Normativas da Pesquisa

Política da Pesquisa

Resolução 06-2013 - Aprova a Politica de Pesquisa da UFFS

 

Regulamento da Pesquisa

Para efeitos deste Regulamento, considera-se pesquisa toda e qualquer atividade de natureza investigativa, com objeto e métodos definidos, aprovada pelas instâncias competentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por agências de fomento ou por outras instituições, nacionais ou estrangeiras, reconhecidas pela comunidade científica, que resulta em produção técnico-científica, técnica ou tecnológica.

Entende-se por produção técnico-científica, técnica ou tecnológica os resultados dos projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação publicizados nos meios reconhecidos nas respectivas áreas de conhecimento. 

A pesquisa é uma atividade-fim da universidade, indissociada do ensino e da extensão, que visa produzir e promover o conhecimento, a tecnologia e a inovação nas diferentes áreas e dimensões.

A pesquisa pautar-se-á pelos princípios e objetivos estabelecidos no Estatuto e Regimento Geral da UFFS, na Política de Pesquisa e no presente Regulamento.

Resolução Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023

 

Prorrogação para projetos de pesquisa afetados pela Pandemia

Título

Descrição

PORTARIA Nº 2713/GR/UFFS/2023 Estabelece valor de Bolsas Institucionais para alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul.
RESOLUÇÃO Nº 14/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2020 Aprova a prorrogação dos cronogramas de pesquisa e de extensão prejudicados pela pandemia do novo Coronavírus.
Ofício-Circular Nº 1/2023 - DPE Orientações às CAPPGs e aos Pesquisadores da UFFS quanto à prorrogação de prazos de subprojetos de pesquisa aprovados com recursos financeiros e fluxo para inclusão de documentos no sistema SEI e SIPAC.
Ofício-Circular Nº 1/2022 - DPE Orientações às CAPPGs e Pesquisadores da UFFS quanto à prorrogação de prazos de subprojetos de pesquisa aprovados com recursos financeiros e fluxo para inclusão de documentos no sistema SEI.

 

Resoluções, Instruções Normativas e demais regramentos

 

Título

Descrição

COMUNICADO Nº 2/2023 - DPE
Orientações sobre o Regulamento da Pesquisa - Resolução nº 58/CONSUNI CPPGEC/ UFFS/2023 - Regulamento da Pesquisa e utilização do Sistema PRISMA.
COMUNICADO Nº 1/2023 - DPE
Orienta sobre pedido de prorrogação de prazo para execução de projeto "guarda-chuva" - Interno (Individual/Integrado)
RESOLUÇÃO Nº 49/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2022
 Aprova o Regulamento de Apoio Institucional à Participação de Servidores em Eventos Científicos.
RESOLUÇÃO Nº 43/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2022

Aprova o Regulamento para o repasse, utilização e prestação de contas dos recursos financeiros concedidos através de editais de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da assinatura do termo de outorga de auxílio financeiro aos pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Ofício-Circular Nº01/2022 - CEP

Institucionalização de projetos guarda chuva e orientações de submissão de Projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEP/UFFS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30/PROPEPG/UFFS/2021

Estabelece os requisitos e compromissos para bolsistas, voluntários e seus orientadores e coorientadores, no que concerne à concessão, manutenção, cancelamento, substituição de bolsas e certificação das participações no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).)

RESOLUÇÃO Nº 16/CONSUNI CGAE/UFFS/2020

Dispõe sobre o pagamento de débitos não tributários de estudantes não inscritos em dívida ativa, da Universidade Federal da Fronteira Sul e dá outras providências.

MEMORANDO CIRCULAR N° 3/DPE/UFFS/2019

Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado - SisGen

Ofício-Circular Nº 1/2021 - DPE

Orientações sobre a Lei da Biodiversidade e cadastro no SisGen - Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado e IBAMA

MC Nº 006/DPE/UFFS/2018 - PDF
MC Nº 006/DPE/UFFS/2018 - ODT

Circular  com orientações sobre Termo de Sigilo e Confidencialidade nos Projetos de Pesquisa

RESOLUÇÃO Nº 15/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017

Aprova o Regulamento da Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul.

RN-017/2006 - CNPq

Estabelece as normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas CNPq por quota no País.

RESOLUÇÃO Nº 14/CONSUNI/UFFS/2016

Institui o Programa de Auxílio Financeiro para a Participação de Estudantes em Eventos Academicamente Relevantes e dá diretrizes para a publicação de edital específico.

RESOLUÇÃO Nº 56/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023

Aprova o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul.

RESOLUÇÃO Nº 5/CONSUNI CPPG/UFFS/2014

Aprova a Política de Periódicos Científicos da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 RESOLUÇÃO Nº 6/CONSUNI CPPG/UFFS/2014

Aprova o Regulamento do Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal da Fronteira Sul.