Apresentação

Competência:

A Secretaria Especial de Laboratórios (SELAB) é o órgão da UFFS responsável pela coordenação dos processos de estruturação dos laboratórios e das áreas experimentais de todos os campi da Instituição. Ela estabelece não apenas políticas de funcionamento desses espaços, mas principalmente diretrizes para a aquisição de materiais a serem neles utilizados, com vistas às necessidades das aulas práticas dos nossos cursos de graduação – sem que isso, entretanto, represente impedimento às atividades de pesquisa e extensão que compartilhem desses materiais.

A SELAB centraliza as demandas das aulas de graduação conduzidas nos laboratórios e nas áreas experimentais de todos os campi e transforma essas demandas em pedidos de compra, que são enviados à Superintendência de Compras e Licitações (SUCL) da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROAD). Isso pressupõe, em atendimento à legislação pertinente e ao manual de compras da DCL, a organização, a adequação e a formatação dos pedidos, bem como uma ampla pesquisa de preço para todos os objetos demandados. A SELAB também centraliza a execução do orçamento destinado a laboratórios e áreas experimentais e coordena os processos de aceite, empenho e fiscalização de seus pregões eletrônicos.

Em cada campus, vinculadas à SELAB, encontram-se uma Coordenação Adjunta de Laboratórios (CLAB) e uma Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais.

As Coordenações Adjuntas de Laboratórios (CLABs) são responsáveis pela gestão dos laboratórios de seu campus. Além disso, elas respondem pela demanda dos seus cursos de graduação, organizando e compilando as listas de pedidos dos docentes para posterior encaminhamento à SELAB.

As equipes técnicas das CLABs, além de apoiarem diretamente a execução das atividades acadêmicas, atuam na avaliação das propostas realizadas pelos fornecedores no momento dos pregões eletrônicos e na fiscalização da entrega dos materiais adquiridos, garantindo que os professores dos campi recebam com segurança os materiais necessários às suas aulas práticas de graduação.

Cada CLAB conta também com um representante do Serviço Especial de Registro e Licença de Funcionamento de Laboratórios, responsável pelo gerenciamento dos reagentes/materiais químicos do campus, especialmente aqueles controlados pela Polícia Federal e pelo Exército.

As CAAEXs atuam na mesma lógica que as CLABs. Cada CAAEX conta com um coordenador adjunto e com servidores técnicos com áreas de formação afins às atividades desenvolvidas nesses espaços.

Neste espaço, a comunidade acadêmica encontra, além do organograma e dos contatos da SELAB, os documentos necessários à realização dos trabalhos das Coordenações Adjuntas de Laboratórios e de Áreas Experimentais.