EDITAL Nº 34/ACADLS/UFFS/2023

SELEÇÃO DE MONITORES DE ENSINO UFFS/CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL/2023

A COORDENAÇÃO ACADÊMICA DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência da Resolução Nº 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021, torna público o presente edital de seleção, que estabelece os critérios e os procedimentos para a seleção de monitores de ensino para os projetos classificados através do Edital Nº 29/PROGRAD/UFFS/2023, a serem desenvolvidos junto ao Campus Laranjeiras do Sul

 

1 DA FINALIDADE DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

1.1 Atender ao disposto na Resolução Nº 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021, que estabelece como finalidade do Programa de Monitoria de Ensino promover a aproximação com a prática docente no Ensino Superior e contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação, envolvendo docentes e discentes, na condição de orientadores e monitores, respectivamente.

1.1.1 Compreende-se por iniciação à prática docente no Ensino Superior a atividade intencional e orientada, comprometida com os princípios institucionais e com os perfis de formação dos cursos de graduação da UFFS, que integra as dimensões cognitiva, contextual e pedagógica no âmbito da organização, do desenvolvimento e da avaliação dos processos de ensino e aprendizagem.

1.1.2 Compreende-se por qualidade de ensino os processos de ensinar e aprender pautados nos princípios formativos dos cursos de graduação da UFFS: I - democratização do acesso e da produção do conhecimento; II - formação humana integral; III - integração entre formação acadêmica e profissional; IV - indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; V – interdisciplinaridade; VI - autonomia intelectual; VII – cooperação; VIII – sustentabilidade; IX - transformação social.

 

2 DOS OBJETIVOS

2.1 São objetivos do Programa de Monitoria de Ensino da UFFS:

I – promover atividades e oferecer oportunidades de aproximação com a prática docente no Ensino Superior aos acadêmicos dos diferentes cursos de graduação;

II – qualificar o ensino e a aprendizagem dos cursos de graduação;

III– fortalecer e qualificar as políticas de permanência da Instituição, mediante oferta de atividades de apoio pedagógico aos estudantes;

IV – fortalecer a integração curricular;

V – articular atividades de pesquisa e extensão com as de ensino;

VI – promover a diversidade no âmbito da universidade;

VII – promover estudos, debates e reflexões sobre a docência no ensino superior;

VIII– fomentar a inovação didático-pedagógica;

IX– exercitar a cooperação e o trabalho em equipe.

X – promover o êxito acadêmico e a redução da evasão e da retenção.

 

3 DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES

3.1 Constituem atribuições dos monitores:

I - ser acadêmico de um curso de graduação da UFFS regularmente matriculado no campus de atuação da monitoria;

II - participar do programa de formação inicial e de estudos e reflexões promovidas pela Comissão Local;

III - cumprir o plano de trabalho, aprovado junto ao projeto de monitoria de ensino, para o período de vigência de sua atuação;

IV - participar do planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação do Plano de ensino do componente curricular objeto da monitoria, quando for o caso, e/ou na elaboração do diagnóstico e do projeto de ensino, quando se tratar de projetos voltados para públicos específicos;

V - executar, sob a orientação do docente, atividades pedagógicas previstas no Plano de trabalho; VI - destinar parte de sua carga horária semanal para atividades de formação, leitura e estudos relacionados à monitoria e iniciação à docência;

VII - destinar parte de sua carga horária semanal às atividades de apoio pedagógico aos discentes vinculados no respectivo projeto de ensino;

VIII - manter registros dos atendimentos com identificação dos participantes;

IX - elaborar um relatório analítico final, com o auxílio do coordenador do projeto e/ou colaboradores.

 

3.2 É vedado ao monitor assumir atividades de responsabilidade do professor ou funções meramente burocráticas, que venham a descaracterizar os objetivos da monitoria.

3.3 O horário de exercício das atividades de monitoria não poderá se sobrepor e/ou interferir nos horários dos componentes curriculares nos quais o aluno estiver matriculado, bem como prejudicar outras atividades previstas em seu curso que sejam necessárias à sua formação acadêmica.

