ATO DELIBERATIVO Nº 10/CCMPF/UFFS/2017

Alteração da Ementa e do Objetivo do Componente Curricular (CCR) de Pesquisa em Saúde.

A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,

 

Considerando, a necessidade de organização e ajuste no CCR de Pesquisa em Saúde;

Considerando, os princípios pedagógicos e filosóficos do Curso de Medicina da UFFS, os quais visam construir um curso na lógica generalista, que ultrapasse a perspectiva focada apenas nas especialidades intra curso;

Considerando, que a ementa e o objetivo do CCR de Pesquisa em Saúde, no atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC), não estão consonantes com o planejamento do Curso e com as orientações dos avaliadores do MEC, que acompanham o processo de implantação do curso;

Considerando, que por orientação dos próprios avaliadores do MEC, existirão ajustes de outra natureza, que também precisam ser alterados no PPC, no decorrer do Curso e, portanto, não deve-se fazer mudanças pontuais na matriz curricular, e sim fazer uma reforma substancial no futuro;

Considerando, que o Colegiado não visa alterar o PPC nesse momento, mas apresentar um ato deliberativo garantindo o avanço pedagógico do Curso e seguindo as orientações dos avaliadores do MEC;

Considerando, ainda a ata 06/2017 de 07/07/2017, do Colegiado do Curso de Medicina, que aprovou por unanimidade a proposta de alteração e que será publicizada por meio de Ato Deliberativo.

 

DECIDE:

 

Art. 1º Alterar a ementa e o objetivo do CCR Pesquisa em Saúde para apensar junto aos Planos de Ensino, dando a seguinte redação para o referido componente curricular:

 

I – Pesquisa em Saúde

 

EMENTA

 

Onde se lê: Tipos de Pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Elaboração de projetos de pesquisa. Formas de organização, apresentação, análise e discussão de dados. Ética em pesquisa.

 

Leia-se: Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normalização de Trabalhos Acadêmicos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Regulamentação da pesquisa na UFFS. Tipos de Pesquisa. Ética em Pesquisa. Estrutura do volume final do TCC – projeto de pesquisa.

 

OBJETIVO

 

Onde se lê: Instrumentalizar os estudantes para elaboração de projetos de pesquisa, de acordo com os princípios éticos e metodológicos da pesquisa.

 

Leia-se: Instrumentalizar e acompanhar os acadêmicos na elaboração do projeto de pesquisa para o TCC, de acordo com as normativas vigentes na UFFS e os princípios éticos e metodológicos da pesquisa.

 

 

Art. 2º Esta alteração entra em vigor na data de sua publicação.

Data do ato: Passo Fundo-RS, 10 de julho de 2017.
Data de publicação: 10 de julho de 2017.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo