ATA Nº 11/CGRAD/UFFS/2012

ATA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2012 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos dezoito dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às nove horas, no

Auditório da Unidade Bom Pastor, do Campus Chapecó da UFFS, em

Chapecó-SC, foi realizada por videoconferência, a 8ª Reunião da Câmara de

Graduação do Conselho Universitário - CONSUNI da Universidade Federal da

Fronteira Sul - UFFS, presidida pela Professora Adriana Loss (Diretora de

Organização Pedagógica), pois a profa. Cláudia Finger-Kratochvil estava em

outros compromissos da Pró-Reitoria de graduação. Fizeram-se presentes à

sessão os seguintes conselheiros: Edemar Rotta (Diretor do Campus Cerro

Largo). Representantes Docentes: Anderson André Genro Alves Ribeiro

10  (Campus Erechim), Joaquim Gonçalves da Costa (Campus Laranjeiras do Sul),

11  Aparecido Francisco Bertochi dos Santos (Representante Docente Campus

12  Realeza),Sidinei Zwick Radons (Campus Cerro Largo) Antonio Marcos Correa

13  Neri (Campus Chapecó). Representantes Discentes: Eloir Faria de Paula

14  (Campus Laranjeiras do Sul), Representante dos STA's: Silvani da Silva

15  (Representante Técnico-Administrativo Campus Realeza) Não compareceu à

16  reunião por motivos justificados os conselheiros: Antonio Alberto Brunetta

17  (Campus Chapecó), Giovana Paludo Giombelli (Representante Discente

18  Campus Realeza), Ildemar Mayer (Campus Cerro Largo) Fizeram-se

19  presentes à reunião: Élsio José Corá (Diretor de Políticas de Graduação),

20  Andressa Sebben (Diretora de Registro Acadêmico) e Rosa Maria Machado de

21  Brito (Secretária Executiva). A profa. Adriana Salete Loss saudou aos

22  presentes e aos demais conselheiros, em todos os campi e verificado o

23  quórum, declarou aberta a reunião. Passou em seguida para aprovação das

24  atas anteriores que haviam sido encaminhadas antecipadamente, sendo

25  aprovadas por unanimidade as seguintes atas: primeira reunião extraordinária

26  da data de 29 de outubro de 2012, aprovada a ata da segunda reunião

27  extraordinária da data de 07 de novembro de 2012, ata da 7ª da reunião

28  ordinária da data de 20 de novembro de 2012; e ata da terceira reunião

29  extraordinária da data de 03 de dezembro de 2012. A profa. Adriana Salte

30  Loss abriu espaço para os demais conselheiros fazerem seus informes ou

31  comunicados, os quais não se pronunciaram. A profa. Adriana Salete Loss

32  repassou a Pauta 2.1 Relato do prof. Anderson A. G. Ribeiro - Ajustes de

33  matriculas processo nº 23205.010847/2012-05; 2.2 Relato do PPC

34  Engenharia Ambiental-Bacharelado - campus Cerro Largo, pelo prof.

35  Antonio Marcos Neri, processo nº 23205.010622/2012-41; 2.3 Relato do

36  PPC Engenharia Ambiental - Bacharelado - campus Chapecó, pelo

37  pedagogo Silvani da Silva, processo nº 23205.010621/2012-04; 2.4

38  Designar relator para a Minuta de Formaturas, processo

39  nº 23205.010951/2012-91; 2.5 Designar relator para o PPC História -

40  campus Erechim, processo nº 23205.010967/2012-02; 2.6 Designar relator

41  para o PPC História - campus Chapecó, processo nº 23205.010967/2012-

42  02; 2.7 Designar relator PPC Engenharia Ambiental - Bacharelado -

43  campus Erechim, processo nº 23.205.010818/2012-35; 2.8 Designar relator

44  PPC para o curso de Agronomia - Bacharelado - campus cerro Largo,

45  processo nº 23205.10959/2012-58; 2.9 Designar relator para duplicação de

46  entrada de curso de Agronomia - Bacharelado campus Chapecó,

47  processo nº 23205.010972/2012-15, 2.10 Políticas de Graduação. Com a

48  aprovação desta pauta a profa. Adriana Salete Loss deu sequencia à reunião

49  solicitando ao prof. Anderson A. G. Ribeiro para fazer o seu relato referente a

