ATA Nº 1/CONSCCH/UFFS/2017

ATA DA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2017 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezessete, às treze horas e cinquenta e dois minutos, no auditório do Bloco A do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, realizou-se a 1ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pela diretora do Campus Chapecó em exercício e presidente do Conselho, Rosane Rossato Binotto. Compareceram à sessão os conselheiros: Vagner Garcias de Vargas  (coordenador administrativo substituto); Moacir Francisco Deimling, Marco Aurélio Spohn, Valéria Silvana Faganello Madureira, Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann, Renilda Vicenzi, Lidia Lúcia Antongiovanni, Neide Cardoso de Moura, Nilce de Fatima Scheffer (coordenadores de cursos de graduação); Janice Teresinha Reichert (coordenadora de curso pós-graduação); Monica Hass, Mauro Leandro Menegotto, Fernando Perobelli Ferreira, Roberto Mauro Dall'Agnol (representantes docentes); Luciano Pessoa de Almeida, Diego de Souza Boeno, Julio de Henrique Oliveira Teixeira, Tiago Boldrin (representantes TAE's); Lizeu Mazzioni (representante da comunidade externa). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Ana Paula Herrmann, (coordenadora de curso de graduação); Angela Derlise Stube (coordenadora de curso de pós-graduação); Siumar Pedro Tironi (representante docente). Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Lísia Regina Ferreira Michels (Diretora de Campus), Fernando Grison e seu suplente Roberto Carlos Pavan, Santo Gabriel Vaccaro (coordenadores de curso de graduação); Oto João Petry  (coordenador de curso de pós-graduação); Juliane Aparecida Schneider (representante discente de pós-graduação). Não compareceram à sessão os conselheiros: Jorge Luis Mattias e seu suplente James Luiz Berto, Claudecir dos Santos, Dulce do Carmo Franceschini (coordenadores de curso graduação); Delmir José Valentini e seu suplente Antonio Marcos Myskiw (coordenadores de curso de pós-graduação); Silvia Silva de Souza, Francine Mendes, Josimar Pereira da Silva e sua suplente Mayara De Oliveira Walter (representantes discentes de graduação). Verificada a existência de quórum, a presidente declarou aberta a sessão e passou-se ao expediente: 1.1 Aprovação da Ata da 2ª Sessão Extraordinária de 2016, aprovação da Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2016; aprovação da Ata da 3ª Sessão Extraordinária de 2016. Em aprovação, as atas foram aprovadas por unanimidade, sem ressalvas. 1.2 Comunicados: A presidente informou que recebeu solicitação de desligamento da professora Janaína Gularte Cardoso, que integrava a Comissão para elaboração da proposta de Regimento Interno do Campus Chapecó, na qual estava como presidente, conforme Resolução nº 16/2016 – Conselho do Campus Chapecó. Ficou deliberado que será realizada consulta via e-mail aos interessados em compor a referida comissão e dar seguimento nos trabalhos. A presidente informou que no dia 21 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório do Bloco A, acontecerá a Audiência Pública preparatória para a II COEPE - Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS - Campus Chapecó, as Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão e Cultura apresentarão os dados de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, também será realizada avaliação das ações implantadas a partir da I COEPE, apresentação do calendário e formação dos fóruns temáticos. Também informou que a Coordenação Administrativa, Direção de Campus, biblioteca e outros setores administrativos estarão mudando para o “bloco da biblioteca”. A presidente leu o documento MEM 168/ACAD – CH/UFFS/2016 e MEM 155/ACAD – CH/UFFS/2016, nos quais foram homologados os planos anuais de atividades. Informou ainda que conforme solicitação do Campus Chapecó, para alteração do Art. 13, §1º, da RESOLUÇÃO Nº 1/2013 – CONSUNI/CPPG, para ampliação do número de docentes no Comitê Assessor de Pesquisa do Campus Chapecó-SC, a PROPEPG, respondeu que atualmente a minuta de alteração do Regulamento de Pesquisa, encontra-se em fase de finalização e as proposições do Campus Chapecó, serão analisadas pelo relator designado e pelo pleno da Câmara de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura. Encerrados os comunicados, passou-se à Ordem do Dia. A presidente apresentou a pauta da sessão: 2.1 – Homologação da Comissão Coordenadora do LIFE – Campus Chapecó; 2.2 – Homologação do colegiado do curso de Administração; 2.3 – Prorrogação do prazo para os cursos adequarem colegiados e Regimentos Internos no Campus Chapecó; 2.4 – Homologação da Decisão Nº 01 do Conselho de Campus Chapecó - eleição para a escolha dos representantes do Comitê do PLEDUCA. 2.5 – Definição dos membros das Comissões Permanentes; 2.6 – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2017. A presidente solicitou a inclusão de ponto de pauta: Solicitação de homologação do coordenador do CAPPG-CH. A solicitação foi acolhida por todos os conselheiros. Após alterações a pauta foi aprovada conforme segue: 2.1 - Homologação do coordenador do CAPPG-CH. 2.2 – Homologação da Comissão Coordenadora do LIFE – Campus Chapecó; 2.3  – Homologação do colegiado do curso de Administração; 2.4 – Prorrogação do prazo para os cursos adequarem colegiados e Regimentos Internos no Campus Chapecó; 2.5 – Homologação da Decisão Nº 01 do Conselho de Campus Chapecó - eleição para a escolha dos representantes do Comitê do PLEDUCA. 2.6 – Definição dos membros das Comissões Permanentes; 2.7  – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2017. Aprovada a ordem do dia passou-se ao item 2.1 - Homologação de coordenador da CAPPG-CH. A presidente relatou que devido o afastamento do professor Ricardo Alberto Scherma, para capacitação e publicação da Portaria nº 0156/GR/UFFS/2017, que definiu as atribuições das Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação, em funcionamento nos Campi, faz-se necessário a homologação do novo Coordenador, pelo Conselho. O nome indicado para assumir a referida coordenação é do professor Paulo Roger Lopes Alves. Em aprovação, o conselho aprovou por unanimidade o nome do professor Paulo Roger Lopes Alves, para assumir a coordenação do CAPPG-CH. Passou-se ao ponto 2.2 – Homologação da Comissão Coordenadora do LIFE – Campus Chapecó; A presidente informou que considerando a RESOLUÇÃO N° 5/2016 - CONSUNI/CGAE que regulamenta a organização e o funcionamento do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da Universidade Federal da Fronteira Sul - LIFE/UFFS, Art. 10, que dispõe que o LIFE/UFFS será coordenado por uma Comissão Coordenadora, integrada pelos seguintes membros em cada Campus de alocação de um subprojeto: I - 01 (um) Coordenador; II - 01 (um) Coordenador Adjunto; III - 02 (dois) Conselheiros. O Coordenador e o Vice-coordenador serão escolhidos entre os docentes que atuam nos cursos de licenciatura do respectivo Campus; os dois membros conselheiros serão escolhidos entre os docentes que atuam nos cursos de licenciatura e os servidores técnicos administrativos em educação lotados no respectivo Campus e envolvidos com projetos de ensino, pesquisa ou extensão e a comissão coordenadora do LIFE será indicada pela Coordenação Acadêmica e submetida à aprovação do Conselho de Campus. A Comissão foi composta pelos seguintes membros: I - Coordenador - Carlos Roberto França; II - Coordenador Adjunto - Milton Kist; III - Conselheiros: Derlan Trombetta, Gláucio Adriano Fontana, José Carlos Mendonça e Morgana Fabíola Cambrussi. Não houve manifestação de interesse de servidores técnico-administrativos em educação, em compor a comissão. Em votação, o conselho aprovou por unanimidade a composição da comissão. 2.3 – Homologação do colegiado do curso de Administração; A presidente do conselho realizou a leitura do Documento MEM 38/CCAD – CH/UFFS/2016, que homologou a composição do Colegiado do Curso de Administração conforme segue: I – Coordenador do Curso: Moacir Francisco Deimling. II – Coordenador Adjunto: Émerson Moisés Labes. III – Coordenador de Estágios: Émerson Moisés Labes. IV – Representantes Docentes do Domínio Comum: Glaucio Adriano Fontana (titular) e  (suplente) vaga vacante. V – Representantes Docentes do Domínio Conexo: Enise Barth Teixeira (titular) e Marcos Roberto dos Reis (suplente), VI – Representantes Docentes do Domínio Específico: Larissa de Lima Trindade (titular) e (suplente) vaga vacante; Fabrício Simplício Maia (titular) e (suplente) vaga vacante; Éverton Miguel da Silva Loreto (titular) e   (suplente) Vaga vacante; Humberto Tonani Tosta (titular) e Ronei Arno Mocelin (suplente); Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta (titular) e Seline Nicole Martins Soares (suplente); Roberto Mauro Dall'Agnol (titular) e  (suplente) Vaga vacante. VII – Representantes Discentes: Edineia Leliani Priscila Fank Andrade (titular) e Ariana Gregory (suplente); Delano Prestes Bragagnolo (titular) e Alexandre Leonardo Stakonski (suplente); Tiago Iltchenco (titular) e Tiago Acordi (suplente). VIII – Representante Técnico Administrativo em Educação: Ricardo Osmar Voss (titular) Flávia Aigner Pan (suplente). Em votação, o conselho aprovou por unanimidade a composição do colegiado do curso de Administração. Atendendo ao que estabelece o Regulamento da Graduação será publicada resolução homologando a composição do colegiado. 2.4  – Prorrogação do prazo para os cursos adequarem colegiados e Regimentos Internos no Campus Chapecó. A presidente fez a leitura do Documento MEM 40/ACAD-CH/UFFS/2017, que solicita prorrogação do prazo para regularização da composição dos colegiados e construção dos Regimentos Internos de curso, o prazo inicial era até 28 de abril de 2017, a presidente informou que o pedido justifica devido os últimos meses de 2016, onde o Campus vivenciou um estado de exceção, com movimentos paredistas dos três segmentos que compõem a universidade, a nova data solicitada é julho de 2017. Em aprovação a prorrogação do prazo para os cursos adequarem colegiados e Regimentos Internos no Campus Chapecó foi aprovado por unanimidade. Passou-se ao item 2.5  – Homologação da Decisão Nº 01 do Conselho de Campus Chapecó - eleição para a escolha dos representantes do Comitê do PLEDUCA. A presidente informou os conselheiros que conforme previsto na Resolução 7/2014 CONSUNI/CA, alterada pela Resolução 20/2016 CONSUNI/CAPGP, o representante do Comitê do PLEDUCA eleito pelos pares em cada Campus, deverá ser homologado pelo respectivo Conselho de Campus. Desta forma, a homologação da eleição, conforme previsto no Edital do respectivo processo eleitoral, ocorreria no dia 02/02/2017, como não havia tempo hábil para homologar em sessão ordinária, a Direção de Campus, fez via decisão Ad Referendum. A representante eleita foi a candidata Rosana Lampugnani. Em votação, a Decisão Nº 01 do Conselho de Campus Chapecó - eleição para a escolha dos representantes do Comitê do PLEDUCA, foi aprovada por unanimidade. 2.6 – Definição dos membros das Comissões Permanentes; A presidente informou que Considerando a Resolução Nº 10/2015 - Conselho do Campus Chapecó, que aprovou o Regimento Interno do Conselho de Campus Chapecó, e conforme descreve: Art. 11. O Conselho do Campus contará com 03 (três) Comissões Permanentes: a) Comissão Permanente de Administração; b) Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação; c) Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura e Art. 13. Cada Comissão será composta por no mínimo cinco membros, eleitos na primeira sessão anual do Conselho do Campus, é necessário a composição das comissões. Após consulta aos conselheiros as comissões foram compostas conforme segue: Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação: Solange Maria Alves, Rosane Rossato Binotto, Marco Aurélio Spohn Gilberto Ferreira, Janice Teresinha Reichert, Oto João Petry, Julio Henrique de Oliveira Teixeira, Valéria Silvana Faganello Madureira e Nilce Fatima Scheffer. Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura: Angela Derlise Stube, Maria Conceição de Oliveira, Luciano Pessoa de Almeida, Monica Hass, Jorge Luis Mattias. Comissão Permanente de Administração: Roberto Mauro Dall'Agnol, Diego de Souza Boeno, Tiago Boldrin, Mauro Leandro Menegotto, Juliane Aparecida Schneider e Fernando Perobelli Ferreira. 2.7  – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2017. A presidente expôs que para o ano de 2017, faz-se necessário a organização do calendário das sessões. Após aprovação dos membros, ficou definido as seguintes datas: 1ª Sessão Ordinária 20 de fevereiro (segunda-feira), 2ª Sessão Ordinária 23 de março (quinta-feira), 3ª Sessão Ordinária 20 de abril (quinta-feira), 4ª Sessão Ordinária 23 de maio (terça-feira), 5ª Sessão Ordinária 22 de junho (quinta-feira), 6ª Sessão Ordinária 20 de julho (quinta-feira), 7ª Sessão Ordinária 22 de agosto (terça-feira), 8ª Sessão Ordinária 21 de setembro (quinta-feira), 9ª Sessão Ordinária 24 de outubro (terça-feira), 10ª Sessão Ordinária 23 de novembro (quinta-feira), 11ª Sessão Ordinária 12 de dezembro (terça-feira) e 1ª Sessão Ordinária (2018). 28 de fevereiro de 2018 (quarta-feira). Sendo quinze horas e vinte minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Noemia Salete Wismann, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue devidamente assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 20 de fevereiro de 2017.
Data de publicação: 18 de abril de 2017.

Lísia Regina Ferreira Michels
Presidente do Conselho de Campus Chapecó

Documento Histórico

ATA Nº 1/CONSCCH/UFFS/2017