Uma década de conquistas, muitas de desafios!
Carta do reitor da UFFS à comunidade no aniversário da instituição

Publicado em: 15 de setembro de 2019 10h09min / Atualizado em: 15 de setembro de 2019 13h09min

Hoje assinalam-se os 10 anos de criação da UFFS, um marco no processo de interiorização do ensino superior brasileiro, um marco na conquista de um povo. Ao longo desses anos a UFFS transformou a sua região de abrangência. Esta data simbólica é um excelente momento para refletirmos sobre a memória e discutirmos os desafios que o futuro nos impõe. Caracterizar o processo histórico nos traz elementos para percebermos onde é importante evoluir.
São centenas de servidores técnico-administrativos e docentes, oriundos de vários estados do Brasil, que contribuem para materializar os desejos de prosperidade e desenvolvimento econômico regional. Milhares de estudantes já foram matriculados em diferentes cursos de graduação e centenas de egressos em diferentes áreas de formação estão transformando a sociedade. A pós-graduação também tem garantido condições para a formação continuada dos profissionais. A pesquisa, extensão e cultura têm produzido resultados de mérito que merecem destaque. Na gestão, processos foram implantados e estão em execução para servir de alicerce às atividades-fim da instituição.
É importante reafirmar que a Universidade deve ser efetivada como um espaço público, com acesso igualitário para todos, indistintamente. Deve ser um espaço onde as pessoas possam identificar e desenvolver oportunidades nos contextos econômico, social e cultural, e possam efetivamente agir nessas oportunidades de forma criativa e inovadora. Neste sentido, como reitor, reafirmo os compromissos de continuarmos valorizando a construção histórica da UFFS e todas as pessoas que ajudaram a construir o que nela podemos ver e sentir.
Em dias de transição na gestão, lembramos que a nova administração tem como princípios: a valorização das pessoas e do trabalho; a excelência acadêmica e a defesa da universidade pública, com ensino gratuito, laica, apartidária e de qualidade; o zelo pelos princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.
Esperamos que, ao final desta gestão, quando faremos o mesmo exercício de reflexão, tenhamos a satisfação por termos feito a diferença para indivíduos, comunidades e organizações empresariais. Contudo, isso só será possível com o engajamento de todos os servidores e comunidade regional no aperfeiçoamento da governança e, inclusive, na internacionalização. Assim, todos unidos, renovemos nossa esperança na educação como força de transformação.
Aos estudantes, razão de ser da nossa UFFS, reafirmamos o compromisso com as políticas de acesso com permanência. Continuamos preocupados em fortalecer a cultura institucional integrativa de políticas de acesso qualificado. Agiremos para reduzir o insucesso e evasão, para ampliar o programa de acompanhamento dos estudantes e condições de acesso e permanência de estudantes estrangeiros e indígenas. Portanto, estudante, fique tranquilo. Estamos com você.
Aos docentes, lembramos que estamos ávidos pela excelência acadêmica, que passa pela autonomia pedagógica aos colegiados, pelo desenvolvimento de pesquisadores e docentes, pela promoção da pesquisa e extensão, e pelo fortalecimento da pós-graduação. Discutiremos ações que visem a identificação de áreas de interesse para colaboração entre a UFFS e o setor produtivo regional, entre a UFFS e Universidades e centros de pesquisa e inovação nacionais e internacionais, objetivando a formação pessoal e profissional qualificada para favorecer o desenvolvimento nacional, e em especial, o desenvolvimento regional.
Aos TAES que, em conjunto, asseguram o funcionamento dos setores da Universidade, pedimos apoio para implantarmos a gestão por competência, ação que será uma oportunidade única para corrigir assimetrias e aperfeiçoar a governança. Reforçamos nossas intenções de adequações dos recursos para o exercício funcional, de valorização das capacidades individuais e identificação de oportunidades de melhorias nos setores; promoção de reestruturação administrativa e nivelamento de funções, com vistas a eliminar superposições e fragmentações de ações. Elaboraremos um plano de desenvolvimento de pessoal que contemple as necessidades institucionais, dentre outras ações. Contamos com todo o seu conhecimento técnico e científico para aplicação na gestão. É a sua pesquisa que também será aplicada na UFFS!
À comunidade regional, que tanta esperança depositou em nossa proposta, e que agora nos apoia, ratificamos a promessa de maior integração com o setor produtivo e com as organizações que representam nossa sociedade. Nossa responsabilidade com aqueles que trabalham para o desenvolvimento da nação é de maior aproximação, em sintonia crescente com os sentimentos da sociedade brasileira.
Finalmente, da mesma forma que colocamos na época de campanha, declaramos que nossa gestão permanecerá dinâmica. Acolheremos sugestões que motivem boas práticas e bons resultados para a UFFS.
Estudantes, docentes, TAEs, comunidade regional, somos todos UFFS! Unamos nossas habilidades e competências para criarmos as condições necessárias para uma vida acadêmica de qualidade ainda maior.

Parabéns, UFFS, pelos 10 anos!

Prof. Dr. Marcelo Recktenvald
Reitor da UFFS