Programa de Residência Pedagógica (RP)

O Programa Residência Pedagógica (RP) iniciou sua execução em 2018, fomentado pelo Edital CAPES Nº 6/2018. O programa tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio, componente obrigatório nos currículos das licenciaturas. Participam do programa alunos que estejam na segunda metade do curso. Os integrantes recebem bolsas para realizar projetos em escolas públicas. Diferentemente do PIBID, no Residência Pedagógica os futuros professores exercem a regência de classe.

O projeto institucional da UFFS, aprovado pela CAPES em 2018, foi executado no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, sendo composto por 7 subprojetos (Biologia, Física e Química; Filosofia e Sociologia; Geografia; História; Licenciatura em Educação do Campo; Língua Espanhola e Língua Portuguesa; e Matemática), divididos em 14 núcleos distribuídos nos cinco campi da UFFS que ofertam licenciaturas. A composição dos núcleos envolveu um docente orientador (e docentes voluntários) da UFFS, três preceptores (professores da Educação Básica) e 30 discentes, alguns deles voluntários. O número de residentes bolsistas foi variável dentro dos núcleos, mas a instituição contou com 504 envolvidos, sendo 360 alunos residentes bolsistas e 60 voluntários; 42 preceptores da Educação Básica, 14 professores orientadores bolsistas e 27 voluntários; além do coordenador institucional.

As atividades dos residentes foram desenvolvidas com o acompanhamento dos preceptores e docentes orientadores, de acordo com o cronograma institucional, sendo 60h de ambientação, 320h de imersão, das quais 100h foram integralizadas por meio de regência em sala de aula, 20h para desenvolvimento do relatório final e 40h para avaliação e socialização, totalizando 440h.

Na edição iniciada em 2020, o Projeto Institucional da UFFS amparado pelo Edital CAPES Nº 1/2020  é composto por oito subprojetos: Alfabetização (Erechim); Biologia, Física e Química; (Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza); Língua Portuguesa (Cerro Largo, Chapecó e Realeza); e Matemática (Chapecó) de áreas consideradas pela CAPES como prioritárias,  além de Geografia (Chapecó e Erechim); História, Filosofia e Sociologia (Chapecó e Erechim);  Língua Espanhola (Cerro Largo e Realeza); e Licenciatura em Educação do Campo (Erechim e Laranjeiras do Sul) de áreas "gerais". Foram implementados um total de 18 núcleos, compostos por 8 a 32 bolsistas e número proporcional de voluntários, sendo que cada grupo de 8 bolsistas e 2 voluntários é acompanhado por um preceptor da Educação Básica. No total, o Projeto Institucional da UFFS possui 336 residentes bolsistas e 80 voluntários, 42 preceptores, 14 bolsas de docentes orientadores, divididas pelos 18 docentes proporcionalmente ao número de residentes de cada núcleo, além de outros 11 docentes orientadores voluntários.

Diferente da edição de 2018, as atividades são organizadas em 3 módulos de seis meses, com carga horária de 138 horas cada módulo, das quais 86 horas são destinadas à preparação da equipe, 12 horas à elaboração de planos de aula e 40 horas à regência, com acompanhamento do preceptor.