ATO DELIBERATIVO Nº 4/CCMPF/UFFS/2017

Alteração das Ementas e dos Objetivos de Processos Biológicos III e IV.

 A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,

 

Considerando, a necessidade de organização e ajustes nos componentes curriculares de Processos Biológicos III e IV, bem como a definição dos conteúdos programáticos a serem trabalhados em consonância com os objetivos e as ementas propostos no PPC em todos os semestres do Curso em que os componentes serão ministrados;

Considerando, os princípios pedagógicos e filosóficos do Curso de Medicina da UFFS, os quais visam construir um curso na lógica generalista que ultrapasse a perspectiva focada apenas nas especialidades intra curso;

Considerando, que as ementas e objetivos no atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC) não estão consonantes completamente com o planejamento do Curso e as orientações dos avaliadores do MEC que acompanham o processo de implantação do curso;

Considerando, que por orientação dos próprios avaliadores do MEC existirão ajustes de outra natureza que também precisam ser alterados no PPC, no decorrer do Curso e portanto não deve-se fazer mudanças pontuais na grade curricular e sim fazer uma reforma substancial no futuro;

Considerando, que o Colegiado não visa alterar o PPC nesse momento, mas apresentar um ato deliberativo garantindo o avanço pedagógico do Curso e seguindo as orientações dos avaliadores do MEC;

Considerando, ainda a ata 001/2017 de 03/03/2017 do Colegiado do Curso de Medicina que aprovou por unanimidade a proposta de alteração e que será publicizada por meio de Ato Deliberativo.

 

DECIDE:

 

Art. 1º Alterar as ementas e os objetivos de Processos Biológicos III e IV para apensar junto aos Planos de Ensino, dando a seguinte redação para os referidos componentes curriculares:

 

IProcessos Biológicos III

 

EMENTA

Onde se lê: Parasitoses humanas. Bactérias, fungos e vírus. Imunologia.

 

Leia-se: Protozoários, Helmintos, Vírus e Fungos de interesse médico: aspectos morfobiológicos, clínicos, epidemiológicos e de patogenia das infecções mais frequentes. Relação parasito-hospedeiro: principais mecanismos de virulência e de escape dos agentes patogênicos. Diagnóstico laboratorial das principais infecções. Estudo dos mecanismos da resposta imune inata e adquirida, bem como o envolvimento destes mecanismos na saúde e na doença.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Compreender as principais parasitoses e seus ciclos de desenvolvimento, as características gerais, patogenicidade e diagnósticos microbiológicos dos principais grupos de vírus, bactérias e fungos de interesse na saúde humana, bem como os conceitos básicos de imunologia.

 

Leia-se: Compreender as principais parasitoses e seus ciclos de desenvolvimento, as características gerais, patogenicidade e diagnósticos microbiológicos dos principais grupos de vírus e fungos de interesse na saúde humana, bem como os conceitos básicos de imunologia.

 

IIProcessos Biológicos IV

 

EMENTA

Onde se lê: Endemias da Região Sul e do Brasil. Imunodeficiências primárias e secundárias. Microrganismos oportunistas. Autoimunidade e mecanismo de lesão tecidual. Fatores ambientais e genéticos e a resposta imunológica relacionados aos tumores.

 

Leia-se: Bactérias: aspectos morfobiológicos, clínicos, epidemiológicos e de patogenia das infecções mais frequentes. Microbiota normal humana. Relação parasito-hospedeiro: principais mecanismos de virulência e de escape dos agentes patogênicos. Principais síndromes infecciosas, diagnóstico, controle e prevenção. Diagnóstico laboratorial das principais infecções.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Compreender as endemias da Região Sul e do Brasil, as imunodeficiências, os microrganismos oportunistas e os fatores ambientais e genéticos relacionados aos tumores.

 

Leia-se: Desenvolver conhecimentos básicos sobre morfologia, estrutura, fisiologia e ecologia bacteriana, principais grupos de bactérias, principais doenças infectocontagiosas de maior prevalência e epidemiologia das infecções bacterianas, adquirindo noções práticas sobre os procedimentos básicos de isolamento e identificação bacteriana, promovendo a responsabilidade do profissional de medicina na prevenção e controle das doenças infectocontagiosas.

 

Art. 2º Esta alteração entra em vigor na data de sua publicação.

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 03 de março de 2017.
Data de publicação: 16 de maio de 2017.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo