EDITAL Nº 5/DIR LS/UFFS/2017

Estabelece os critérios e processos de seleção de Monitores, em conformidade com a Resolução 04/2011 do CONSUNI/CGRAD e com os prazos do Edital Nº 01/PROGRAD/2017

A Direção do Campus Laranjeiras do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, que estabelece os critérios e processos de seleção de Monitores, em conformidade com a Resolução 04/2011 do CONSUNI/CGRAD e com os prazos do Edital Nº 01/PROGRAD/2017.

1 DAS VAGAS

1.1CAMPUS Laranjeiras do Sul

PROJETO DE MONITORIA

PROPONENTE

VAGAS MONITORIA REMUNERADA

VAGAS MONITORIA NÃO REMUNERADA

CLASSIFICAÇÃO

VIGÊNCIA DA MONITORIA

Química geral e química analítica

 

Luciano Tormen

 

1

 

12/04/17 a 11/12/2017

Contabilidade social, Macroeconomia I e Macroeconomia II

Deise Maria Bourscheidt

1

 

12/04/17 a 11/12/2017

Nutrição e qualidade nutricional dos alimentos, processamento de alimentos de origem animal e vegetal e bioquímica de alimentos

Larissa Canhadas Bertan

1

1

3 º

12/04/17 a 11/12/2017

Geometria analítica, cálculo II, álgebra linear, cálculo III

Andresa Freitas

1

1

4 º

12/04/17 a 11/12/2017

Leitura, escrita e produção textual I e II, Didática Geral e Metodologia do Ensino

Ana Cristina Hammel

1

2

5 º

12/04/17 a 11/12/2017

Hidráulica e hidráulica aplicada

Cacea Furlan Maggi

1

1

12/04/17 a 11/12/17

Sementes, Fisiologia Vegetal, histologia e embriologia vegetal

 

Lisandro Tomas da Silva Bonome

1

3

7 º

12/04/17 a 11/12/17

 

Interdisciplinaridade na Engenharia de Aquicultura

Betina Muelbert

1

1

8 º

12/04/17 a 11/12/17

 

Saúde de plantas e plantas medicinais

Gilmar Franzener

1

1

12/04/17 a 11/12/17

 

Física II, Física III, Física na educação básica II e Física na educação básica III

Vivian Machado de Menezes

1

1

10 º

12/04/17 a 11/12/2017

Análise de alimentos e bromatologia

Vania Zanella Pinto

 

2

12º

12/04/17 a 11/12/17

 

Nutrição em aquicultura e maricultura

Maude Regina de Borba

 

1

13º

12/04/17 a 11/12/17

Identificação e controle de pragas chave; zoologia aplicada

Aline Pomari Fernandes

 

2

14 º

12/04/17 a 11/12/17

 

 

Total: 10

Total: 16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. DA QUANTIDADE DE BOLSAS

2.1 Serão disponibilizadas 10 bolsas de monitoria remunerada.

2.2 Projetos que não alcançaram pontuação para serem contemplados com bolsa poderão ser desenvolvidos com monitores não remunerados até o limite de 04 (quatro) estudantes por docente vinculado ao projeto de monitoria


3 DA SELEÇÃO DOS MONITORES

3.1 O monitor será selecionado pelo respectivo colegiado de curso indicado no projeto, obedecendo as vagas da modalidade remunerada e não remunerada especificado no item 1 deste edital.

3.2 Para participar da seleção dos monitores, o aluno deverá:

a) Ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, cursando no mínimo, 12 (doze) créditos semestrais;

b) Ter concluído o(s) Componente(s) Curricular(es) de interesse do projeto de monitoria, com nota igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero);

c) Dispor de 12 horas semanais;

3.3 O monitor será selecionado através de banca indicada pelos Colegiados de
Curso e/ou Fóruns do Domínio Comum e Conexo, integrada por 3 (três) docentes,
sendo um deles o proponente da proposta.

3.4 A seleção dos candidatos à monitoria será feita através de aplicação de
instrumento de avaliação escrita e de entrevista.

3.5 As inscrições e o processo seletivo ocorrerão entre os dias 27 e 31 de março de 2017, ou então, o cancelamento do projeto de Monitoria.

3.6. O candidato deverá realizar a inscrição na Secretaria Geral de Cursos (SEGEC), sala 127, Bloco dos professores/administrativo nos dias 27 e 28 de março, no seguinte horário: no dia 27/03 das 13:30 às 17h e no dia 28/03 das 08:30 às 11:30, das 13:30 as 16:30 e das 18:00 às 21:30.

