EDITAL Nº 17/ACADRE/UFFS/2021 (RETIFICADO)

Retificado por:

EDITAL Nº 18/ACADRE/UFFS/2021

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PROJETO

1 OBJETIVO

1.1 O presente Edital abre inscrições, estabelece os requisitos e os critérios para o processo de seleção de bolsista e discentes voluntários, visando estruturar o trabalho pertinente com os objetivos previstos no Projeto “Laboratório diagnóstico temporário de RT-PCR para COVID-19 em seres humanos”, contemplado através da CHAMADA PÚBLICA 01/2021 da Fundação Araucária para a seleção de profissionais egressos de cursos da área de Saúde para atuarem na atividade da Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2.

1.2 Os Bolsistas serão selecionados a critério do Coordenador ou Orientador do Projeto “Laboratório diagnóstico temporário de RT-PCR para COVID-19 em seres humanos”.

1.3 As (Os) selecionadas(os) atuarão como bolsistas da ação, dando suporte na realização dos testes moleculares para diagnóstico da COVID-19 e realizando atividades previstas no plano de trabalho e termo de compromisso.

 

2 DA BOLSA

2.1. O bolsista será selecionado para atuar no Projeto “Laboratório diagnóstico temporário de RT-PCR para COVID-19 em seres humanos”.

2.2. Serão concedidas por este Edital 02 (duas) cotas de bolsas financiadas pela Fundação Araucária (FA) do projeto contemplado pela Chamada Pública 01/2021 – Programa de Apoio para Ações Extensionistas junto à Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2 – no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês, com duração de 4 (quatro) meses.

Parágrafo único: a Fundação Araucária poderá prorrogar a vigência das bolsas desde que configurada necessidade de prorrogação das atividades em decorrência da não superação, ou agravamento do quadro da pandemia.

2.3 A(O) Bolsista de atuação junto ao Laboratório diagnóstico temporário de RT-PCR deverá cumprir carga-horária de 36 (trinta e seis) horas semanais, devendo observar escala determinada pelo coordenador da proposta, bem como, se adequar às normas e rotinas de trabalho do laboratório.

 

3 DOS COMPROMISSOS DO BOLSISTA

3.1. Compete ao bolsista estar ciente e de acordo com os compromissos a serem firmados em Termo, disponível em (http://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2021-03/2021_cp01_sarscov2.pdf). É responsabilidade do bolsista o conhecimento do edital, bem como do Termo de Ciência e Responsabilidade do Bolsista presente como Anexo II da Chamada Pública 01/2021 – Ação de Extensão – Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-COV-2 Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas Junto à Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-COV-2.

3.2. Manterá durante todo o período em que permanecer como bolsista, todos os critérios estabelecidos no item 4 deste Edital.

 

4 DOS REQUISITOS EXIGIDOS PARA ACESSO A BOLSA

4.1 Ser profissional com formação de nível superior em: química, análises clínicas, microbiologia, bioprocessos, genética, farmácia, biologia, biotecnologia, ou graduação em farmácia, bioquímica, biologia, biomedicina e medicina veterinária.

4.2 Ter experiência comprovada em Laboratório de Biologia Molecular NB-2 e diagnóstico molecular por PCR em tempo real; OU; ter experiência comprovada com genética molecular, ou biologia molecular; OU; ter experiência comprovada em laboratório de análises clínicas.

4.3 Ter disponibilidade de cumprir a carga horária de 36 (trinta e seis) horas semanais, seguindo a escala de atividades determinadas pelo coordenador da proposta.

4.4 Possuir conta corrente válida e de sua titularidade.

4.5 Não ser cônjuge, companheiro, ou parente em linha reta, colateral, ou por afinidade, até terceiro grau do (a) coordenador(a) ou orientador(a) do projeto.

4.6 Apresentar, conforme cronograma os documentos comprobatórios de formação, bem como outros solicitados pela Pró-Reitoria de Extensão, pela Fundação Araucária e pelo(a) coordenador(a) do projeto, e de situação junto ao Conselho Profissional, conforme o caso.

4.7 Incluir o nome do coordenador nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados contaram com a participação efetiva deste e também a identificação visual da Fundação Araucária e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como financiadora do Programa.

4.8 Faculta-se aos bolsistas que atuaram no Edital de Chamada Pública 09/2020 da Fundação Araucária a participação no presente Edital, sendo-lhes assegurado o direito de opção pela contratação no âmbito do presente Edital caso suas bolsas ainda se encontrem vigentes. Para tanto, deverão formalizar desistência do auxílio anteriormente concedido no ato da nova contratação.

4.9 É permitido o acúmulo de até 01 (um) auxílio concedido no âmbito do presente Edital com 1 (um) cargo ou emprego público na área de saúde, desde que haja compatibilidade de horários e observe-se o limite global de 60 (sessenta) horas semanais.

