ATO DELIBERATIVO Nº 3/CCMPF/UFFS/2017

Alteração das Ementas e dos Objetivos de Diagnóstico e Terapêutica.

 A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,

 

Considerando, a necessidade de organização e ajustes nos componentes curriculares de Diagnóstico e Terapêutica I e II, bem como a definição dos conteúdos programáticos a serem trabalhados em consonância com os objetivos e as ementas propostos no PPC em todos os semestres do Curso em que os componentes serão ministrados;

Considerando, os princípios pedagógicos e filosóficos do Curso de Medicina da UFFS, os quais visam construir um curso na lógica generalista que ultrapasse a perspectiva focada apenas nas especialidades intra curso;

Considerando, que as ementas e objetivos no atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC) não estão consonantes completamente com o planejamento do Curso e as orientações dos avaliadores do MEC que acompanham o processo de implantação do curso;

Considerando, que por orientação dos próprios avaliadores do MEC existirão ajustes de outra natureza que também precisam ser alterados no PPC, no decorrer do Curso e portanto não deve-se fazer mudanças pontuais na grade curricular e sim fazer uma reforma substancial no futuro;

Considerando, que o Colegiado não visa alterar o PPC nesse momento, mas apresentar um ato deliberativo garantindo o avanço pedagógico do Curso e seguindo as orientações dos avaliadores do MEC;

Considerando, ainda a ata 001/2017 de 03/03/2017 do Colegiado do Curso de Medicina que aprovou por unanimidade a proposta de alteração e que será publicizada por meio de Ato Deliberativo.

 

DECIDE:

 

Art. 1º Alterar as ementas e os objetivos de Diagnóstico e Terapêutica I e II para apensar junto aos Planos de Ensino, dando a seguinte redação para os referidos componentes curriculares:

 

I - Diagnóstico e Terapêutica I

 

EMENTA

 

Onde se lê: Organização da interação humana como sistema. Características das relações profissionais. Características das diferentes relações interpessoais. Trabalho em grupo. Abordagem do paciente. Relação médico-paciente. Luto no exercício profissional. Anamnese. Técnicas de entrevista médica. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Biodisponibilidade. Interações medicamentosas. Estudo dos receptores farmacológicos. Introdução à farmacologia clínica. Dependência e abuso de medicamentos.

 

Leia-se: Conceitos sobre interações humanas e interpessoal, trabalho em grupo e relações profissionais. Abordagem ao paciente e seus familiares. Luto. Relação médico-paciente. Técnicas de entrevista e semiologia. Anamnese e exame físico geral e específico. Raciocínio e diagnóstico clínico, anatômico, sistêmico, sindrômico, nosológico e etiológico. Introdução à farmacologia geral e clínica, farmacocinética, farmacodinâmica e biodisponibilidade. Receptores farmacológicos. Classes farmacológicas. Planejamento compartilhado do itinerário terapêutico. Interação medicamentosa. Dependência e abuso de medicamentos.

 

 

OBJETIVO

 

Onde se lê: Estabelecer relações empáticas com os pacientes enfatizando os princípios e fundamentos de anamnese, bem como, a apreensão das bases farmacológicas do tratamento de enfermidades e suas interferências no organismo humano.

 

Leia-se: Estabelecer relações empáticas com os pacientes e equipes de saúde, estabelecendo inter-relações construtivas e proativas. Construir o raciocínio clínico a partir dos princípios e fundamentos da anamnese e das técnicas semiológicas do exame físico, geral e especial, com intuito de elaborar uma abordagem diagnóstica, bem como, estruturar um plano terapêutico, fundamentado nos conceitos farmacológicos.

 

 

IIDiagnóstico e Terapêutica II

 

EMENTA

 

Onde se lê: Exame físico geral e especial. Raciocínio e diagnóstico clínico, anatômico, sistêmico, sindrômico, nosológico e etiológico. Classes farmacológicas. Planejamento compartilhado do itinerário terapêutico.

 

Leia-se: Aprofundamento dos seguintes tópicos desenvolvidos no CCR Diagnóstico e Terapêutica I: conceitos de interação humana e interpessoal; relações profissionais; abordagem ao paciente e seus familiares; técnicas de entrevista e técnicas semiológicas; raciocínio e diagnóstico clínico, anatômico, sistêmico, sindrômico, nosológico e etiológico; estudo da farmacologia clínica e das classes farmacológicas, estudadas por sistemas orgânicos; planejamento compartilhado do itinerário terapêutico; interação medicamentosa.

 

OBJETIVO

 

Onde se lê: Realizar o exame físico geral e especial com intuito de elaborar diagnóstico clínico e plano terapêutico.

 

Leia-se: Oportunizar aos acadêmicos o aprimoramento e aprofundamento dos conteúdos desenvolvidos no CCR Diagnóstico e Terapêutica I, por meio de uma proposta interdisciplinar que tem como abordagem central o estabelecimento de relações e inter-relações construtivas, proativas e empáticas com os pacientes e equipes de saúde; o desenvolvimento e estruturação do raciocínio clínico a partir dos princípios e fundamentos da anamnese e das técnicas semiológicas do exame físico, geral e especial, com o intuito de elaborar uma abordagem diagnóstica, bem como, o planejamento de um plano terapêutico, fundamentado nos conceitos farmacológicos.

 

 

Art. 2º Esta alteração entra em vigor na data de sua publicação.

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 03 de março de 2017.
Data de publicação: 16 de maio de 2017.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo