EDITAL Nº 317/GR/UFFS/2020 (ALTERADO)

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EDITAL Nº 357/GR/UFFS/2020

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) com ingresso em 2020.2, conforme descrito a seguir.
 
1 DO PÚBLICO-ALVO
1.1  Poderão se inscrever no Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos candidatos que concluíram curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de nível superior até o ato de matrícula.
1.2  A inscrição de candidato portador de diploma de curso de nível superior expedido por instituição estrangeira e reconhecido pelo MEC ou instância legal do país onde o curso foi realizado, poderá ser admitida desde que o mesmo comprove, no ato da matrícula, a regularidade de sua situação no Brasil - conforme Regulamento Geral de Pós-graduação da UFFS.
 
2 DAS VAGAS
2.1  São oferecidas até 20 vagas no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), para ingresso no segundo semestre de 2020.
2.2  As vagas serão distribuídas entre as Linhas de Pesquisa do PPGCTAL, até o limite de: 07 vagas para a Linha Processamento de Alimentos e Aproveitamento de Subprodutos; 04 vagas para Linha Microbiologia e Bioprocessos; 06 vagas para Linha Análise de Alimentos e Química de Processos Verdes e 03 vagas para Linha Processos e Modelagem Matemática Aplicada em Alimentos.
2.3  As vagas dentro de cada Linha de Pesquisa serão distribuídas de acordo com os Temas de Pesquisa para desenvolvimento dos projetos, segundo quadro abaixo:
LINHAS DE PESQUISA
TEMA DE PESQUISA
PROFESSOR
RESPONSÁVEL
Nº DE VAGAS
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
Aproveitamento de resíduos vegetais no desenvolvimento de novos produtos
Leda Battestin Quast
01
Utilização de fontes alternativa para o desenvolvimento de produtos veganos
Larissa Canhadas Bertan
01
Encapsulamento de extratos naturais e/ou Desenvolvimento de embalagens ativas e inteligentes
Vânia Zanella Pinto
01
Processamento de produtos de pescado, cárneos ou alternativas vegetarianas
Eduarda Molardi Bainy
01
Fisiologia pós colheita de frutas e hortaliças, armazenamento (refrigerado, controlado e modificado), minimamente processados e embalagens de armazenamentos
Cláudia Simone Madruga Lima
02
Processamento de frutas e vegetais, desenvolvimento de produtos e processos na área de alimentos
Ernesto Quast
01
Microbiologia e bioprocessos
Análise de estresse oxidativo emfrutíferas
Margarete Dulce Bagatini
2*
Aproveitamento de resíduos agroindustriais, enriquecimento nutricional de biomassa fermentada e biocatálise
Thiago Bergler Bitencourt
01
Produção de biocombustíveis a partir de resíduos agroindustriais
João Paulo Bender
1*
Análise de alimentos e química de processos verdes
Estudo de compostos bioativos presentes em alimentos regionais com potencial na promoção da saúde humana
Ricardo Key Yamazaki
02
Estudo do uso de suplementos dietéticos para produção de organismos aquáticos (peixes e camarões)
Luisa Helena Cazarolli
01
Estimativa de consumo de compostos bioativos e efeitos na redução do risco de doenças
Eloá Angélica Koehnlein
01
Extratos naturais com atividade antioxidante aplicados em alimentos na prevenção da oxidação lipídica
Luciano Tormen
01
Extração e aplicaçãodecompostos fenólicos
João Paulo Bender
01
Processos e modelagem matemática aplicada em alimentos
Simulação computacional, electrospinning e processos relacionados a ciência e tecnologia de alimentos
Vivian Machado de Menezes
02
Processos em alimentos utilizando electrospinning
Vânia Zanella Pinto
01
A dissertação (parte experimental) precisa ser desenvolvida no Campus Chapecó-SC
2.4  O preenchimento das vagas obedecerá a ordem classificatória entre os candidatos que optarem pelo mesmo tema de pesquisa, dentro de cada linha de pesquisa.
2.5  Os candidatos aprovados, quando excedido o número de vagas disponibilizadas em um determinado tema de pesquisa dentro de cada linha de pesquisa serão considerados suplentes.
2.6  Vagas não preenchidas em determinados temas de pesquisas poderão ser transferidas para outros temas independente das linhas.
2.7  O preenchimento das vagas existentes fica condicionado a aprovação dos candidatos no processo seletivo.
2.8  Os orientadores habilitados nesse edital e suas respectivas áreas de atuação estão descritos no quadro do item 2.3.
2.9.1  Ficam reservadas 2 (duas) vagas do processo seletivo para candidatos autodeclarados indígenas, aprovados e classificados no processo seletivo.
2.9.2  Fica reservada 1 (uma) vaga do processos seletivo para candidato com deficiência, aprovado e classificado no processo seletivo.
2.9.3  Fica reservada 1 (uma) vaga do processo seletivo para candidato autodeclarado negro (pretos e pardos), aprovado e classificado no processo seletivo.
2.9.4  Caso o número de candidatos aprovados, que atendem o disposto da RESOLUÇÃO Nº 8/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017, for superior ao número de vagas disponibilizadas em cada tema de pesquisa, o PPGCTAL ofertará vagas adicionais, dentro do limite do edital, para o tema de pesquisa escolhido pelo candidato ou em outro tema de pesquisa, de acordo com a disponibilidade de orientação.
2.10  Não havendo candidatos para ocuparem as vagas dos itens 2.9.1 , 2.9.2 e 2.9.3 , estas serão preenchidas por outros candidatos, obedecendo a ordem de classificação.
2.11  Os candidatos aprovados poderão ser orientados por docentes do campus da UFFS de Laranjeiras do Sul-PR, Realeza-PR ou Chapecó-SC
2.11.1  Aos aprovados no processo seletivo ficará a critério do orientador definir o local onde a parte prática do trabalho será desenvolvida.
 