50  pauta 2.1 Relato do prof. Anderson A. G. Ribeiro - Ajustes de matrícula

51  campus Cerro largo, processo nº 23205.010847/2012-05, o prof. Anderson

52  A.G. Ribeiro fez o relato referente aos documentos recebidos da PROGRAD

53  para análise e parecer ao processo do campus Cerro Largo, no qual o aluno

54  Mauricio Engroff Braatz requereu ajustes de matrículas fora de prazo. O prof.

55  Anderson A. G. Ribeiro se manifestou desfavorável à abertura especial para

56  ajuste de matrícula em acordo com outros pareceres da Pró-Reitoria de

57  Graduação já emitidos. O prof. Edemar Rotta argumentou que este alun, em

58  especial, comprova em seus documentos que fez a matrícula de acordo com o

59  sistema e com os componentes curriculares abertos naquele momento. Não fez

60  o reajuste posterior pois alguns professores não haviam fechado seus diários e

61  dois componentes curriculares não estavam abertos para ele no momento de

62  sua matrícula. O prof. Edemar Rotta colocou, ainda, que entendeu que neste

63  caso não foi culpa do aluno, e sim do sistema e por culpa da UFFS, sendo que

64  os conselheiros deveriam analisar as consequências destes procedimentos que

65  irão prejudicar o aluno em especial por problemas que foi gerado pela

66  instituição. O conselheiro Eloir Faria de Paula também colocou seu

67  posicionamento, não concordando com o parecer e voto do conselheiro

68  Anderson A. G. Ribeiro. A profa. Adriana Salete Loss enfatizou que este

69  assunto foi trazido à Câmara de Graduação para que se possa ter um olhar

70  para organizar os fluxos desta instituição e os procedimentos a serem seguidos

71  com o conhecimento por parte dos alunos. Mas salientou que, se caso for

72  verificado que houve problemas da instituição, ou problemas técnicos será

73  preciso repensar como agir e fazer os procedimentos cabíveis. Quando o

74  problema for do próprio aluno e forem atendidas todas as solicitações, corre-se

75  o risco de não estar educando este aluno para os fluxos e procedimentos

76  necessários. A profa. Adriana Salete Loss solicitou a profa. Andressa Sebben

77  para que rememorasse os fluxos necessários para matrículas e rematrículas.

78  A profa. Andressa Sebben saudou a todos colocando o seu esclarecimento

79  neste caso específico, pois o aluno citado justificou em seu pedido que

80  quando fez sua matrícula, o sistema não mostrava essas duas disciplinas em

81  aberto para matricula, devido ao não fechamento de diário por parte de algum

82  professor, pois esses componentes curriculares seriam pré-requisitos de outros

83  componentes dentro do período normal de rematrículas, e no entanto não

84  apareciam para o aluno. Mas no período de ajustes de matrículas estes

85  componentes foram abertos e este aluno não o fez, crendo que estava tudo

86  certo e definido. Informou também que foi emitido pela PROGRAD um

87  memorando, na época, informando que devido ao período de greve o aluno

88  deveria fazer a matricula normal e posteriormente o ajuste. Este aviso também

89  foi enviado a todos os alunos por e-mail e analisando este caso, o aluno não

90  fez a solicitação de ajuste no primeiro período aberto, e tampouco no período

91  extraordinário, mas os demais alunos fizeram os ajustes necessários. Enfatizou

92  ainda que houve falta de informação do aluno e também do próprio curso, mas

93  que não houve falha técnica do sistema, visto que o sistema foi construido para

94  trabalhar a regra e esta já está definida. O prof. Anderson A. G. Ribeiro, dando

95  sequencia, colocou a todos o fato de que em Julho de 2012 houveram vários

96  problemas de matrículas, e para outros alunos também foi negado o ajuste

97  fora de prazo, relembrando ainda que quando coordenador de curso na época

98  esteve em todas as salas de aula alertando os alunos para fazerem seus

99  ajustes, dentro dos prazos e não serem prejudicados. O prof. Anderson G. A.

100  Ribeiro mencionou seu posicionamento desfavorável ao ajuste em acordo a

101  outros pareceres e que tiveram está questão, não devendo ser aberto agora,

102  para este aluno específico. Mas o prof. Anderson A. G. Ribeiro entendendo a

103  especificação profa. Andressa Sebben alterou seu voto, pois muda todo o

104  contexto da situação do aluno. O prof. Antonio Marcos Neri fez a sua colocação

105  no sentido que esta a Câmara de Graduação não deva olhar este caso, pois

106  muitos outros pedidos não vieram até esta Câmara. A profa. Adriana Salete

107  Loss salientou e esclareceu aos demais que houve uma reunião dos

108  coordenadores acadêmicos com a PROGRAD e que na época, haviam trinta e

109  cinco pedidos de ajustes de matrículas fora de prazo, sendo na sua maioria

110  problemas de desinformação e esquecimento de alunos, não tendo nenhuma

111  justificativa de erros, argumentos técnicos, sendo que o grupo em conjunto

112  indeferiu todos os pedidos. Reforçou que este caso deve ser analisado pela

113  Câmara de Graduação, considerando o que já dito, se houve algum erro

114  institucional será preciso reverter o processo. O prof. Sidinei Radons

115  questionou se houve um pedido do aluno para a CGRAD, ou se foi um

116  encaminhamento da PROGRAD. O prof. Edemar Rotta explicou que o aluno

117  dirigiu-se num primeiro momento, ao coordenador do curso, ao Coordenador

118  Acadêmico, ao Diretor de Campus e que após algumas reuniões este remeteu

119  o pedido à PROGRAD, junto com os documentos do aluno, e esta por sua vez

120  remeteu à CGRAD. A Pró-Reitoria de graduação destacou que deveria ter

121  dado uma resposta formal ao aluno e também questionou o por quê deste

122  assunto ter chegado até a Câmara. O prof. Joaquim Gonçalves da Costa

123  afirmou que estava favorável ao parecer do relator, mas que também tinha uma

124  preocupação, pois entendia que a CGRAD está abrindo uma espécie de

125  jurisprudência para todos os assuntos. Segundo ele muitos assuntos devem

126  ser resolvidos no próprio campus, pois se a Câmara analisar um processo

127  específico, pode dar aberturapara muitos outros, e se for assim a Câmara não

128  terá como analisar todos os processos. O prof. Anderson A.G. Ribeiro colocou

129  que esta solicitação foi através da PROGRAD como uma consulta, e que fez o

130  seu relato levando em consideração o esquecimento do aluno. Mas questionou

131  que se o ocorrido foi por parte de problemas com o sistema, ou, por parte do

132  coordenador do curso que não alertou os alunos ou por próprio esquecimento

133  do aluno, ou ainda se foi por que os componentes curriculares não abriram

134  para matricula e ele não pode fazer inscrição devido aos pré-requisitos. O

135  conselheiro Eloir Faria de Paula, analisou que vê esta situação como uma

136  forma errada do início do processo, pois, quem deveria ter feito uma primeira

137  análise devería ter sido o colegiado do curso, seguindo os fluxos normais e

138  hierárquicos. A profa. Adriana Salete Loss prosseguiu e retificou que este

139  assunto foi trazido à Câmara como ato consultivo, pois a PROGRAD já havia

140  tomado decisões sobre este assunto, mas o aluno declarou que ia recorrer e

141  ainda não o fez, por isso este assunto foi encaminhado para que juntos se

142  possa ter um posicionamento. Continuando solicitou que ficasse registrado

143  que esses assuntos devem seguir os fluxos hierárquicos dentro de cada

144  campus, passando pelo colegiado de curso, coordenador acadêmico e diretor

145  de campus, para que sejam tomadas as decisões e que estas sejam

146  acatadas. O prof. Edemar Rotta explicou que quando o assunto chegou a ele

147  como diretor de Campus, houve várias reuniões com o coordenador de curso e

148  acadêmico, e que encaminhou este assunto à PROGRAD, para finalização do

149  fluxo. Pois, a PROGRAD já havia expedido decisões anteriores que indeferiu

150  outros ajustes. E no seu entender a PROGRAD deveria ter enviado um

151  documento ao aluno indeferindo o pedido, e comentou que não conseguia

152  entender o por quê este assunto foi encaminhado para a Câmara. Mas, se a

153  PROGRAD respondeu ao aluno, e este não recorreu não tem motivo este

154  assunto vir a esta instância. O prof. Anderson A. G. Ribeiro questionou

155  novamente a Profa. Andressa Sebben se estas disciplinas foram abertas

156  posteriormente ao período de matriculas, ou eram pré-requisitos e estes não

157  estavam disponíveis devido ao não fechamento dos diários. A profa. Andressa

158  Sebben respondeu que estas disciplinas não estavam disponíveis para o aluno

159  no primeiro período, devido ao não fechamento de diários e eram pré-

160  requisitos, mas que assim como ele, talvez foi prejudicado, vários outros

161  também foram, e que deveriam ter sido alertados para os ajustes normais e

162  extraordinários. O prof. Sidinei Radons colocou que entende que este assunto

163  foi encerrado, pois os alunos estavam sabendo e haviam sido alertados para os

164  ajustes. Frisou que estes assuntos só devem vir para a Câmara depois de ter

165  passado por todos os fluxos e por solicitação do aluno. O conselheiro Silvani

