Programa de Mobilidade Acadêmica


Considerando a importância de promover a integração entre as comunidades acadêmicas nacionais e internacionais, o compartilhamento e a difusão de conhecimentos, a UFFS incentiva a Mobilidade Acadêmica de estudantes e servidores com o objetivo de promover o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Para efetivar esta política, a UFFS firma acordos de cooperação com instituições brasileiras e estrangeiras, estabelecendo cooperação acadêmica, científica e cultural entre as IES, objetivando:

  • intercâmbio de estudantes e servidores;
  • participação em seminários e encontros acadêmicos;
  • elaboração de atividades conjuntas de pesquisa; 
  • intercâmbio cultural;
  • participação conjunta em cursos internacionais e outras atividades consideradas de interesse mútuo.

Com esta ação, busca propiciar novas experiências acadêmicas, científicas e culturais para estudantes e servidores por meio da Mobilidade Acadêmica Intercampi da UFFS, da Mobilidade Acadêmica Nacional e da Mobilidade Acadêmica Internacional. Além disso, a UFFS tem interesse em receber estudantes e servidores de outras IES.

A coordenação da Mobilidade Acadêmica, na UFFS, é exercida pela  Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Políticas de Graduação (DPGRAD).

As inscrições para o Programa de Mobilidade são divulgadas anualmente. O primeiro passo para participar é entrar em contato com a Coordenação do Curso e manifestar interesse. Depois, a documentação solicitada é encaminhada ao Colegiado do Curso e à DPGRAD, para conferência. Antes de ausentar-se da UFFS, o estudante deve preencher o Requerimento de Mobilidade Acadêmica na Secretaria Acadêmica do campus onde está matriculado.

A Mobilidade Acadêmica Internacional é realizada entre a UFFS e instituições com as quais foram firmados acordos de cooperação. Para consultar quais são as instituições com acordos vigentes, consulte a página da Divisão de Relações Internacionais.

A adesão ao Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes, no ano de 2014, permite que os estudantes da UFFS desenvolvam atividades acadêmicas em 62 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. 

Para mais informações sobre o Programa de Mobilidade, procedimentos e formulários, acesse a Resolução que estabelece a Política de Mobilidade Acadêmica da UFFS: RESOLUÇÃO Nº 2/CONSUNI-CGRAD/UFFS/2015.