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1  As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 08 de maio a 08 de junho de 2020.
3.2  Não serão aceitas inscrições pelo correio e/ou presenciais.
3.3  O formulário da inscrição estará disponível no site do PPGCTAL em www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso >Processo Seletivo Regular >Formulário de inscrição - Seleção 2020).
3.4  A documentação incompleta implicará automaticamente em recusa da inscrição, sem direito a recurso.
3.5  Após o envio da documentação, o candidato receberá e-mail confirmando a entrega da inscrição, sendo o interessado responsável por acompanhar estas confirmações.
3.6  A Secretaria de Pós-graduação e a Coordenação de Pós-graduação do Programa não se responsabilizam por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
3.7  As informações prestadas no momento da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato.
3.8  Dependendo do número de candidatos e da disponibilidade de orientação, o candidato suplente poderá ser designado para outro tema de pesquisa dentro da mesma linha.
3.9  A relação das inscrições homologadas para o Processo Seletivo será divulgada a partir de 10 de junho de 2020, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso >Processo Seletivo Regular).
 
4 DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
4.1  Para a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico e anexar os seguintes documentos em formato PDF:
I -  Documento de identificação com foto e do CPF;
II -  Diploma de curso de nível superior reconhecido pelo MEC ou órgão competente para o caso de diplomas do exterior ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula;
III -  Histórico Escolar de curso superior;
IV -  Currículo (em arquivo único), obrigatoriamente na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq. Os(as) candidatos(as) deverão apresentar um currículo que contemple somente os subitens da tabela de avaliação constante no item 5.4 deste Edital. É obrigatório anexar os documentos comprobatórios , organizados na mesma sequência apresentada no currículo. No caso da comprovação de artigos publicados em revistas ou eventos, bem como resumos expandidos, a comprovação deste documento deve ser somente a página inicial, onde constem os nomes dos autores e os dados da revista.
V -  Planilha de Pontuação do Currículo preenchida, disponível em www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso >Processo Seletivo Regular.
4.2  No ato da inscrição, o candidato deverá informar a Linha e o Tema de Pesquisa a que está concorrendo.
4.3  O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá indicar, no formulário de inscrição, os recursos especiais necessários.
4.4  Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que estiverem plenamente de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Processo Seletivo.
4.5  A relação das inscrições homologadas para o Processo Seletivo será divulgada a partir de 10 de junho 2020 , no site www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso> Processo Seletivo Regular.
 
