Fronteiras na História: atores sociais e historicidade na construção do Brasil Meridional (Séculos XVIII-XX)

Fronteiras na História

"Pensar os limites, as fronteiras, discutindo sobre o que aproxima ou afasta, as identidades e as alteridades, a dimensão comum e os compartilhamentos, é tarefa fundamental para compreendermos o mundo que nos cerca."

Organizadores: Ânderson Marcelo Schmitt e Murillo Dias Winter

Apresentação

Este livro apresenta resultados de anos de investigações de um sem-número de trabalhos nos mais diferentes formatos, do diálogo estreito com as mais diversas linhas de pesquisa em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior e através de projetos financiados por governos estaduais, nacionais e instituições internacionais, os quais convergem seus esforços em um ponto central: demonstrar a profundidade e a riqueza analítica dos estudos sobre a formação da Fronteira Sul, do final do século XVIII até o século XX. Esta publicação, diante da atualidade, complexidade e necessidade de um esforço coletivo, propõe pensar a fronteira e os limites não como linha a ser meramente ultrapassada, mas como espaços que produzem sentido e que merecem reflexão atenta para produção de conhecimento cada vez mais plural, complexo e abrangente. Portanto, sua tarefa fundamental é alimentar, redobrar e aprofundar os estudos sobre as fronteiras.

Os autores são renomados historiadores, com destaque no Brasil e no exterior. Eles apresentam um mesmo recorte espacial, distintas territorialidades, temporalidades dessemelhantes, com diferentes pessoas e paisagens, espaços que são compartilhados, disputados, medidos, visitados por estrangeiros, utilizados como ferramenta retórica, modificados em razão de interesses econômicos, ocupados por colonos, indígenas, quilombolas, militares. Trata-se de produtos de uma historicidade, na mesma medida em que são agentes transformadores da mesma dinâmica histórica multifacetada.

* Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Valdir Prigol.

Sobre os organizadores

Ânderson Marcelo Schmitt

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa CNPq, e com período de estudos na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com bolsa PDSE/Capes. Mestre e Bacharel em História pela Universidade de Passo Fundo. Autor do livro “Não admitindo escusa alguma: confiscos e recrutamentos na Guerra dos Farrapos (1835-845)". Tem dado ênfase na pesquisa sobre a História Militar do Império brasileiro, em especial sua relação com a questão fronteiriça no Sul do Brasil.

Murillo Dias Winter

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche, bolsa PDSE, na Universidade do País Basco, Espanha. Pesquisa linguagens políticas, história da imprensa, comunicação e informação na Era das revoluções e a formação dos Estados Nacionais no mundo ibero-americano. É integrante do grupo de pesquisa Sociedades de Antigo Regime no Atlântico Sul (SARAS) e do Proyecto Iberoamericano de Historia Conceptual (IBERCONCEPTOS).