166  da Silva comentou que, estando neste tempo mais próximo dos coordenadores

167  de curso, tem escutado várias reclamações acerca destes procedimentos de

168  matriculas e do sistema em si. Poderiam talvez pensar em uma comissão para

169  estudar/entender melhor o sistema, pois este é muito lógico, e houve vários

170  casos como este que o aluno estava cursando e participando das aulas,

171  quando verifica-se que o aluno não está matriculado. Comentou ainda, que

172  devido a greve, vários cursos tiveram problemas como fechamento dos diários

173  e às vezes até esquecimento dos alunos, mas tudo isto prejudicou e com estes

174  fatos, várias turmas estão com números reduzidos de alunos. Solicitou que a

175  Câmara pense em formas para melhorar ou regrar estes procedimentos e

176  passar mais informações para os coordenadores. A profa. Adriana Salete Loss

177  colocou ainda que não poderão culpar um ou outro, mas a CGRAD deve

178  pensar como instituição e ter regras e procedimentos, pois inúmeros

179  problemas podem acontecer, e trazer consequencias. A profa. Adriana Salete

180  Loss entendeu que este assunto ficará registrado, e encaminhou para que

181  aceitem o voto do relator, pois já havia sido indeferido pela PROGRAD e que

182  os assuntos que virão para a Câmara devam ter passado por todas as

183  instâncias e fluxos hierárquicos. O prof. Anderson A. G.Ribeiro colocou que

184  neste momento, não vê como adequado a Câmara aceitar este procedimento,

185  sendo que não foi o aluno que solicitou, e que a PROGRAD é que fez como

186  uma consulta entendendo que retira o seu voto e o retorno ao aluno deva ser

187  da PROGRAD. A profa.Adriana Salete Loss abriu para votação se todos

188  estavam de acordo, que este assunto retorne ao colegiado do curso. O prof.

189  Edemar Rotta enfatizou que este assunto deveria retornar a quem remeteu à

190  Câmara, para que faça o fluxo, ou até mesmo retornar ao colegiado do curso.

191  Caso a PROGRAD entenda desta maneira, pois o aluno não recorreu a esta

192  instância, devendo este assunto encerrar neste momento. A profa. Adriana

193  Salate Loss colocou então a votação para que retorne este processo a

194  PROGRAD para os devido encaminhamentos, sendo aprovado por todos os

195  Conselheiros. 2.2 Relato do PPC Engenharia Ambiental-Bacharelado -

196  campus Cerro Largo, pelo prof. Antonio Marcos Neri, processo

197  nº 23205.010622/2012-41; (ANEXO II) O prof. Antonio Marcos Neri leu o seu

198  relato e voto sendo favorável à aprovação do PPC de Engenharia Ambiental-

199  Bacharelado em acordo com os ajustes a serem feitos pelo colegiado do curso.

200  A profa. Adriana Salete Loss colocou em votação e manifestações dos demais

201  conselheiros, e o relato foi aprovado por unanimidade. 2.3 Relato do PPC

202  Engenharia Ambiental - Bacharelado - campus Chapecó, pelo pedagogo

203  Silvani da Silva, processo nº 23205.010621/2012-04 (ANEXO III). O

204  conselheiro Silvani da Silva iniciou seu relato comentando que relato está bem