 

3.4 O monitor remunerado deverá exercer suas funções com carga horária de 16 (dezesseis) horas semanais.

 

3.5 O monitor não remunerado exercerá suas funções com carga horária entre 10 (dez) e 16 (dezesseis) horas semanais, a ser definida nos projetos.

 

3.6 Para a concessão de bolsas acadêmicas deverá ser exigido do aluno a assinatura de termo de compromisso no qual constem as seguintes declarações (RESOLUÇÃO Nº 1/2013 – CONSUNI/CEXT):

I - de que não possui outra bolsa da UFFS, de outros órgãos/instituições públicas, privadas ou de agências de fomento;

II - de que tem disponibilidade de carga horária para se dedicar às atividades do programa ou projeto;

III – de que não possui vínculo empregatício.

3.7 Os projetos de monitoria de ensino classificados através do Edital Nº 29/PROGRAD/UFFS/2023 e o número de vagas ofertadas e os requisitos exigidos para seu preenchimento encontram-se explicitados na tabela que segue:

3.7.1

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

A monitoria como facilitadora do processo ensino aprendizagem nas disciplinas de nutrição e qualidade nutricional dos alimentos, processamento de alimentos de origem animal, processamento de alimentos de origem vegetal, bioquímica de alimentos experimental e química e bioquímica de alimentos (ENS-2023-0037)

Curso/Engenharia de Alimentos

LARISSA CANHADAS BERTAN

1

1

Requisitos exigidos para a candidatura: Ter cursado com aprovação as disciplinas de: (1) nutrição e qualidade nutricional dos alimentos, (2) processamento de alimentos de origem animal, (3) processamento de alimentos de origem vegetal, (4) bioquímica de alimentos experimental e (5) química e bioquímica de alimentos.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer na tarde do dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: larissa.bertan@uffs.edu.br

 

3.7.2

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Monitoria de Geometria Analítica e Álgebra Linear (ENS-2023-0059)

Curso/Engenharia de Alimentos

ANDRESA FREITAS

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado no campus de atuação da monitoria, cursando, no mínimo, 16 (dezesseis) créditos semestrais; b) ter cursado, com aprovação, o(s) componente(s) curricular(es) de geometria analítica, álgebra linear e matemática; c) apresentar tempo disponível para a realização da monitoria.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer na tarde do dia 11 de julho de 2023 (terça-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: andresa.freitas@uffs.edu.br

 

 

3.7.3

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

“Monitoria em Genética e Evolução, Biologia Celular e Embriologia” (ENS-2023-0068)

Curso/Engenharia de Aquicultura

SILVIA ROMAO

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Preferencialmente ser aluno da Engenharia de Aquicultura, mas podendo também ser acadêmico de outro curso do campus. 2) Ter aprovação nas disciplinas de Biologia Celular e Embriologia e Genética e Evolução. 3) Índice acadêmico igual ou superior a 6,0 (seis). 4) Capacidade de comunicação, em linguagem técnica condizente com as disciplinas da área biológica, para resolução de problemas práticos de biologia celular e teóricos de genética.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que ela ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho de 2023, com data, horário e local de realização para os candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: silvia.romao@uffs.edu.br

 

 

3.7.4

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Monitoria em Maricultura, Nutrição em Aquicultura e Aquicultura Geral I e II (ENS-2023-0078)

Curso/Engenharia de Aquicultura

MAUDE REGINA DE BORBA

1

-

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) O estudante precisa já ter cursado e ter sido aprovado nos CCRs Aquicultura Geral I e II, Nutrição em Aquicultura e Maricultura. 2) Adicionalmente, deverá demonstrar real interesse e comprometimento com as atribuições da monitoria, bem como dispor de tempo (16 horas semanais) a ser destinado para as atividades relacionadas à monitoria.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções de até uma página (de 20 a 30 linhas), enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência acadêmica no curso e na universidade.

 

Realização de entrevista: não está prevista a realização de entrevista para esse projeto, sendo a seleção baseada unicamente no envio dos documentos solicitadas para inscrição.

