Vestibular unificado UFSC e UFFS: inscrições iniciam nesta quarta-feira (11)
Universidades ofertam mais de 5 mil vagas em cursos de Graduação

Publicado em: 11 de setembro de 2019 10h09min / Atualizado em: 11 de setembro de 2019 16h09min

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro e serão oferecidas, no total, 5.174 vagas em 145 opções de cursos, nas duas instituições.

O vestibular é realizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC.

Confira a íntegra do edital do Vestibular.

Inscrições

As inscrições serão realizadas somente pela internet, pelo site da Coperve, e o prazo se encerra em 14 de outubro. A taxa de inscrição será de R$ 144 para todos os cursos. A data-limite para o pagamento é o dia seguinte ao fim das inscrições: 15 de outubro. O candidato deve ficar atento ao horário estabelecido pelo banco para autorização de pagamento. Os candidatos que têm interesse em solicitar isenção da taxa de inscrição terão o prazo de 11 de setembro a 3 de outubro.

A confirmação de inscrição preliminar será disponibilizada no site da Coperve, a partir de 17 de outubro, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados. Também será publicada a relação das inscrições preliminarmente indeferidas por falta de pagamento. O dia 22 de outubro será a data-limite para a correção de dados constantes na inscrição, se for o caso.

Acesse para realizar sua inscrição.

Vagas

No vestibular unificado 2020,  os candidatos poderão optar, no momento da inscrição, por uma das instituições (UFSC ou UFFS), respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de Graduação. Os vestibulandos deverão escolher um curso dentro dos 11 campi distribuídos pela região Sul. Em Santa Catarina, serão Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, pela UFSC, e Chapecó, pela UFFS. No Paraná, serão os campi Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos da UFFS. Já no Rio Grande do Sul, serão Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, todos também da UFFS.

A UFFS ofertará 661 vagas, para ingresso em 45 cursos de Graduação, com início no primeiro e segundo semestre de 2020.

Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao SiSU em cada universidade. No caso da UFFS, 70% das vagas continuam sendo ofertadas via SiSU.

No processo seletivo serão implementadas as ações afirmativas das Instituições de Ensino Superior (IES) destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

As provas

As provas serão aplicadas entre as 14h e 18h, sendo que os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45 em todos os três dias de prova. No sábado, 7 de dezembro, os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões), Segunda Língua (8), Matemática (10) e Biologia (10). No dia seguinte, 8 de dezembro, serão contempladas: Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 questões interdisciplinares); Física (10) e Química (10). Já no último dia de prova, 9 de dezembro, estão agendadas a redação e quatro questões discursivas.

A indicação do local de realização das provas estará disponível para o candidato a partir de 22 de novembro. Neste ano, o concurso será realizado em 24 cidades: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão-SC; Cerro Largo, Erechim, Passo Fundo-RS; Laranjeiras do Sul e Realeza-PR.

Mais informações no site vestibularunificado2020.ufsc.br
Coperve: (48) 3721-9200 | UFFS: vestibular@uffs.edu.br

Cronograma do Vestibular Unificado 2020:

SETEMBRO
11 de setembro de 2019
• Início das inscrições e do prazo para pagamento
• Início do período de solicitação de isenção

OUTUBRO
3 de outubro de 2019
• Fim do prazo de solicitação de isenção

Até dia 9 de outubro de 2019
• Resultado das solicitações de isenção

Até dia 10 de outubro de 2019
• Interposição de recursos quanto ao indeferimento da isenção

14 de outubro de 2019
• Fim do período de inscrições

15 de outubro de 2019
• Último dia para pagamento da taxa de inscrição

A partir de 17 de outubro de 2019
• Confirmação de inscrição preliminar

Até 22 de outubro de 2019
• Correção de dados da inscrição

NOVEMBRO
Até 22 de novembro de 2019
• Confirmação de inscrição definitiva

DEZEMBRO
7 de dezembro de 2019  – 1ª PROVA
• Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas);
• Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
• Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
• Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

8 de dezembro de 2019  – 2ª PROVA
• Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 2 questões de Filosofia, 2 questões de Sociologia e 2 questões interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas);
• Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
• Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

9 de dezembro de 2019  – 3ª PROVA
• Redação;
• 4 questões discursivas.