3.7. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o projeto de interesse e participar da entrevista conforme segue:

Professor

Data e horário da entrevista

Local

Aline Pomari Fernandes

31/03 às 9h

Sala 218 Bloco docente/Administrativo

Ana Cristina Hammel

31/03, das 14 às 16h

Sala 227 Bloco docente/Administrativo

Andresa Freitas

30/03 às 9h

Sala 119 Bloco docente/Administrativo

Betina Muelbert

29/03 e 30/03 das 16:30 às 17:30

Sala 224 Bloco docente/administrativo

Cacea F. Maggi

30/03 às 14h

 

Sala 203 Bloco docente/administrativo

Deise Bourscheidt

30/03 das 14 às 18h

Sala 203 Bloco docente/administrativo

Gilmar Franzener

30/03 às 17h

 

 

Laboratório de Fitopatologia Didático 112, Bloco 2

Larissa Canhadas Bertan

29/03 das 7:30 às 9h

Sala 119 Bloco docente/administrativo

Luciano Tormem

30/03 das 8:20 às 9:10

Laboratório de química analítica, bloco 1 de laboratórios.

Lisandro Bonome

29/03 às 16h.

Laboratório de Fisiologia Vegetal

Maude Regina de Borba

29/03 às 13:15

 

Vânia Zanela Pinto

29/03 às 13:30

Laboratório de Análise de Alimentos (laboratório 108 bloco 1)

Vivian Machado de Menezes

29/03 das 15:30 às 17h

Sala 227 Bloco docente/administrativo


3.8 O docente responsável pelo projeto de monitoria informará à Direção do Campus através de e-mail o nome do(s) monitor(es) selecionados até o dia 31 de março de 2017, ou então, o cancelamento do projeto de monitoria.

3.9 A publicação do resultado provisório ocorrerá no dia 03 de abril de 2017, havendo prazo para pedidos de reconsideração até o dia posterior (04) com requerimento fundamentado por escrito junto à Direção do campus, o qual será analisado no âmbito da Direção do campus.

3.10 A publicação do resultado final ocorrerá no dia 05 de abril de 2017.

 

4 DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES (Conforme Resolução Nº 004/2011-CONSUNI/CGRAD)

I - conhecer os termos e as exigências da legislação vigente referente à atividade de monitoria;
II - colaborar com o professor na orientação dos acadêmicos, na realização de trabalhos experimentais, bem como na preparação de material didático para uso em laboratórios e em sala de aula;
III - auxiliar nas atividades que propiciem o seu aprofundamento no Componente Curricular, tais como: revisão de textos, elaboração de resenhas, produção de texto didático e participação em experimentações que caracterizem aula prática, com vistas ao desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas;
IV - facilitar o relacionamento entre professores e estudantes na execução do plano de ensino do Componente Curricular.
V - avaliar, a partir da monitoria, o andamento da área e/ou Componente Curricular, do ponto de vista discente;
VI - construir, com auxílio do professor responsável, o relatório final de monitoria;
VII - participar das atividades de monitoria promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Políticas de Graduação.

5 DO TERMO DE COMPROMISSO

5.1 Os professores-orientadores deverão enviar via SGPD à Diretoria de Políticas de Graduação a documentação especificada no item 6 deste edital e os Termos de Compromisso dos monitores da modalidade remunerada (Anexo I) e/ou da modalidade não remunerada (Anexo II) até o dia 07 de abril de 2017.

5.2 O Termo de Compromisso deverá ser assinado em 03 (três vias). Após recolhidas as assinaturas do monitor e professor-orientador, as vias originais deverão ser enviadas para a Diretoria de Políticas de Graduação no prazo especificado no item 5.1 deste edital.

5.3 O monitor na modalidade remunerada receberá bolsa de monitoria no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) equivalentes à carga horária de 12 (doze) horas semanais.

5.4 O monitor na modalidade não remunerada terá as mesmas obrigações aplicadas ao monitor remunerado.


6 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

6.1 Apresentação de originais e entrega de cópia dos seguintes documentos:

a) Atestado de frequência;

b) Histórico escolar;

b) RG;

c) CPF;

6.2 Entrega de cópia legível do cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta corrente individual, em nome do monitor, obrigatoriamente no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito (no caso do monitor da modalidade remunerada).

 

7 DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos com a Direção do campus no e-mail diretor.ls@uffs.edu.br

7.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do campus Laranjeiras do Sul.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 27 de março de 2017.
Data de publicação: 27 de março de 2017.

Katia Aparecida Seganfredo
Diretora do Campus Laranjeiras do Sul, em exercício

Documento Histórico

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