EDITAL Nº 5/DIR LS/UFFS/2017
A Direção do Campus Laranjeiras do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, que estabelece os critérios e processos de seleção de Monitores, em conformidade com a Resolução 04/2011 do CONSUNI/CGRAD e com os prazos do Edital Nº 01/PROGRAD/2017.
1 DAS VAGAS
1.1CAMPUS Laranjeiras do Sul
PROJETO DE MONITORIA |
PROPONENTE |
VAGAS MONITORIA REMUNERADA |
VAGAS MONITORIA NÃO REMUNERADA |
CLASSIFICAÇÃO |
VIGÊNCIA DA MONITORIA |
||||||||
Química geral e química analítica
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Luciano Tormen
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1 |
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1º |
12/04/17 a 11/12/2017 |
||||||||
Contabilidade social, Macroeconomia I e Macroeconomia II |
Deise Maria Bourscheidt |
1 |
|
2º |
12/04/17 a 11/12/2017 |
||||||||
Nutrição e qualidade nutricional dos alimentos, processamento de alimentos de origem animal e vegetal e bioquímica de alimentos |
Larissa Canhadas Bertan |
1 |
1 |
3 º |
12/04/17 a 11/12/2017 |
||||||||
Geometria analítica, cálculo II, álgebra linear, cálculo III |
Andresa Freitas |
1 |
1 |
4 º |
12/04/17 a 11/12/2017 |
||||||||
Leitura, escrita e produção textual I e II, Didática Geral e Metodologia do Ensino |
Ana Cristina Hammel |
1 |
2 |
5 º |
12/04/17 a 11/12/2017 |
||||||||
Hidráulica e hidráulica aplicada |
Cacea Furlan Maggi |
1 |
1 |
6º |
12/04/17 a 11/12/17 |
||||||||
Sementes, Fisiologia Vegetal, histologia e embriologia vegetal
|
Lisandro Tomas da Silva Bonome |
1 |
3 |
7 º |
12/04/17 a 11/12/17
|
||||||||
Interdisciplinaridade na Engenharia de Aquicultura |
Betina Muelbert |
1 |
1 |
8 º |
12/04/17 a 11/12/17
|
||||||||
Saúde de plantas e plantas medicinais |
Gilmar Franzener |
1 |
1 |
9º |
12/04/17 a 11/12/17
|
||||||||
Física II, Física III, Física na educação básica II e Física na educação básica III |
Vivian Machado de Menezes |
1 |
1 |
10 º |
12/04/17 a 11/12/2017 |
||||||||
Análise de alimentos e bromatologia |
Vania Zanella Pinto |
|
2 |
12º |
12/04/17 a 11/12/17
|
||||||||
Nutrição em aquicultura e maricultura |
Maude Regina de Borba |
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1 |
13º |
12/04/17 a 11/12/17 |
||||||||
Identificação e controle de pragas chave; zoologia aplicada |
Aline Pomari Fernandes |
|
2 |
14 º |
12/04/17 a 11/12/17 |
||||||||
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Total: 10 |
Total: 16 |
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2. DA QUANTIDADE DE BOLSAS
2.1 Serão disponibilizadas 10 bolsas de monitoria remunerada.
2.2 Projetos que não alcançaram pontuação para serem contemplados com bolsa poderão ser desenvolvidos com monitores não remunerados até o limite de 04 (quatro) estudantes por docente vinculado ao projeto de monitoria
3 DA SELEÇÃO DOS MONITORES
3.1 O monitor será selecionado pelo respectivo colegiado de curso indicado no projeto, obedecendo as vagas da modalidade remunerada e não remunerada especificado no item 1 deste edital.
3.2 Para participar da seleção dos monitores, o aluno deverá:
a) Ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, cursando no mínimo, 12 (doze) créditos semestrais;
b) Ter concluído o(s) Componente(s) Curricular(es) de interesse do projeto de monitoria, com nota igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero);
c) Dispor de 12 horas semanais;
3.3 O monitor será selecionado através de banca indicada pelos Colegiados de
Curso e/ou Fóruns do Domínio Comum e Conexo, integrada por 3 (três) docentes,
sendo um deles o proponente da proposta.
3.4 A seleção dos candidatos à monitoria será feita através de aplicação de
instrumento de avaliação escrita e de entrevista.
3.5 As inscrições e o processo seletivo ocorrerão entre os dias 27 e 31 de março de 2017, ou então, o cancelamento do projeto de Monitoria.
3.6. O candidato deverá realizar a inscrição na Secretaria Geral de Cursos (SEGEC), sala 127, Bloco dos professores/administrativo nos dias 27 e 28 de março, no seguinte horário: no dia 27/03 das 13:30 às 17h e no dia 28/03 das 08:30 às 11:30, das 13:30 as 16:30 e das 18:00 às 21:30.
3.7. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o projeto de interesse e participar da entrevista conforme segue:
Professor |
Data e horário da entrevista |
Local |
Aline Pomari Fernandes |
31/03 às 9h |
Sala 218 Bloco docente/Administrativo |
Ana Cristina Hammel |
31/03, das 14 às 16h |
Sala 227 Bloco docente/Administrativo |
Andresa Freitas |
30/03 às 9h |
Sala 119 Bloco docente/Administrativo |
Betina Muelbert |
29/03 e 30/03 das 16:30 às 17:30 |
Sala 224 Bloco docente/administrativo |
Cacea F. Maggi |
30/03 às 14h
|
Sala 203 Bloco docente/administrativo |
Deise Bourscheidt |
30/03 das 14 às 18h |
Sala 203 Bloco docente/administrativo |
Gilmar Franzener |
30/03 às 17h
|
Laboratório de Fitopatologia Didático 112, Bloco 2 |
Larissa Canhadas Bertan |
29/03 das 7:30 às 9h |
Sala 119 Bloco docente/administrativo |
Luciano Tormem |
30/03 das 8:20 às 9:10 |
Laboratório de química analítica, bloco 1 de laboratórios. |
Lisandro Bonome |
29/03 às 16h. |
Laboratório de Fisiologia Vegetal |
Maude Regina de Borba |
29/03 às 13:15 |
|
Vânia Zanela Pinto |
29/03 às 13:30 |
Laboratório de Análise de Alimentos (laboratório 108 bloco 1) |
Vivian Machado de Menezes |
29/03 das 15:30 às 17h |
Sala 227 Bloco docente/administrativo |
3.8 O docente responsável pelo projeto de monitoria informará à Direção do Campus através de e-mail o nome do(s) monitor(es) selecionados até o dia 31 de março de 2017, ou então, o cancelamento do projeto de monitoria.
3.9 A publicação do resultado provisório ocorrerá no dia 03 de abril de 2017, havendo prazo para pedidos de reconsideração até o dia posterior (04) com requerimento fundamentado por escrito junto à Direção do campus, o qual será analisado no âmbito da Direção do campus.
3.10 A publicação do resultado final ocorrerá no dia 05 de abril de 2017.
4 DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES (Conforme Resolução Nº 004/2011-CONSUNI/CGRAD)
I - conhecer os termos e as exigências da legislação vigente referente à atividade de monitoria;
II - colaborar com o professor na orientação dos acadêmicos, na realização de trabalhos experimentais, bem como na preparação de material didático para uso em laboratórios e em sala de aula;
III - auxiliar nas atividades que propiciem o seu aprofundamento no Componente Curricular, tais como: revisão de textos, elaboração de resenhas, produção de texto didático e participação em experimentações que caracterizem aula prática, com vistas ao desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas;
IV - facilitar o relacionamento entre professores e estudantes na execução do plano de ensino do Componente Curricular.
V - avaliar, a partir da monitoria, o andamento da área e/ou Componente Curricular, do ponto de vista discente;
VI - construir, com auxílio do professor responsável, o relatório final de monitoria;
VII - participar das atividades de monitoria promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Políticas de Graduação.
5 DO TERMO DE COMPROMISSO
5.1 Os professores-orientadores deverão enviar via SGPD à Diretoria de Políticas de Graduação a documentação especificada no item 6 deste edital e os Termos de Compromisso dos monitores da modalidade remunerada (Anexo I) e/ou da modalidade não remunerada (Anexo II) até o dia 07 de abril de 2017.
5.2 O Termo de Compromisso deverá ser assinado em 03 (três vias). Após recolhidas as assinaturas do monitor e professor-orientador, as vias originais deverão ser enviadas para a Diretoria de Políticas de Graduação no prazo especificado no item 5.1 deste edital.
5.3 O monitor na modalidade remunerada receberá bolsa de monitoria no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) equivalentes à carga horária de 12 (doze) horas semanais.
5.4 O monitor na modalidade não remunerada terá as mesmas obrigações aplicadas ao monitor remunerado.
6 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
6.1 Apresentação de originais e entrega de cópia dos seguintes documentos:
a) Atestado de frequência;
b) Histórico escolar;
b) RG;
c) CPF;
6.2 Entrega de cópia legível do cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta corrente individual, em nome do monitor, obrigatoriamente no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito (no caso do monitor da modalidade remunerada).
7 DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos com a Direção do campus no e-mail diretor.ls@uffs.edu.br
7.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do campus Laranjeiras do Sul.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 27 de março de 2017.
Data de publicação: 27 de março de 2017.
Katia Aparecida Seganfredo
Diretora do Campus Laranjeiras do Sul, em exercício