"Nunca houve tantas tarefas para a solidariedade humana, mas tenho a certeza que só graças a ela será possível redescobrir a normalidade de viver, ou encontrar aquela normalidade que nunca tivemos… se vier a tempestade, que a tempestade sejamos nós, ou, como acabei de ler algures, segundo a frase do povo Hopi, somos nós que estávamos à espera."         William Ospina (2018)

Organizadores:

Alvaro Parrado-Barbosa, Eliziane Nicolodi Ruiz  e Rozane Marcia Triches

Apresentação

Esta obra, a partir de aportes teóricos e pesquisas empíricas, vincula temas, como sustentabilidade, abastecimento e papel do Estado em direcionar o sistema alimentar à garantia de soberania e segurança alimentar e nutricional. Pela complexidade das temáticas, lançou-se mão da interdisciplinaridade; dessa forma, o livro foi organizado e escrito a várias mãos, com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Também se buscou tratar estas temáticas calcadas na diversidade de experiências de países latino-americanos e europeus para ilustrá-las de forma mais ampla e abrangente.

"Sustentabilidade, circuitos curtos de abastecimento e compras públicas de alimentos" constitui-se de dezesseis capítulos, divididos em três partes. A primeira delas refere-se a discussões mais abrangentes e conceituais sobre sustentabilidade alimentar a partir de diferentes perspectivas e abordagens. Trata-se de abordagens que perpassam o sistema alimentar, sua relação com a soberania e a segurança alimentar, com as formas de abastecimento, com as dietas e com o papel do Estado e suas políticas. A segunda debruça-se sobre experiências com circuitos curtos de abastecimento e compras públicas de alimentos, não somente brasileiras, mas de diferentes países, oferecendo ao leitor uma ideia ampliada e variada de ações, políticas e programas que têm viabilizado novas relações entre produção e consumo em diferentes contextos. A terceira trata exclusivamente das compras públicas de alimentos para os RU das Universidades Federais do Sul do Brasil. Em grande parte, é fruto de pesquisas realizadas a partir do Projeto intitulado “Compras públicas e circuitos curtos da agricultura familiar: a promoção da segurança alimentar e nutricional por meio do abastecimento alternativo no sul do Brasil e Colômbia”.

*  Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Demétrio Alves Paz.

Sobre os organizadores

Alvaro Parrado-Barbosa

Engenheiro agrônomo, doutor em Desarrollo Humano y Sustentable pela Universidad Bolivariana de Chile; professor do Departamento de Nutrição Humana da Facultad de Medicina de la Universidad Nacional de Colombia.

Eliziane Nicolodi Ruiz

Nutricionista, doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em  Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rozane Marcia Triches

Nutricionista, doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professora do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).