 

E-mail para envio das inscrições e responsável pela seleção: marcos.weingartner@uffs.edu.br

 

 

3.7.5

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

O ensino e a aprendizagem significativa da Matemática no contexto da Universidade Pública. Edição 2023/2-2024/1 (ENS-2023-0050)

Curso/ Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

VITOR DE MORAES

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: a) Ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, cursando, no mínimo, 12 (doze) créditos semestrais; b) Ter cursado, com aprovação, o(s) componente(s) curricular(es) de Matemática Instrumental ou Matemática B; c) Apresentar domínio dos conteúdos de matemática básica e introdução ao cálculo, destacando esse ponto na carta de intenção a ser enviada. d) Apresentar tempo disponível (16 horas semanais) para a realização das atividades do projeto de monitoria.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções de até uma página, enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência acadêmica no curso e na universidade, discorrendo também sobre seu domínio em relação aos conteúdos da matemática básica e introdução ao cálculo.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer na manhã do dia 11 de julho de 2023 (terça-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: vitor.moraes@uffs.edu.br

 

 

3.7.6

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

O espetacular mundo dos invertebrados (ENS-2023-0054)

Curso/Ciências Biológicas

ALINE POMARI FERNANDES

1

2

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado em curso de graduação do campus Laranjeiras do Sul, com aprovação nos CCRs destinados à monitoria com média igual ou superior a 7,0; aprovado no CCR de Invertebrados II, ofertado no curso de Ciências Biológicas, ou aprovado no CCR de Entomologia Agrícola, ofertado no curso de Agronomia. 2) Interesse pelos CCRs trabalhados na atividade de monitoria. 3) Disponibilidade de tempo para encontro semanais com o docente, assim como para atendimentos semanais com os acadêmicos que cursam o CCR. 4) Responsabilidade e assiduidade com as atividades solicitadas pelo docente.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail e atividades a serem realizadas no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Responder o questionário online a seguir durante o período de realização das inscrições: https://forms.gle/higpXY4GvEpZ4pqb7

 

Realização de entrevista: não está prevista a realização de entrevista para esse projeto, sendo a seleção baseada unicamente no envio de documentos e realização de atividades solicitadas para inscrição.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: aline.fernandes@uffs.edu.br

 

 

3.7.7

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Química da vida e das coisas: Química Geral e Orgânica (ENS-2023-0062)

Curso/Ciências Biológicas

GISELE LOURO PERES

1

2

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado em curso de graduação do campus Laranjeiras do Sul, preferencialmente de Ciências Biológicas. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Química geral e Orgânica. 3) Apresentar disponibilidade de tempo para realização das atividades do projeto, sendo que 4 das 16 horas semanais, precisam estar alocadas em período diurno, preferencialmente no turno da manhã, para preparo de oficinas temáticas. 4) Estar comprometido com o processo de ensino-aprendizagem;

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções de até uma página, enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência acadêmica no curso e na universidade.

c) Currículo Lattes.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer ao longo do dia 14 de julho de 2023 (sexta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: gisele.louro@uffs.edu.br

 

 

3.7.8

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Escrita acadêmica em Ciências Econômicas (ENS-2023-0061)

Curso/Ciências Econômicas

JANETE STOFFEL

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado no campus Laranjeiras do Sul, preferencialmente no curso de Ciências Econômicas. 2) Cumprir o plano de trabalho, aprovado junto ao projeto de monitoria de ensino, para o período de vigência de sua atuação 3) Possuir tempo disponível para as atividades previstas no plano de trabalho da monitoria. 4) Ter cursado com aprovação o CCR de Leitura e Produção Textual, com nota igual ou superior a 7,0, preferencialmente no curso de Ciências Econômicas.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções com até três parágrafos (no máximo 30 linhas com espaçamento 1,5 entre as linhas), na qual o candidato exponha os motivos pelos quais está se candidatando à monitoria.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer ao longo da tarde do dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: janete.stoffel@uffs.edu.br

 

 

3.7.9

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

MONITORIA DE ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA (ENS-2023-0077)

Curso/Ciências Econômicas

ANTONIO MARIA DA SILVA CARPES

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado no campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação, os CCRs de contabilidade introdutória e contabilidade de cooperativas.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista online para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer ao longo da noite do dia 14 de julho de 2023 (sexta-feira), no endereço https://uffs.webex.com/meet/antonio.carpes , com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: antonio.carpes@uffs.edu.br

