Orientações e Formulários

Nesta página estão disponíveis orientações acerca dos fluxos de pesquisa, sistema Prisma, perguntas frequentes, negativas de encargos, formulários e informações sobre certificados e declarações.

 

1) Perguntas Frequentes (Prestação de contas de repasse de recursos ao pesquisador)

 


2) Fluxos


3) Prorrogação para projetos de pesquisa afetados pela Pandemia

RESOLUÇÃO Nº 14/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2020
Aprova a prorrogação dos cronogramas de pesquisa e de extensão prejudicados pela pandemia do novo Coronavírus.
Ofício Nº 1 / 2020 - DITEC
Orientações às CAPPGs e Pesquisadores da UFFS quanto à prorrogação de prazos de subprojetos de pesquisa aprovados com recursos financeiros e fluxo para inclusão de documentos

 


4) Sistema Prisma

O sistema Prisma é o sistema de gestão da pesquisa da UFFS. Os pesquisadores podem seguir as orientações disponíveis nos fluxos MP0119 e MP0120 para submissão de projetos “guarda-chuvas” e subprojetos.

O coordenador pode acompanhar e realizar as alterações necessárias em seu projeto, como inserir anexos e gerenciar participantes (voluntários, bolsista, coordenador ou colaborador).

4.1 Inclusão de participante

  • Acessar o projeto na aba "Projeto" >"Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes". Ao clicar neste ícone, abrirá a página com as informações referentes aquele projeto para o qual será possível adicionar participantes e, quando for o caso, com suas respectivas documentações conforme as exigências do Regulamento da Pesquisa ou Editais.
  • Ao adicionar um participante (voluntário ou bolsista) que já esteja vinculado a outro projeto é necessário primeiro solicitar o encerramento desta participação, mesmo que com data futura.
  • Para os participantes voluntários em projetos "guarda-chuva" incluir como anexo o Plano de Trabalho (DPE-F03).
  • Ao adicionar participante colaborador deve-se informar os dados e breve descrição das atividades no campo "OBSERVAÇÕES".

4.2 Substituição de participante

  • Solicitar o encerramento da participação do bolsista ou voluntário de IC, anexar à solicitação o relatório de atividades do período, e em seguida adicionar o participante substituto de acordo com indicado nos itens acima.
  • IMPORTANTE: Atentar-se à carga horária, conforme Instrução Normativa nº 30/PROPEPG/UFFS/2021.
  • As solicitações referentes  aos itens acima serão encaminhadas automaticamente para a fila de trabalho da CAPPG do campus, a qual fará o deferimento ou indeferimento do pedido.

4.3 Inserir anexos

  • Também é possível inserir anexos que não são relacionados a inclusão ou encerramento de "participações", como: relatórios de atividades, resultados finais, comprovantes de comitês e comissões.
  • a)para inseri-los, o coordenador acessará a aba "Projeto" > "Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes" na aba "Anexo", clicar no sinal "+" e no botão "+ Adicionar".
  • b)após inserir os anexos, encaminhar um e-mail simples à CAPPG informando que documentos foram anexados, pois esta ação no sistema, por enquanto, não encaminha o projeto para a fila de trabalho da CAPPG.

 


5) Emissão da certidão negativa de encargos pela Diretoria de Pesquisa

  • Será emitida somente quando constar como "Cancelado"; "Arquivado"; "Finalizado"; "Suspenso" a situação do projeto de pesquisa no Sistema PRISMA e não somente a situação do participante no projeto.
  • Quando se tratar de substituição do coordenador do projeto de pesquisa, somente após a efetiva troca da coordenação, constar no Sistema PRISMA.


6) Formulários

Consulte também o Manual de Trabalhos Acadêmicos da UFFS para auxiliar na elaboração de seus relatórios.