Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo (CCM-PF)

 
A proposta pedagógica do curso de Medicina está em consonância com os pressupostos do SUS, quais sejam: acesso universal, equidade, atenção integral, gestão, educação em saúde e educação continuada, de forma a atender as necessidades de saúde da população e contribuir no fortalecimento da participação e autonomia dos sujeitos individuais e coletivos na produção de sua saúde. Partindo desses pressupostos, abaixo estão listados os princípios gerais e conteúdos fundamentais que sustentam a formação do profissional médico na UFFS.

Princípios Gerais

Os princípios gerais compreendem: Atenção Integral à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.

Conteúdos Fundamentais

Os conteúdos fundamentais contemplam:

a) Conhecimento das bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados aos problemas de sua prática e na forma como o médico o utiliza;
b) Compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, no nível individual e coletivo do processo saúde-doença;
c) Abordagem do processo saúde-doença do indivíduo e da população, em seus múltiplos aspectos de determinação, ocorrência e intervenção;
d) Compreensão e domínio da propedêutica médica – capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas; capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-paciente;
e) Diagnóstico, prognóstico e plano terapêutico nas doenças que acometem o ser humano em todas as fases do ciclo biológico, considerando-se os critérios da prevalência, letalidade, potencial de prevenção;
f) Compreensão dos processos fisiológicos dos seres humanos ao longo do ciclo da vida;
g) Compreensão e domínio das novas tecnologias da comunicação para acesso a base remota de dados e domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira, que seja, preferencialmente, uma língua franca;
h) Abordagem de temas transversais no currículo que envolvam conhecimentos, vivências e reflexões sistematizadas acerca dos direitos humanos e de pessoas com deficiência, educação ambiental, ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), educação das relações étnico- raciais e história da cultura afro-brasileira e indígena.