 

 

3.7.10

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DAS LICENCIATURAS DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (ENS-2023-0063)

Curso/ Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

MARCIANE MARIA MENDES

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado em curso de Licenciatura no campus de Laranjeiras do Sul, já tendo cursado ao menos o Estágio I na sua grande curricular. 2) Ter noções básicas de informática. 3) Apresentar comprometimento com o cursos de Licenciatura e seus estágios curriculares.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções de até uma página, enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência acadêmica no curso e na universidade.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer ao longo da tarde do dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: marciane.mendes@uffs.edu.br

 

 

3.7.11

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Monitoria de Física e Astronomia 2023-2024 (ENS-2023-0067)

Curso/ Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

GIAN MACHADO DE CASTRO

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado em curso de graduação do campus de Laranjeiras do Sul. 2) Ter sido aprovado em pelo menos em um dos seguintes CCR’s: Física I; ou Física na Educação Básica I; ou Física Geral; ou Introdução à Astronomia. 3) Será utilizado como critério de seleção o melhor desempenho acadêmico e priorizada a escolha de candidatos que possam atender uma maior quantidade de CCR´s, bem como a disponibilidade de horários e concordância em cumprir com todas exigências do projeto e EDITAL Nº 29/PROGRAD/UFFS/2023. 4) Os candidatos selecionados serão designados ao atendimento das turmas que melhor se enquadrem ao seu perfil acadêmico.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição e outras atividades a serem realizadas pelos candidatos:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções com motivação para participar da atividade e relato de experiência anterior relacionado à monitoria de ensino em formato livre. (Verificar informações adicionais no item abaixo “critério de seleção”.

c) Apresentação do material de estudo, construído/utilizado pelo candidato quando cursou o componente curricular objeto desse projeto de monitoria (os materiais de estudo e anotações de aula deverão ser levados para apresentação ao coordenador do projeto, apenas no momento da entrevista presencial.

 

Critério de seleção: Serão considerados como itens de avaliação dos candidatos: melhor desempenho acadêmico (peso de 40%), entrevista com os candidatos (peso de 40%) e análise da carta de intenção escrita pelo candidato (peso 20%). Nessa carta, o candidato deve escrever os motivos/intenção em participar do projeto e pelo qual motivo deve ser escolhido, bem como suas experiências anteriores pertinentes ao projeto. Na entrevista, o candidato deverá apresentar sua organização do material de estudos que utilizou na(s) disciplina(s) que pretende prestar monitoria (Física e/ou Astronomia). O objetivo, é que o candidato mostre como estuda e se organiza nas referidas disciplinas. Será atribuída uma nota entre zero a dez por quão completo e organizado for esse material (exercícios resolvidos, anotações, dúvidas, entre outros).

Caso o candidato obtenha nota zero em uma das etapas do processo de seleção será desclassificado. Serão selecionados os candidatos que possam melhor atender um maior número de CCR’ss de Física I, Física Geral e Introdução à Astronomia, levando em conta a disponibilidade de tempo e perfil dos candidatos para se dedicar ao projeto, que estará descrito no plano de trabalho do monitor. Este plano será apresentado aos candidatos durante a entrevista.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer ao longo da tarde do dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: gian.castro@uffs.edu.br

 

 

3.7.12

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Monitoria de Física II 2023/2024 (ENS-2023-0076)

Curso/ Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

WANDERSON GONCALVES WANZELLER

1

-

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado em curso de graduação do campus de Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação o CCR de Física II e Cálculo I.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição e outras atividades a serem realizadas pelos candidatos:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo que sua realização tem previsão de ocorrer ao longo da tarde do dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: wanderson@uffs.edu.br

 

 

3.7.13

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Olericultura - Horticultura em ação – Monitoria (ENS-2023-0071)

Curso/Agronomia

CLAUDIA SIMONE MADRUGA LIMA

1

-

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser estudante regularmente matriculado no curso de Agronomia do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Fruticultura e/ou Olericultura.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição e outras atividades a serem realizadas pelos candidatos:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Elaboração e envio de planilha pelo candidato, em que fiquem indicados de forma clara os possíveis horários de aula dos componentes curriculares que cursará no semestre 2023-2, bem como os períodos de disponibilidade que terá e pretende destinar para realização das atividades do projeto de monitoria, para o qual está se inscrevendo.

