UFFS viabiliza acesso às aulas remotas com Auxílio Digital
Ajuda financeira aos estudantes para viabilizar acesso a internet e computador

Publicado em: 28 de setembro de 2020 08h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2020 11h09min

Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de acompanhar aulas e trabalhos de forma on-line, muitos estudantes se depararam com a dificuldade de acesso a computador e internet. Pensando nisso, a UFFS criou o Auxílio Digital, com o objetivo de viabilizar o acesso às aulas remotas, iniciadas no semestre especial, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enquanto perdurar a pandemia.

O Conselho Universitário (CONSUNI) estabeleceu que o auxílio digital deve atender aos estudantes de graduação da UFFS em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não possuem acesso à internet e a computador para a realização das atividades acadêmicas remotas. Ao todo, 1.185 estudantes solicitaram Auxílio Digital. Após analisados os critérios, 1.182 benefícios foram aprovados para 914 estudantes.

Adesão

Quanto à adesão, a UFFS tem 8.067 estudantes de graduação com matrícula ativa. O edital de inclusão digital contemplou 869 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com auxílio computador e 313 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com auxílio internet. Isso demonstra que 10,7 % do total de estudantes ativos da UFFS apresentavam dificuldades para realizar as atividades acadêmicas remotas porque não tinham acesso a computador e 3,8% do total de estudantes ativos da UFFS tinham dificuldades para realizar as atividades acadêmicas remotas porque não tinham acesso à internet.

Nos campi, a distribuição dos auxílios foram da seguinte forma: Campus Cerro Largo: 97 auxílios computador e 22 auxílios internet: total 119; Campus Chapecó: 223 auxílios computador e 90 auxílios internet: total 313; Campus Erechim: 242 auxílios computador e 110 auxílio internet: total 352; Campus Laranjeiras do sul: 235 auxílios computador e 77 auxílios internet: total 312; Campus Passo Fundo: 6 auxílios computador e 3 auxílios internet: total 9; Campus Realeza: 66 auxílios computador e 11 auxílios internet: total 77.

Além disso, os discentes considerados para inclusão digital foram os mais vulneráveis como, por exemplo, os indígenas, que ocupam menos de 5% das matriculas ativas na UFFS, mas nesse edital de inclusão digital somaram mais de 10% dos benefícios concedidos.

Os estudantes contemplados poderão utilizar o benefício do auxílio computador em todo o período da pandemia e pós pandemia, desde que atendam às especificações do edital de inclusão digital. O auxílio internet se estenderá por todo o período da pandemia, porém há sinalização do Ministério da Educação (MEC) que pode haver continuidade na oferta desse benefício, mesmo após pandemia, para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Importância

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Rubens Fey, o auxílio inclusão digital significa que foram incluídos aqueles estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que agora possuirão as mesmas condições de acesso à internet e computador que os demais estudantes da UFFS. “A Gestão da UFFS continuará com seu compromisso de ampliar a abrangência dos auxílios, para oferecer melhores condições de permanência na Universidade aos seus estudantes. Nos próximos dias, um novo edital para aquisição de chip de celular com pacote de dados para estudantes que apresentem vulnerabilidade socioeconômica ficará disponível. O público alvo, agora, serão aqueles estudantes vulneráveis que já possuem acesso à internet para a realização das atividades acadêmicas remotas. O objetivo é reduzir, ainda mais, as consequências trazidas aos estudantes pela pandemia do novo coronavírus”, ressaltou.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, uma universidade que tem as digitais da inclusão em sua identidade jamais poderia deixar de atender as necessidades de inclusão digital de seus estudantes. “Fizemos um esforço enorme para viabilizar esse edital. Tivemos que enfrentar resistências múltiplas, que tentaram paralisar a Universidade, mas as superamos com persistência e trabalho. Assim, conseguimos efetuar ajustes na dotação orçamentária, estabelecer critérios com base na equidade e assegurar fundamento jurídico sólido para viabilizar as concessões dos auxílios”, explicou.

Ainda para o reitor, os resultados são dignos de celebração. “Por isso, nos alegramos com o mais abrangente programa de inclusão digital já realizado pela UFFS em seus 11 anos de existência. Conseguiremos atender todos os pedidos já realizados pelos estudantes e não deixaremos ninguém para trás. Afinal de contas, somos todos parte de uma UFFS inclusiva e de qualidade, cumprindo sua missão pública e social”, concluiu.