205  parecido com o Prof. Antonio Marcos Neri, pois os cursos devem ter as

206  mesmas grades. Sendo que após a leitura e voto considerou aprovado este

207  PPC e com as recomendações necessárias para ajustes. A profa. Adriana

208  Salete Loss passou a verificar junto com os conselheiros a designação para os

209  demais PPCs e assuntos que estão na ordem do dia. De acordo com o aceite

210  de cada conselheiro ficou distribuído da seguinte forma: prof. Edemar Rotta

211  para parecer e relato da Minuta de Formaturas; O prof. Antonio Marcos Neri

212  para o PPC de Ciências Biológicas do campus Realeza; o prof. Ildemar Mayer

213  com o PPC de Química campus Realeza; o prof. Anderson A. G.A. Ribeiro com

214  o PPC de Física campus Realeza, que serão enviados para estes conselheiros

215  tão logo a Câmara receba para análise. O prof. Joaquim Gonçalves da Costa

216  ficou com os PPCs de História campus Erechim e Chapecó. O conselheiro

217  Eloir Faria de Paula, com o PPC de Agronomia campus Cerro Largo; o

218  conselheiro Silvani da Silva com o PPC de Engenharia Ambiental campus

219  Erechim. E não tendo mais nenhum conselheiro presente foi sugerido o prof.

220  Antonio Brunetta, que mesmo estando ausente será consultado, para análise e

221  parecer, referente a duplicação de entrada para o curso de Agronomia campus

222  Chapecó. A profa. Adriana Salate Loss passou à sequencia da pauta 2.10

223  Políticas de Graduação. O prof. Élsio Corá explicou foram realizadas várias

224  reuniões com a PROPLAN, pois o PDI ainda está andamento, e quanto à

225  Minuta das Políticas de Graduação, já está bem extensa, mas que tem receio

226  em divulgá-la, mas sendo solicitado por esta Câmara superior, o pedido deve

227  ser aceito . Consultou outras universidades, e verificou que esta política de

228  graduação da UFFS será bastante diferente das demais, visto que esta

229  universidade foi criada com outros propósitos das demais tendo um cunho

230  social bem importante. Por outro lado demonstrou seu receio de que com esta

231  regra possa haver uma rigidez muito acentuada, engessado muitos

232  movimentos que estão sendo implantados, mas que seja forte na educação

233  humana, analisando também que deva ter integrada com a pesquisa e

234  extensão. Mas, verificando com as outras universidade mais antigas, elas não

235  possuem uma politica tão centrada como a UFFS vem fazendo. O prof. Edemar

236  Rotta colocou que vê a necessidade da UFFS também ter sua política, mas

237  que talvez ela possa ser não extremamente fechada, pois tem verificado que

238  as outras Pró-Reitorias já estão com as suas políticas prontas e sendo

239  finalizadas e a graduação nem sequer apresentou algum esboço aos demais.

240  Desatcou que quando a Câmara inciou a discutir expansão com o curso de

241  Medicina, a CGRAD se deparou em ver primeiro ou em conjunto a expansão

242  com a Política de Graduação, questionando que a Câmara não deva ficar

243  neste posicionamento de discussão somente, ou se retira este ponto de pauta

244  ou se analisa como um todo a minuta para esta Política de graduação. O prof.

245  Élsio Corá afirmou que estará enviando, no início de fevereiro, todo o texto

246  para apreciação dos conselheiros, se a PROGRAD estiver de acordo para que

247  possamos discutir direto com a Minuta. O prof. Joaquim Gonçalves da Costa

248  declarou que seria melhor os conselheiros terem esta Minuta mesmo que

249  extensa, para que a cada reunião os conselheiros possam ir trabalhando e

250  aprimorando o texto. O prof. Anderson A. G. Ribeiro reforçou que fica

251  extremamente difícil se pronunciar sem ter o documento em mãos, pois está

252  sendo discutida a política de demanda docente que poderia também estar em

253  algum item nesta política. A profa. Adriana Salete Loss confirmou que o prof.

254  Élsio Corá fará este encaminhamento para à Prograd repassar ao demais

255  conselheiros e que volte já como ponto de pauta na próxima reunião para

256  discussão. A profa. Adriana Salete Loss comentou ainda referente a decisão do

257  CONSUNI sobre os PPCs de Ciências - campus Realeza , os quais foram

258  desmembrados para três novos cursos e que a PROGRAD recebeu a

259  informação do setor de Pesquisa Institucional sobre o prazo para a postagem

260  no MEC, que será dia 10 de janeiro, mas que os PPCs, após a análise da DOP,

261  retornaram ao colegiado do curso para que façam os ajustes necessários, para

262  posterior encaminhamento a Câmara de Graduação, sendo que esta só terá

263  reunião em fevereiro. Os conselheiros colocaram que poderá ser feito um ad

264  referendum, pelo Reitor e na próxima reunião da Câmara entre como ponto

265  de pauta. A profa. Adriana Salete Loss colocou para votação, comentando

266  que como já foi designado relator para estes PPCs, será encaminhado o

267  pedido ao Gabinete Reitor do ad referendum para o setor de Pesquisa

268  Institucional poder fazer a postagem. Todos os conselheiros votaram a favor

269  deste encaminhamento. A profa. Adriana Salete Loss agradeceu a todos

270  desejando um Bom Natal e Próspero Ano Novo, encerrando a reunião às onze

271  horas e quarenta e cinco minutos e na qual eu, Rosa Maria Machado de Brito,

272  Secretária Executiva da Pró-Reitoria de Graduação, lavrei a presente Ata, que

273  após aprovada, será devidamente assinada por mim e pela Presidente em

274  exercício profa. Adriana Salete Loss.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 18 de dezembro de 2012.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

Adriana Salete Loss
Presidente da Câmara de Graduação em exercício

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