4.7 É permitido o acúmulo de bolsas concedidas no âmbito desta Chamada Pública com outros auxílios e bolsas que sejam, porventura, concedidos pela própria Fundação Araucária.

4.8 O bolsista interessado deve verificar se bolsas concedidas por outras agências governamentais podem ser acumuladas com o auxílio objeto da presente Chamada Pública.

4.9 Serão indeferidas as inscrições nos casos em que tenham vigente, em seu desfavor, sanção disciplinar impeditiva do recebimento de bolsa acadêmica e possuir pendências com a PROEC, tais como aqueles oriundos da entrega de relatórios ou outros documentos.

4.10 É compromisso dos(as) bolsistas observar o disposto no Termo de Ciência e Responsabilidade do Bolsista, na Chamada Pública nº01/2021/FA e neste edital, sem prejuízo ao atendimento às demais normas cabíveis.

 

5 DA INSCRIÇÃO

5.1 A inscrição será efetuada através do envio de e-mail para sarscovuffsre@gmail.com, até às 23hs59 min, do dia 26/08/2021, constando em anexo os seguintes documentos digitalizados:

a) Cópia simples de diploma de graduação em área da saúde conforme listado no item 4.1;

b) Histórico da Graduação;

c) Currículo Lattes (ou vitae em caso de indisponibilidade do Lattes);

d) Carta de intenções;

e) Comprovante de experiência em Laboratório de Biologia Molecular NB-2 e diagnóstico molecular por PCR em tempo real; OU; ter experiência comprovada com genética molecular, ou biologia molecular; OU; ter experiência em laboratório de análises clínicas.

5.2 Ao enviar a solicitação de inscrição por e-mail, constar no corpo do texto se é candidato a Bolsista ou Voluntariado e, preferencialmente, constar no item assunto: Inscrição para Bolsista, seguido do nome do candidato. Ex: "Inscrição para Bolsista_Fulano(a) de tal", ou "Inscrição: Bolsista Projeto ........-Fulano(a) de tal".

 

6 DAS ETAPAS E DO CRONOGRAMA

6.1 Este processo de seleção compreende as seguintes etapas:

ETAPA

PERÍODO

HORÁRIO

LOCAL

Inscrições

23 a 26/08/2021

-

Online

Seleção (Descrita no item 7.1)

27 e 30/08/20021

-

Online, via sala de conferência Webex

Resultado Provisório

01/09/2021

-

Edital de resultado provisório via ACAD-RE

Prazo para Recursos sobre o Resultado Provisório

02/09/2021

-

A ser enviado para o e-mail sarscovuffsre@gmail.com

Resultado Final

03/09/2021

-

Edital de resultado provisório via ACAD-RE

 

7 DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA

7.1 A avaliação dos candidatos inscritos será realizada por meio de análise dos instrumentos: Currículo, carta de intenções e entrevista. Será atribuída pontuação de zero a dez na análise do(s) instrumento(s).

7.2 A classificação dos candidatos será realizada por banca de seleção, composta pelo Coordenador do Programa/Projeto e ao menos um colaborador ou convidado, ou banca composta pelo coordenador e no mínimo mais um servidor.

7.3 Serão convocadas (os) para a entrevista apenas as (os) candidatas(os) que preencherem corretamente o formulário de inscrição e atenderem aos requisitos da chamada estabelecidos no item 4 deste Edital.

7.5 Os candidatos aprovados e não contemplados com a bolsa nessa Chamada farão parte de um cadastro reserva, podendo ser chamados a qualquer momento para ingressar no programa/projeto na condição de bolsista caso haja disponibilidade de bolsas ou quando houver desistência ou desligamento dos titulares.

 

8 DO CHAMADO E DA VINCULAÇÃO AO PROJETO

8.1 O chamamento do Bolsista será efetivado para ingressar no programa a partir do e-mail informado no momento da inscrição.

8.2 Após o chamado, será considerado como aceite o estudante providenciar até o prazo estabelecido pela Coordenação do Programa/Projeto:

a) Ficha de Registro e de Compromisso do Estudante, disponível em http://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2021-03/2021_cp01_sarscov2.pdf.

b) Cópia de documento(s) válidos como RG e CPF;

c) Cópia de cartão ou extrato com os dados da conta bancária.

 

9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Esta chamada está condicionada em sua totalidade à CHAMADA PÚBLICA 01/2021 da Fundação Araucária e seus resultados, e ao Regulamento da Extensão Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Resolução nº 23/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2019.

9.2 Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador e orientador do Programa/Projeto.

 

Realeza, 23 de agosto de 2021.

 

ADEMIR ROBERTO FREDDO

Coordenador Acadêmico do Campus Realeza

 

FELIPE BEIJAMINI

Coordenador do Programa/Projeto

Data do ato: Realeza-PR, 23 de agosto de 2021.
Data de publicação: 23 de agosto de 2021.

Ademir Roberto Freddo
Coordenador Acadêmico do Campus Realeza