5 DO PROCESSO SELETIVO
5.1  O Processo Seletivo compreende duas etapas, sendo a primeira composta por avaliação curricular, e a segunda por uma arguição técnica na área de ciência e tecnologia de alimentos e de currículo, ambas eliminatórias e classificatórias , e conduzidas por uma banca composta por 2 (dois) docentes do PPGCTAL.
5.2  A primeira etapa constará de análise do Currículo Lattes. O resultado dessa fase será divulgado no website da Pós-graduação do PPGCTAL (www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso >Processo Seletivo Regular) a partir de 15/06/2020 , com o agendamento das entrevistas.
5.3  Na análise do currículo, será atribuída pela banca examinadora notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero).
5.4  A avaliação do currículo será realizada com base nos critérios estabelecidos:
Graduação:
Pontos*
Monitoria
1 ponto/ semestre
Bolsista de iniciação científica e/ou tecnológica em área correlata em ciência e tecnologia de alimentos
3 pontos por ano
Experiência de iniciação científica e/ou tecnológica voluntária em área correlata em ciência e tecnologia de alimentos
2 pontos por ano
Estágio (Universidades ou outras instituições) (500 horas = 1 ano)
1 ponto por ano
Especialização concluída (duração mínima de 360 horas, máximo de uma) em área correlata em ciência e tecnologia de alimentos
3 pontos/ especialização
Professor do ensino superior (por ano, máximo de 5 anos) em área correlata em ciência e tecnologia de alimentos
02
Professor da educação básica (por ano, máximo de 5 anos) em área correlata em ciência e tecnologia de alimentos
01
Atividades profissionais em Ciência e Tecnologia de Alimentos (por ano, máximo de 5 anos)
01
Produção científica
 
Revista qualis A1- A2
10 pontos/artigo
Revista qualis A3 - A4
8 pontos/artigo
Revista qualis B1 - B2
5 pontos/artigo
Revista qualis B3 - B5
3 pontos/artigo
Revista qualis C
2 pontos/ artigo
Resumo completo, expandido ou simples, independente do tipo de evento (máximo de 10 resumos)
1 ponto/ resumo
Capítulos de livros
5 pontos/ capítulo
5.5  Para fins de contabilização do currículo, somente serão consideradas as informações profissionais e/ou acadêmicas que tiverem acompanhadas de documento comprobatório e forem elencadas na planilha de pontuação do currículo preenchida disponível em www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso >Processo Seletivo Regular.
5.6  A análise do currículo será realizada da seguinte forma: o currículo que apresentar a maior pontuação receberá nota máxima (10,0), sendo que as demais serão ajustadas proporcionalmente.
5.7  Para fins de seleção serão considerados selecionados e classificados para segunda etapa apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero). O candidato que obter nota inferior a 6,0 (seis vírgula zero) será automaticamente desclassificado.
5.8  A segunda etapa, será de caráter eliminatória e classificatória , e se baseará de arguição técnica sobre o tema de ciência e tecnologia de alimentos e do currículo, à distância (Skype ou outra forma de videoconferência) ou presencial com banca composta, no mínimo, por 2 professores do Programa e que ocorrerá no período a ser divulgado em edital complementar na página do PPGCTAL (www.uffs.edu.br/ppgctal)
5.8.1  O agendamento da arguição à distância seguirá o agendamento a ser divulgado no na página do PPGCTAL (www.uffs.edu.br/ppgctal >Ingresso >Processo Seletivo Regular).
5.8.2  A lista de referências bibliográficas para arguição técnica é a que segue:
a)  Fennema, O. R.; Damodaran, S.; Parkin, K. L. Química de Alimentos de Fennema. Editora Artmed, 4ª Edição, 2010.
b)  Jay, J. M. Microbiologia de Alimentos . Editora Artmed, 6ª Edição, 2005.
c)  Gava, A. J. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. Editora Nobel, 2009.
d)  Evangelista, J. Tecnologia de Alimentos . Editora Atheneu, 2ª Edição, 2008.
e)  Seravalli, E. A. G; Ribeiro, E. P. Química de Alimentos . Editora Edgard Blücher , 2ª Edição, 2007.
f)  Ordóñez, J. A.; Tecnologia de alimentos . Editora Artmed, vol. 1 e vol 2, 2005.
5.8.3  O programa não se responsabiliza por problemas que possam ocorrer no horário da entrevista com conexões da internet ou quedas de energia.
5.8.4  O não comparecimento à entrevista na data, local e horário definidos e publicados pelo PPGCTAL implicará na desclassificação do candidato no processo de seleção.
5.9  A classificação final se dará pela média aritmética das notas da primeira etapa (avaliação do currículo) e segunda etapa (arguição técnica sobre o tema de ciência e tecnologia de alimentos e do currículo).
5.10  Ao final do processo de seleção será divulgada a lista dos candidatos classificados em cada tema de pesquisa dentro de cada linha de pesquisa.
 
