História Ambiental e Migrações: Diálogos

"Os estudos de caso apresentados aqui são um lembrete de uma rica herança cultural". Stephel Bell, PhD.

Organizadores: Eunice Sueli Nodari, Marcos Gerhardt e Samira Peruchi Moretto

Apresentação

Por muito tempo, a migração e o meio ambiente foram vistos como dois domínios (reinos) completamente distintos. Isso também se refletiu no trabalho dos historiadores, com um diálogo tão escasso entre historiadores da migração e historiadores ambientais. Assim, com este volume, Nodari, Moretto e Gerhardt, organizadores da obra, oferecem uma contribuição notável para moldar o campo emergente da história ambiental das migrações. E o Brasil, com sua rica mistura de ecologias e culturas, é o estudo de caso perfeito. Em tempos de muros, cercas de arames farpados e crise ecológica, um volume como este é a explicação perfeita de por que a história (e ainda mais a história ambiental) é importante.

Marco Armiero, PhD. Royal Institute of Technology (KTH, Sweden).

Sobre os organizadores

Eunice Sueli Nodari

Doutora em História pela PUC-RS. Professora no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA UFSC).

Marcos Gerhardt

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA UFSC) e do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (UPF).

Samira Peruchi Moretto

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Curso de Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA UFSC).