 

Realização de entrevista: não está prevista a realização de entrevista para esse projeto, sendo a seleção baseada unicamente no envio de documentos e realização de atividades solicitadas para inscrição.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: claudia.lima@uffs.edu.br

 

 

3.7.14

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

ROTINAS DE ANÁLISE QUÍMICA DO SOLO (ENS-2023-0073)

Curso/Agronomia

JOSE FRANCISCO GRILLO

-

3

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser estudante regularmente matriculado no curso de Agronomia do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Química e Fertilidade do Solo, Geomorfologia e Pedologia no curso de Agronomia.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, podendo a entrevista ocorrer na tarde dos dias 11 e/ou 13 de julho de 2023 ( terça e quinta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: jose.grillo@uffs.edu.br

 

 

3.7.15

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

Monitoria em botânica e agroflorestas: da sistemática de algas, fungos e plantas ao manejo sustentável dos agroecossistemas (ENS-2023-0081)

Curso/Agronomia

JOSIMEIRE APARECIDA LEANDRINI

1

1

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Organografia e sistemática de espermatófitos e SAFs 3) Apresentar maior índice acadêmico. 4) Ter disponibilidade de horários para realização das atividades do projeto de monitoria.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em participar do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência acadêmica no curso e na universidade.

c) Currículo Lattes.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo sua ocorrência prevista para a tarde do dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: jaleandrini@uffs.edu.br

 

 

 

 

 

 

 

 

3.7.16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

 

A Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica nos Municípios do Território Cantuquiriguaçu (ENS-2023-0084)

Curso/Pedagogia

GRACIALINO DA SILVA DIAS

2

2

 

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser aluno/a regularmente matriculado no Curso de Pedagogia do campus Laranjeiras do Sul e que já tenha cursado e sido aprovado em mais de 50% dos CCR's nas duas primeiras fases do Curso. 2) Ter disponibilidade para viajar para as atividades de desenvolvimento de coletas e pesquisas sobre a organização do trabalho pedagógico nos municípios previstos, nas secretarias de educação e nas instituições de ensino.

 

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em participar do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência acadêmica no curso e na universidade (até uma página).

c) Currículo Lattes.

 

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo sua ocorrência prevista para a tarde do dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

 

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: gracialino.dias@uffs.edu.br

 

 

3.7.17

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Monitoria de Leitura, escrita e produção textual (ENS-2023-0095)

Curso/Ciências Sociais

LEIDIANI DA SILVA REIS

2

1

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Leitura e Produção Textual ou Produção Textual Acadêmica. 3 Possuir tempo disponível para as atividades previstas no plano de trabalho da monitoria; Ter cursado ou estar cursando o CCR de Leitura e Produção Textual.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:
a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções, em PDF, que apresente: I) Sua experiência na área da monitoria, especialmente como aluno nos CCrs Leitura e Produção Textual (ou CCR correlato). II) A relevância da monitoria para os alunos dos cursos noturnos, assim como para os alunos que fazem parte do contexto da acessibilidade. III) Sua motivação para ser monitor na área de Leitura e Produção textual.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista online para esse projeto, sendo sua ocorrência prevista para a tarde do dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), no endereço https://uffs.webex.com/meet/christiane.souza , com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: leidiani.reis@uffs.edu.br

 

3.7.18

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Ciranda Infantil: atendimento de criança durante o Tempo Universidade do Curso Interdisciplinar em Educação Campo (ENS-2023-0104)

Curso/ Interdisciplinar em Educação do Campo, Ciências Sociais e Humanas

ANA CRISTINA HAMMEL

1

2

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico/a regularmente matriculado em algum dos cursos de graduação, modalidade Licenciatura do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter disponibilidade de 16 horas semanais para realização das atividades do projeto. 3) Gostar de interagir com crianças.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções de uma página (20 a 30 linhas), enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e vivência com crianças.

