Vídeos Tutoriais Estudantes

ESTUDANTES

Acesse o SIGAA no endereço: https://sigaa.uffs.edu.br/

1. Matrícula em CCRs (antiga rematrícula) - Orienta sobre a solicitação de matrículas em turmas que o estudante deseja frequentar no próximo semestre letivo.

Data de publicação: 06/07/2023

 

2. Rematrícula em CCRs (antigo ajuste de matrícula) - Orienta sobre a solicitação de ajuste de matrícula em turmas para próximo semestre. Neste período, o estudante tem a possibilidade de efetuar ajustes (inclusão ou exclusão de turmas) no seu histórico escolar, ou efetivar a matrícula, caso não a tenha feito no período de Matrícula em CCRs.

Data de publicação: 06/07/2023

 

3. Matrícula Extraordinária (antiga inclusão extraordinária) - Orienta sobre a solicitação de INCLUSÃO de turmas em seu histórico escolar. 

Data de publicação: 06/07/2023

 

4. Trancamento de Matrícula em CCR (antigo cancelamento de matrícula em CCR) - Orienta sobre a desvinculação voluntária do estudante da turma do componente curricular em que se encontra matriculado no semestre letivo.

Data de publicação: 06/07/2023

 

5. Suspensão do Programa (antigo trancamento geral de matrícula) - Orienta sobre a interrupção das atividades acadêmicas do estudante durante o período letivo. 

Data de publicação: 06/07/2023

 

6. Solicitação de Validação de Atividade Autônoma (antiga solicitação de validação de ACCs) - Orienta sobre o procedimento que o estudante deve adotar para submeter/enviar o comprovante/declaração de participação em Atividade Autônoma para análise da Coordenação de Curso.

Data de publicação: 06/07/2023

 

7. Solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares  - Procedimento em que o estudante pode solicitar aproveitamento de componentes curriculares de sua matriz/estrutura utilizando disciplinas cursadas com aprovação em período anterior ao seu ingresso no curso ou, se posterior, mediante autorização do Colegiado do Curso. O aproveitamento de componente curricular é regulamentado pela Resolução nº 43/CONSUNI CGAE/UFFS/2023 de 11 de julho de 2023. Abaixo, segue as formas de aproveitamento de CCR. 

7.1. Aproveitamento Automático de CCR - o estudante deve utilizar esta funcionalidade quando o componente curricular cursado no vínculo anterior na UFFS é idêntico (mesmo código) ao componente curricular de seu curso atual. Neste caso, a solictação é incorporada no histórico do estudante de forma imediata, sem necessitar da análise da Coordenação de Curso.

Data de publicação: 22/09/2023

 

7.2. Aproveitamento de CCR cursado na UFFS - o estudante deve utilizar esta funcionalidade quando o componente curricular cursado no vínculo anterior na UFFS é distinto (código diferente) ao componente curricular de seu curso atual. Neste caso, a solictação será analisada pela Coordenação de Curso.

 

Data de publicação: 22/09/2023

 

7.3. Aproveitamento de CCR cursado em outra Instituição de Ensino - o estudante deve utilizar esta funcionalidade para aproveitar componente curricular de sua matriz/estrutura utilizando disciplinas cursadas com aprovação de outras instituições de ensino em período anterior ao seu ingresso no curso. Neste caso, a solictação será analisada pela Coordenação de Curso.

  

Data de publicação: 22/09/2023

DIRETORIA DE REGISTRO ACADÊMICO