UFFS recebe concessão de 696 cotas de bolsas para estudantes das licenciaturas
Novos projetos institucionais de PIBID e Residência Pedagógica serão implementados em breve

Publicado em: 22 de maio de 2020 16h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2020 16h05min

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou no dia 22 de maio de 2020 os resultados finais dos Editais da CAPES Nº 1/2020 e Nº 2/2020, relativos ao Programa de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A UFFS manteve as classificações conquistadas quando da divulgação dos resultados parciais, em abril, dentre mais de 250 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, e foi contemplada com 360 cotas de bolsas para residentes no RP e 336 para iniciação à docência para o PIBID.

Somando as cotas para os discentes das licenciaturas, para supervisores e preceptores da Educação Básica, bem como para os coordenadores de área e professores orientadores da UFFS, nos dezoito meses do projeto, o total de recursos distribuídos pode chegar ao montante de R$ 7 milhões. Além desses atores, a maioria dos núcleos possui, também, professores voluntários e o total de alunos voluntários pode chegar a 174 nos dois programas. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) também garantirá suporte aos bolsistas com uma equipe de apoio, disponibilização de transporte para algumas atividades, auxílios financeiros para contribuir na alimentação e deslocamento, materiais e outras demandas diversas.

Com base nas cotas recebidas e em orientações que a CAPES repassará, a PROGRAD organizará a seleção dos discentes e docentes da Educação Básica para suas respectivas funções nos projetos, nas escolas que as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação habilitarem para receberem os discentes.