Realização de entrevista: não está prevista a realização de entrevista para esse projeto, sendo a seleção baseada unicamente no envio dos documentos solicitados para inscrição.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: ana.hammel@uffs.edu.br

 

3.7.19

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Monitoria em gêneros textuais acadêmicos (ENS-2023-0118)

Curso/ Interdisciplinar em Educação do Campo, Ciências Sociais e Humanas

CHRISTIANE MARIA NUNES DE SOUZA

1

1

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Leitura e Produção Textual ou Produção Textual Acadêmica. 3) Possuir tempo disponível para as atividades previstas no plano de trabalho do monitor. 4) Possuir disponibilidade de 16 (dezesseis) horas semanais para atuação nas atividades do projeto. 5) Demonstrar interesse e pró-atividade na condução das atividades relacionadas à monitoria.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções em formato .odt ou .docx, na qual explicite: I) Sua experiência como aluno nos CCRs de Leitura e Produção Textual (ou CCR correlato). II) Sua motivação para atuar como monitor/a. III) A importância da monitoria em gêneros textuais para o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo (Licenciatura), considerando o perfil do curso e de seus alunos.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista online para esse projeto, sendo sua ocorrência prevista para a tarde do dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), no endereço https://uffs.webex.com/meet/christiane.souza , com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: christiane.souza@uffs.edu.br

 

3.7.20

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Monitoria PIN (ENS-2023-0038)

Público-Alvo

FABIO PONTAROLO

1

1

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, cursando, no mínimo, 12 (doze) créditos semestrais. 2) Atender aos requisitos explicitados no Projeto de Monitoria de Ensino e constantes no respectivo Edital de seleção. 3) Ter disponibilidade de 16 horas semanais para realização das atividades do projeto.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções, enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e experiências na Universidade.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista online para esse projeto, sendo sua ocorrência prevista para a tarde do dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), no endereço https://uffs.webex.com/meet/fabio.pontarolo , com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: fabio.pontarolo@uffs.edu.br

 

3.7.21

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

IMIGRANTES ENSINANDO IMIGRANTES: UMA PROPOSTA NO ENSINO SUPERIOR (ENS-2023-0042)

Público-Alvo

MARIA ELOA GEHLEN

1

2

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser estudante, regularmente matriculado e frequentando curso de graduação no campus Laranjeiras do Sul, PR. 2) Dispor de 16 horas semanais entre os turnos matutino, vespertino e noturno para realização das atividades definidas no plano de trabalho. 3) Não estar cursando os dois primeiros semestres, nem os dois últimos semestres do curso. 4) Ter conhecimentos nas áreas de Física e Matemática.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções, enviada como anexo ao e-mail de inscrição, descrevendo a motivação do candidato em ser bolsista do projeto, um pouco da sua trajetória de vida e experiências na Universidade.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista online para esse projeto, sendo sua ocorrência prevista para a tarde do dia 11 de julho de 2023 (terça-feira), no endereço https://uffs.webex.com/meet/maria.gehlen, com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: maria.gehlen@uffs.edu.br

 

3.7.22

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Monitoria de Hidráulica e Irrigação (ENS-2023-0069)

CCR

CACEA FURLAN MAGGI CARLOTO

1

-

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico regularmente matriculado em curso de graduação do campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação os CCR’s de Física, Hidráulica e Irrigação e Drenagem. 3) Ser proativo e ter interesse em desenvolver as atividades previstas na monitoria.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo sua ocorrência agendada para a tarde do dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: cacea.maggi@uffs.edu.br

 

3.7.23

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Contabilidade introdutória, Processos logísticos e Técnicas de pesquisa em economia (ENS-2023-0072)

CCR

IVAN MAIA TOME

-

1

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser aluno regularmente matriculado do curso de Ciências Econômicas no campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado com aprovação todos os CCR's da matriz do curso até a terceira fase. Estar matriculado no 4º semestre do curso.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Carta de intenções com motivação para participar da atividade (informando disponibilidade de horário durante manhãs e tardes), carta escrita digitalmente, com no máximo 1 página, informando, caso tenha, relato de experiências do candidato em ações relacionadas à área de atuação do projeto - arquivo digital, com no máximo 1 página.

