ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCMPF/UFFS/2017

Alterar as ementas de Clínica Cirúrgica II e III e os objetivos gerais de Clínica Cirúrgica I, II e III para apensar junto aos Planos de Ensino

 A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,

 

Considerando, a necessidade de organização e ajustes nos componentes curriculares de Clínica Cirúrgica I, II e III, bem como a definição dos conteúdos programáticos a serem trabalhados em consonância com os objetivos e as ementas propostos no PPC em todos os semestres do Curso em que os componentes serão ministrados;

Considerando, os princípios pedagógicos e filosóficos do Curso de Medicina da UFFS, os quais visam construir um curso na lógica generalista que ultrapasse a perspectiva focada apenas nas especialidades intra curso;

Considerando, que as ementas e objetivos no atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC) não estão consonantes completamente com o planejamento do Curso e as orientações dos avaliadores do MEC que acompanham o processo de implantação do curso;

Considerando, que por orientação dos próprios avaliadores do MEC existirão ajustes de outra natureza que também precisam ser alterados no PPC, no decorrer do Curso e portanto não deve-se fazer mudanças pontuais na grade curricular e sim fazer uma reforma substancial no futuro;

Considerando, que o Colegiado não visa alterar o PPC nesse momento, mas apresentar um ato deliberativo garantindo o avanço pedagógico do Curso e seguindo as orientações dos avaliadores do MEC;

Considerando, ainda a ata 001/2017 de 03/03/2017 do Colegiado do Curso de Medicina que aprovou por unanimidade a proposta de alteração e que será publicizada por meio de Ato Deliberativo.

 

DECIDE:

 

Art. 1ºAlterar as ementas de Clínica Cirúrgica II e III e os objetivos gerais de Clínica Cirúrgica I, II e III para apensar junto aos Planos de Ensino, dando a seguinte redação para os referidos componentes curriculares:

 

I – Clínica Cirúrgica I

 

EMENTA

Bases da técnica cirúrgica. Terminologia cirúrgica. Atos operatórios fundamentais. Pré, trans e pós-operatório. Técnicas cirúrgicas de pequeno porte. Cicatrização. Infecções em cirurgia e controle de infecção hospitalar. Antibióticos em cirurgia. Anestesiologia. Complicações anestésicas. Princípios de cirurgia oncológica.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Executar procedimentos cirúrgicos e anestesiológicos de pequeno porte.

 

Leia-se: Desenvolver conhecimentos cirúrgicos e habilidades de técnica operatória executando, em simuladores, procedimentos cirúrgicos e anestesiológicos de pequeno porte.

 

II – Clínica Cirúrgica II

 

EMENTA

Onde se lê: Semiologia cirúrgica do sistema digestório. Princípios básicos de cirurgia do sistema digestório. Patologias cirúrgicas da parede e das vísceras abdominais. Acessos cirúrgicos da cavidade abdominal. Trauma abdominal. Princípios básicos da cirurgia urológica. Trauma urológico.

 

Leia-se: Abdome Agudo. Hemorragia Digestiva. Divertículos Esofágicos e Acalásia. DRGE. Câncer de Esôfago. Cirurgia na Obesidade. Doença Ulcerosa Péptica. Câncer Gástrico. Colelitíase e Coledocolitíase. Câncer de Fígado. Síndrome de Icterícia Obstrutiva e Câncer de Pâncreas. Pancreatite Aguda e Crônica. Corpos Estranhos no Trato Gastrointestinal. Apendicite Aguda. Obstrução Intestinal. Doença Diverticular dos Cólons. Transplante de Fígado. Câncer de Cólon e Reto. Cirurgia Orificial: Doença Hemorroidária, Fissura Anal e Abscesso Anal. Hérnias da Parede Abdominal. Trauma Abdominal.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Realizar avaliação e diagnóstico cirúrgico dos sistemas digestório e urológico, bem como para a realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

 

Leia-se: Desenvolver conhecimentos teóricos e habilidades práticas para prevenir, diagnosticar e tratar as principais doenças do aparelho digestivo, executando simulações de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

 

 

III – Clínica Cirúrgica III

 

EMENTA:

Onde se lê: Princípios básicos da cirurgia cardiovascular. Bases técnicas do cateterismo venoso. Punções arteriais e venosas. Flebotomias. Patologias vasculares cirúrgicas. Trauma vascular. Princípios básicos de traumatologia e ortopedia. Semiologia ortopédica. Patologias infecciosas e neoplásicas de tratamento cirúrgico. Trauma músculo-esquelético. Imobilizações. Métodos de redução de fraturas e luxações. Clínica cirúrgica das vias respiratórias.

 

Leia-se: Princípios básicos da cirurgia cardiovascular. Bases técnicas do cateterismo venoso. Punções arteriais e venosas. Flebotomias. Patologias vasculares cirúrgicas. Trauma vascular. Princípios básicos de traumatologia e ortopedia. Semiologia ortopédica. Patologias infecciosas e neoplásicas de tratamento cirúrgico. Trauma músculo-esquelético. Imobilizações. Métodos de redução de fraturas e luxações. Clínica cirúrgica das vias respiratórias. Princípios básicos da Otorrinolaringologia. Semiologia otorrinolaringológica: otoscopia, rinoscopia anterior e oroscopia. Urgências e emergências otorrinolaringológicas. Principais patologias otoneurológicas, nasais, orais e da laringe. Principais patologias benignas e malignas do sistema urológico, traumatismos e noções essenciais da cirurgia urológica.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Realizar avaliação e diagnóstico cirúrgico vascular, respiratório e traumaortopédico, bem como para a realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

 

Leia-se: Desenvolver conhecimentos teóricos e habilidades práticas para prevenir, diagnosticar e tratar as principais doenças vasculares, respiratórias, urológicas, traumaortopédicas, otorrinolaringológicas, executando procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

 

 

Art. 2º Esta alteração entra em vigor na data de sua publicação.

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 03 de março de 2017.
Data de publicação: 16 de maio de 2017.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo