EDITAL Nº 319/GR/UFFS/2012
O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para inscrições ao Processo Seletivo de candidatos às vagas para ingresso em 2013/1 no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas, para oferta na UFFS Campus Erechim.
1 DO CURSO, DO LOCAL DE OFERTA E DAS VAGAS
1.1 O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas, modalidade presencial, disponibiliza 30 vagas, para oferta no Campus Erechim.
2 DO PÚBLICO ALVO
2.1 As vagas destinam-se a portadores de diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado em Letras e áreas afins, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, preferencialmente aqueles que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
3 DOS OBJETIVOS
3.1 Geral
I - Possibilitar um espaço de reflexão acadêmica e de qualificação e formação de profissionais em Teorias Linguísticas Contemporâneas, oportunizando melhorias na qualidade do ensino e no enriquecimento da formação científica, técnica e profissional do graduado em nível superior.
3.2 Objetivos específicos
I - fornecer, atualizar e aprofundar conhecimentos sobre as Teorias Linguísticas;
II - aperfeiçoar a formação humana e a qualificação profissional;
III - reciclar, incorporar e aprimorar conhecimentos e práticas que possibilitem melhor compreensão e nova postura profissional, oportunizando formação continuada (pública, gratuita e de qualidade) para melhor atuar nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior;
IV - contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico acerca dos fenômenos da língua/linguagem, através do desenvolvimento de habilidades de investigação científica e de reflexão crítica sobre a língua, fomentando a prática da pesquisa e possibilitando maior articulação teórico-prática com a realidade social e educacional;
V - desenvolver pesquisas dentro das linhas de pesquisa da UFFS, contribuindo para a reflexão científica sobre a linguagem;
VI - possibilitar a integração entre a UFFS - Erechim e as escolas da região atendidas pelo curso.
4. DA ESTRUTURA CURRICULAR
4.1 O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas apresenta os seguintes componentes curriculares:
Componentes Curriculares |
Carga horária |
Linguística Geral |
36h |
Sintaxe Gerativa: introdução |
36h |
Semântica e Pragmática |
36h |
Psicolinguística |
24h |
Sociolinguística |
24h |
Teorias da Enunciação I: as abordagens de Benveniste e Ducrot |
24h |
Teorias da Enunciação II: Bakhtin e o dialogismo na linguagem |
36h |
Análise do Discurso |
36h |
Teorias de Gêneros de Discurso |
24h |
Seminário de Pesquisa |
36h |
Seminário Especial: Teorias da Referência para Nomes Próprios |
24h |
Seminário Especial: Metodologias de ensino de Português |
24h |
Trabalho de Conclusão de Curso |
60h |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
420h |
4.2 As aulas serão ministradas de acordo com cronograma disponível no site da UFFS (link Pós-graduação / Lato Sensu), predominantemente nos seguintes dias, turnos e horários:
I) sextas-feiras: turno noturno: das 18h30 às 22h30;
II) sábados: turnos matutino: das 8h às 12h e vespertino: das 13h30min às 17h30min.
4.3 Caso o cronograma sofra alterações, por motivo de qualquer ordem, os acadêmicos serão comunicados com a devida antecedência.
5. DA INSCRIÇÃO
5.1 Período e local das inscrições
5.1.1 As inscrições serão realizadas no período de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2013, de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento da Secretaria Acadêmica.
5.1.2 As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria Acadêmica do Campus Erechim-RS.
5.1.3 Serão aceitas inscrições enviadas pelo correio, via Sedex, aos cuidados da Secretaria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim-RS, especificando no envelope ser referente à Inscrição para curso de Pós-graduação, para o seguinte endereço: Av. Dom João Hoffmann, 313, bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima - Erechim - RS - CEP 99700-000.
5.1.4 No caso de envio da documentação por Sedex, somente serão considerados inscritos os candidatos que postarem a documentação completa até o dia 25 de fevereiro de 2013.
5.2 Documentos exigidos para a inscrição
Os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato de inscrição, os seguintes documentos:
I) Formulário de inscrição, preenchido e assinado, disponível no site da UFFS www.uffs.edu.br / Pós-graduação;
II) Cópia do diploma de curso superior de graduação, de duração plena ou equivalente, reconhecido pelo MEC;
II.A) Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela IES até o ato da inscrição, poderão se inscrever desde que apresentem declaração original da IES indicando a data de conclusão e colação de grau de curso de Graduação;
III) Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;
IV) Uma foto 3x4, recente.
6. CALENDÁRIO
6.1 Inscrição
Data: de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2013
Horário: de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento da Secretaria.
Local: Secretaria Acadêmica do Campus Erechim.
6.2 Homologação das inscrições
Data: dia 28 de fevereiro de 2013
Horário: a partir das 14h.
Local: site da UFFS www.uffs.edu.br / Pós-graduação.
6.3 Data da realização da Prova Escrita
Data: dia 02 de março de 2013
Horário: das 14 às 18h
Local de realização da Prova: Campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul
Endereço: Av. Dom João Hoffmann, 313, bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, Erechim - RS, CEP 99700-000.
6.4 Resultado da Prova Escrita
Data: dia 08 de março de 2013
Horário: a partir das 16h.
6.5 Divulgação do resultado final
Data: até dia 15 de março de 2013
Local de divulgação: no site da UFFS wwwHYPERLINK "http://www.uffs.edu.br/" \n _blank.uffs.edu.br / Pós-graduação / Lato Sensu.
6.6 Data para a efetivação da matrícula
Data: dia 18 a 20 de março de 2013
Horário: 7h45 às 11h15, das 13h às 16h30 e das 18h às 21h30.
Local: Secretaria Acadêmica do Campus Erechim.
6.7 Previsão de Início das Aulas
Data: dia 26 de abril de 2013
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: UFFS Campus Erechim
7. PROCESSO SELETIVO
7.1 O processo de seleção será conduzido por Comissão de Seleção específica, designada pela Reitoria.
7.2 A seleção será constituída de uma Prova Escrita (eliminatória e classificatória).
7.2.1 A Prova Escrita de produção textual, versando sobre Linguística, a partir da bibliografia indicada, será assim composta:
I) Primeira parte: produção de um texto expositivo-argumentativo que verse sobre uma questão teórica do campo da linguística, baseado na bibliografia indicada. A questão avaliará tanto o conhecimento do candidato quanto sua competência textual.
II) Segunda parte: o candidato deverá responder questões que envolvam problemas linguísticos simples e de acordo com os textos que constam na bibliografia indicada.
7.2.2 Os candidatos não poderão ter acesso a material de consulta durante a prova e devem portar documento pessoal com foto e caneta esferográfica (azul ou preta).
7.2.3 Bibliografia indicada
I) ALKMIN, T. M. Sociolinguística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2003. vol. 1, p. 21-47;
II) MENDONÇA, M. C. Língua e ensino: políticas de fechamento. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2003. vol. 2, p. 233-264;
III) MUSSALIM, F. Análise do discurso. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2003. v. 1, p. 101-142;
IV) PETTER, M. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. Introdução à linguística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 11-24;
V) NEGRÃO, E.; SCHER, A.; VIOTTI, E. A competência linguística. In: FIORIN, J. L. Introdução à linguística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 95-119.
7.3 Critérios para aprovação dos candidatos
7.3.1 Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 6,0 (seis), na prova escrita;
7.3.2 Em caso de empate, será selecionado o candidato mais idoso;
7.3.3 A divulgação da relação dos aprovados na prova escrita será por ordem alfabética;
7.3.4 A homologação do resultado final ocorrerá por ordem classificatória.
8. DOS RECURSOS
8.1 O candidato poderá interpor recurso do resultado da homologação das inscrições e da prova escrita do Processo Seletivo em até 12 horas após a publicação do resultado no site da UFFS.
8.2 Os recursos deverão ser protocolados na Secretaria Acadêmica do Campus Erechim, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
8.3 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.
8.4 A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.
8.5 A Comissão de Seleção emitirá decisão no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento do prazo de recurso.
8.6 A decisão da Comissão de Seleção será disponibilizada na Secretaria Acadêmica do Campus.
9. PROCESSO DE MATRÍCULA
9.1 O candidato selecionado deverá efetuar a matrícula, junto à Secretaria Acadêmica do Campus, no período de 18 a 20 de março de 2013.
9.2 O candidato que não realizar a matrícula nesse período perderá o direito à vaga, sendo substituído pelo candidato imediatamente subsequente na relação dos candidatos aprovados.
9.3 No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia autenticada da documentação ou cópia simples acompanhada do original, de:
I) Documento de identidade;
II) CPF;
III) Cópia do diploma de curso de ensino superior;
III.A) Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela IES até a data da matrícula, deverão apresentar Certificado de Conclusão de Curso ou então declaração original da IES, indicando a data de conclusão e colação de grau de curso de Graduação e o Histórico Escolar;
IV) Formulário de matrícula, preenchido e assinado, que será disponibilizada no site www.uffs.edu.br (link Pós-Graduação / Lato Sensu);
V) Declaração de que possui disponibilidade de horário para frequentar as aulas, conforme cronograma estipulado no projeto do curso.
10 DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 Os candidatos, ao assinar o formulário de inscrição, declaram que leram e concordam com as normas deste Edital.
10.2 A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.
10.3 Os candidatos não selecionados terão o prazo de 60 (sessenta) dias, após a finalização do Processo Seletivo, para retirar seus documentos na Secretaria Geral de Cursos (Pós-Graduação), ao final do qual serão inutilizados.
10.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS.
Data do ato: Chapecó-SC, 19 de dezembro de 2012.
Data de publicação: 18 de outubro de 2016.
Jaime Giolo
Reitor Pro Tempore da UFFS