c) Envio de algum modelo de currículo (lattes ou vitae) - em arquivo pdf do Lattes ou Curriculum Vitae escrito, digitalmente, ao máximo de 1 página.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo sua ocorrência agendada para a tarde do dia 11 de julho de 2023 (terça-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: ivan.tome@uffs.edu.br

 

3.7.24

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Técnicas laboratoriais: aplicação da teoria na prática (ENS-2023-0074)

CCR

LISANDRO TOMAS DA SILVA BONOME

1

2

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser aluno regularmente matriculado do curso de Agronomia no campus Laranjeiras do Sul. 2) Ter cursado os componentes curriculares de: I) Técnicas laboratoriais para o estudo das células. II) Biologia celular, histologia e anatomia vegetal. III) Fisiologia vegetal, tendo sido aprovado, preferencialmente, com média igual ou superior a 7,0 (sete), com exceção do componente curricular de Técnicas de Semeste. 3) Ter interesse pelo processo de ensino-aprendizado e pelos materiais trabalhados nas disciplinas supracitadas. 4) Apresentar disponibilidade de tempo para encontros semanais com o professor da disciplina, além de comprometimento nos encontros com os discentes. 5) Disponibilidade de tempo para participar das aulas práticas. 6) Iniciativa no processo de ensino-aprendizado. 7) Responsabilidade com as atividades solicitadas pelo professor orientador e com os discentes a serem atendidos. 8) Senso crítico para discutir e propor questões pertinentes a experiência da monitoria.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição e outras atividades a serem realizadas pelos candidatos:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

b) Elaboração e envio de planilha pelo candidato, em que fiquem indicados de forma clara os possíveis horários de aula dos componentes curriculares que cursará no semestre 2023-2, bem como os períodos de disponibilidade que terá e pretende destinar para realização das atividades do projeto de monitoria, para o qual está se inscrevendo.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo sua ocorrência agendada para a tarde do dia 11 de julho de 2023 (terça-feira), com confirmação do horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: lisandro.bonome@uffs.edu.br

 

3.7.25

Título do Projeto

Categoria

Coordenador(a):

Vagas Monitoria Remunerada

Vagas Monitoria Não Remunerada

Monitoria em Saúde de Plantas e Doenças em Plantas Cultivadas (ENS-2023-0079)

CCR

GILMAR FRANZENER

1

1

Requisitos exigidos para a candidatura: 1) Ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, no curso de Agronomia. 2) Atender aos requisitos explicitados no Projeto de Monitoria de Ensino; 3) Ter cursado, com aprovação, os componentes curriculares objetos desse projeto de monitoria: Saúde de Plantas e Doenças em Plantas Cultiváveis, ou ter validado componentes curriculares equivalentes cursados em outra universidade.

Documentos a serem enviados, por e-mail, no momento da inscrição e outras atividades a serem realizadas pelos candidatos:

a) Histórico do acadêmico atualizado.

Realização de entrevista: está prevista a realização de entrevista presencial para esse projeto, sendo sua ocorrência agendada para uma tarde entre os dias 11 a 14 de julho de 2023, com confirmação do dia e horário aos candidatos inscritos, a constar no edital de homologação das inscrições para esse processo seletivo.

E-mail da coordenação do projeto e responsável pela seleção: gilmar.franzener@uffs.edu.br

 

4. DOS REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO

 

4.1 Para a realização da inscrição, o candidato deverá enviar por e-mail, para o endereço informado da coordenação do projeto mencionado nas tabelas do item 3.7, os seguintes documentos:

I. Histórico acadêmico atualizado.

II. Demais documentos pedidos pela coordenação dos projetos de monitoria, de acordo com os requisitos mencionados nas tabelas do item 3.7 desse edital.

 

4.2 Para recebimento da bolsa de monitoria, os selecionados deverão possuir conta-corrente individual, preferencialmente no Banco do Brasil.

 

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

5.1 O processo de seleção de monitores compreende as seguintes etapas:

ETAPAS

PERÍODO

LOCAL

Inscrições

Até às 23:59 h de 09/07/23

Email das coordenações dos projetos

Homologação das inscrições

Até às 17 h de 10/07/2023

Sítio da Uffs (https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/documentos_e_legislacao/editais-1/editais-coordenacao-academica)

Seleção dos inscritos

De 11 a 14 de julho de 2023

De acordo com a análise dos itens dispostos para cada projeto desse edital.