6 DO CRONOGRAMA
6.1  As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPAS
DATA E HORÁRIO
Inscrições
08/05 a 08/06/2020
Homologação das Inscrições
A partir de 10/06/2020
Divulgação do Resultado Preliminar da Avaliação do Currículo
A partir de 15/06/2020
Homologação do Resultado Final da Avaliação do Currículo
Data a ser divulgada em Edital complementar na página do PPGCTAL
Lista de convocados para Arguição
Data a ser divulgada em Edital complementar na página do PPGCTAL
Período de Arguições
Data a ser divulgada em Edital complementar na página do PPGCTAL
Divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo
Data a ser divulgada em Edital complementar na página do PPGCTAL
Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo
Data a ser divulgada em Edital complementar na página do PPGCTAL
Matrícula
Data a ser divulgada em Edital complementar na página do PPGCTAL
 

6.1 O Processo Seletivo ocorrerá conforme o cronograma a seguir:

Etapas

Data

Inscrições - período inicial

(EDITAL Nº 316/GR/UFFS/2020)

11/05 a 08/05/2020

Inscrições - período complementar EDITAL Nº 356/GR/UFFS/2020)

15 a 30/06/2020 às 23h59

Homologação das inscrições

Até 10/07/2020

Publicação das datas das próximas etapas

A partir de 10/07/2020

Prova escrita (primeira etapa)

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

Divulgação do resultado final da prova escrita sobre conhecimento específico

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

Envio do pré-projeto

30/06/2020 (sem alteração)

Entrevista

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

Divulgação do resultado da Entrevista

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

Divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

Homologação do Resultado Final

do Processo Seletivo

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

Matrícula

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGADR

6.2 Para candidatos que tenham enviado a inscrição mais de uma vez, em qualquer dos dois períodos, será considerada válida a última inscrição recebida, respeitado o limite de prazo do período complementar.

6.3 Demais datas constantes no EDITAL Nº 316/GR/UFFS/2020 devem seguir o cronograma deste edital. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 358/GR/UFFS/2020)

7 DOS RECURSOS
7.1  O candidato poderá interpor recurso do resultado de cada uma das etapas do processo de seleção em até 1 (um) dia útil após a publicação do resultado da etapa no sitio da UFFS, exclusivamente pelo e-mail: ps.ppgctal@uffs.edu.br, com cópia para coord.ppgctal@uffs.edu.br e deverá conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de recurso.
7.2  Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.
7.3  A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.
7.3.1  A Comissão de Seleção emitirá parecer no prazo de 1 (um) dia útil após o encerramento do prazo de recurso.
7.3.2  O parecer será disponibilizado na Secretaria de Pós-graduação do campus Laranjeiras do Sul.
 
8 DA MATRÍCULA
8.1  O candidato classificado deverá efetuar a matrícula no período e horário a ser divulgado em edital complementar , na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Laranjeiras do Sul, PR, Sala 232, Bloco Docente/Administrativo.
8.2  As disciplinas do curso de mestrado serão preferencialmente ofertadas nos turnos matutino e vespertino.
8.2.1  Poderão ser ofertadas disciplinas sob a forma concentrada, desde que garanta a carga horária e o conteúdo programático.
8.3  Os documentos exigidos aos candidatos que concorrerem à reserva de vagas, definas na RESOLUÇÃO Nº 8/CONSUNI/UFFS/2017/CPPGEC (indígena, negros/pardos e pessoa com deficiência), deverão ser apresentados no ato da matrícula, fazendo-se necessário apenas a indicação no momento da inscrição.
8.3.1  O candidato inscrito nos itens 2.9.1 e 2.9.3 e convocado para matrícula será submetido a entrevista realizada por Comissão de Homologação da Autodeclaração, momento este em que deverá assinar a autodeclaração.
8.3.2  A Comissão de Homologação da Autodeclaração levará em consideração os aspectos fenotípicos do candidato, verificados obrigatoriamente na presença deste.
8.3.3 O resultado da entrevista a que se refere o item 8.3.1 será disponibilizada na página do PPGCTAL ( www.uffs.edu.br/ppgctal > Ingresso > Processo seletivo regular).
8.3.4 Caso o resultado seja favorável, o candidato terá sua matrícula registrada automaticamente pela secretaria de pós-graduação.
8.3.5  No caso de não homologação da autodeclaração, o candidato pode protocolar recurso na Secretaria de Pós-graduação em até 2 dias úteis a contar do primeiro dia útil posterior à data da ciência do indeferimento. O pedido de recurso deve ser instruído com requerimento fundamentado, acompanhado de novo(s) documento(s) que contenha(m) elementos capazes de reverter o parecer inicial.
8.3.6  O recurso será analisado por Comissão de Homologação da Autodeclaração, que publicará edital de resultados no prazo de 2 (dois) dias úteis contados do final do prazo recursal.
 
9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1  Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.
9.2  A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.
9.3  Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do Programa.
 
 

Data do ato: Chapecó-SC, 11 de maio de 2020.
Data de publicação: 11 de maio de 2020.

Marcelo Recktenvald
Reitor