional em Saúde Mental”, explicou.

Para o professor, considerando que o espaçamento entre as Conferências Nacionais de saúde mental ocorreram de modo irregular, a Quinta Conferência debaterá e fará encaminhamentos no Contexto da Pandemia, sendo que o impacto na saúde mental da população ainda não pode ser estimado com precisão. “Por isso, torna-se extremamente relevante que a comunidade acadêmica das Instituições de Ensino Superior de Chapecó participem e acompanhem os desdobramentos até o relatório final em maio de 2022”, explicou.

As Conferências

A Política Nacional de Saúde Mental foi construída a partir das Conferências Nacionais de Saúde Mental. A primeira foi realizada em 1987, a segunda em 1992, a terceira em 2001, a quarta em 2010 e a quinta está agendada para maio de 2022. A organização dessas conferências é estruturada a partir das conferências municipais de saúde mental, posteriormente as conferências macrorregionais e estaduais. Para a primeira Conferência Municipal de Saúde Mental foram organizadas 5 pré-conferências pelo município. O regimento da Conferência Municipal prevê que as entidades ou instituições poderiam realizar pré-conferências, em formato presencial ou virtual.