Resultado Provisório

Até às 17 h de 17/07/2023

(https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/documentos_e_legislacao/editais-1/editais-coordenacao-academica)

Recurso sobre o resultado

Até às 17h do dia 18/07/2023

Envio de recursos para o e-mail coord.acad.ls@uffs.edu.br

Resultado Final

Até às 17 h de 19/07/2023

(https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/documentos_e_legislacao/editais-1/editais-coordenacao-academica)

 

6. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

6.1 A avaliação dos candidatos poderá ser feita através da análise da documentação comprobatória dos requisitos exigidos para a candidatura dos projetos de monitoria de ensino.

 

6.1.1 Ocorrerão entrevistas presenciais e/ou remotas (online), de acordo com as informações apontadas na identificação dos projetos listados no item 3.7.

 

6.1.2 Compete ao coordenador do projeto de monitoria de ensino definir os critérios e instrumentos de avaliação a serem utilizados no momento da seleção.

 

6.1.3 Caso se julgar necessário poderá haver formação de banca de seleção, sendo um dos integrantes da banca o coordenador do projeto.

6.1.4 Os recursos à decisão do coordenador do projeto ou banca de seleção serão analisados pela Comissão Local e devem ser dirigidos à Coordenação Acadêmica do respectivo campus, conforme prazos estabelecidos no cronograma do item 5.1

6.2 Os candidatos aprovados nesse edital pra além das vagas ofertadas farão parte de um cadastro reserva, podendo ser chamados a qualquer momento para ingressar no programa na condição de bolsista caso haja disponibilidade de bolsas ou quando houver desistência ou desligamento dos titulares.

 

6.2.1 Os monitores não remunerados poderão assumir a condição de bolsista quando estiverem em posição classificatória que lhes permita assumir a bolsa.

 

6.3 Havendo disponibilidade de vagas, o candidato terá seu chamamento efetivado para ingressar no programa a partir do e-mail informado no momento da inscrição. Caso decline da vaga, assinará declaração de desistência.

 

6.4 Caso o próximo estudante classificado não esteja mais com matrícula ativa na UFFS o Coordenador do Projeto de Monitoria fica autorizado a chamar o candidato subsequente na lista de classificação.

 

7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

7.1 A divulgação dos resultados será desenvolvida de acordo com o quadro do item “5.1” deste edital.

 

8 DA HABILITAÇÃO DOS MONITORES

 

8.1 A habilitação dos monitores se dará mediante apresentação da documentação requerida para o exercício da função.

 

8.2 Para habilitação inicial das monitorias remuneradas, em conformidade com o cronograma estabelecido no edital 29/PROGRAD/UFFS/2023, o Coordenador do Projeto aprovado deve cadastrar no Sistema Prisma o Termo de Compromisso e cópia do CPF, agência e número da conta bancária, sendo conta corrente individual e preferencialmente no Banco do Brasil. Cabe ressaltar que esta etapa é exclusiva dos monitores bolsistas.

 

8.3 Para que as bolsas de monitoria sejam implementadas a documentação mencionada no item 8.2 deve estar cadastrada no Sistema Prisma até a data estabelecida no cronograma do Edital 29/PROGRAD/UFFS/2023, ou seja, até 11 de agosto de 2023.

 

8.4 Para habilitação plena dos monitores (remunerados e não remunerados), o Coordenador do projeto aprovado deve cadastrar no Sistema Prisma o Termo de Compromisso e o Plano de Trabalho até a data estabelecida no cronograma do Edital 29/PROGRAD/UFFS/2023, o que corresponde a data de 31 de agosto de 2023.

 

8.5 Os modelos de Termo de Compromisso e Plano de Trabalho se encontram no link https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/programas/programa_de_monitorias

 

 

9. DOS CASOS OMISSOS

9.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica, ouvida a Pró-reitoria de Graduação.

 

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 04 de julho de 2023.
Data de publicação: 04 de julho de 2023.

Vivian Machado de Menezes
Coordenadora Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul