EDITAL Nº 379/GR/UFFS/2014

SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - PNPD

O Reitor Pro tempore da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de 4 (quatro) vagas para inscrições de candidatos ao Processo Seletivo de bolsista do Programa de Pós-Doutorado (PNPD) e fixa normas atendendo ao que estabelece a Portaria Capes nº 086, de 3 de julho de 2013.

1 DO NÚMERO DE BOLSAS

1.1 Será concedida 1 (uma) bolsa de pós-doutoramento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Niìvel Superior - CAPES para cada um dos seguintes programas: Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR).

2 DOS REQUISITOS DO CANDIDATO À BOLSA

2.1 Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este será analisado pelas coordenações de cada programa;

2.2 Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo conforme anexo III da Portaria Capes nº 086, de 3 de julho de 2013;

2.3 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

2.4 O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

  1. a) ser brasileiro sem vínculo empregatício;
  2. b) ser estrangeiro, residente no Brasil, portador de visto temporário ou residente no exterior, sem vínculo empregatício;
  3. c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

2.4.1 O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

2.4.2 Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade "a" e "b" do item 2.4, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

2.4.3 O candidato aprovado na modalidade "c" do item 2.4 deverá apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

2.4.4 O candidato aprovado na modalidade "c" do item 2.4 não poderá realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possui vínculo empregatício.

2.5 Apresentar plano de trabalho e projeto de pesquisa, contendo até 10 páginas, vinculado obrigatoriamente a projeto de pesquisa de docente de uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação escolhido:

  1. a) Linhas de pesquisa do PPGEL:
  2. b) Linha de pesquisa do PPGADR;
  3. c) Linhas de pesquisa do PPGCTA;
  4. d) Linhas de pesquisa do PPGE.

2.5.1 A ementa das linhas de pesquisa e a relação de projetos de docentes dos programas de pós-graduação constam no ANEXO I deste Edital.

3 DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CANDIDATURA

3.1 Cópia do currículo na Plataforma Lattes do CNPq com data da última atualização não superior a 6 meses ou, se estrangeiro, cópia do currículo conforme roteiro anexo da Portaria Capes nº 086, de 3 de julho de 2013.

3.2 Cópia do comprovante de residência.

3.3 Cópia da cédula de identidade, ou, se estrangeiro, cópia do passaporte (dados pessoais, assinatura, selos de entrada e saída).

3.4 Cópia do diploma de doutorado ou ata de defesa de tese.

3.5 Plano de trabalho e projeto de pesquisa contendo até 10 páginas vinculados a projeto de pesquisa de docente de uma das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFFS, de interesse do candidato, a ser desenvolvido no período de (12) meses.

4 DA SELEÇÃO

4.1 O Processo Seletivo constará de duas etapas diferenciadas e eliminatórias, na seguinte ordem:

  1. a) análise da documentação, de caráter eliminatório;
  2. b) entrevista, de caráter eliminatório e classificatório.

4.2 Após análise da documentação, os candidatos pré-selecionados serão submetidos a entrevista por Skype em dia e horário a serem definidos.

4.2.1 Para a etapa da entrevista, será necessária webcam para uso do aplicativo Skype. O login do Skype deve ser enviado ao e-mail da Diretoria de Pós-Graduação dir.posg@uffs.edu.br, com no mínimo, 24 horas de antecedência do horário agendado para a entrevista, informando o programa para o qual se inscreveu. A Diretoria de Pós-Graduação direcionará os e-mails para respectivo programa.

4.2.2 Candidatos que não possuem o programa Skype podem obtê-lo gratuitamente na Internet.

4.3 Serão objetos de avaliação: as capacidades do candidato para a exposição oral sobre o seu projeto, destacando a relação deste com sua experiência profissional e produção intelectual; clareza na exposição das partes que compõem o projeto; aderência e relevância do projeto à linha (projeto) de pesquisa na qual o candidato se inscreveu; pertinência da bibliografia do projeto.

5 DO CRONOGRAMA

5.1 Inscrições: de 27 de junho a 30 de setembro de 2014, exclusivamente no e-mail dir.posg@uffs.edu.br e deverá constar obrigatoriamente o nome do Programa para qual o candidato tem interesse e terá sua inscrição redirecionada ao respectivo programa.

5.2 Divulgação dos candidatos pré-selecionados: a partir 13 de outubro de 2014.

5.3 Entrevistas por Skype: de 27 a 31 de outubro de 2014.

5.4 Divulgação do resultado: a partir de 3 de novembro de 2014.

6 DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

6.1 O bolsista deverá ministrar minicurso(s) e/ou disciplina(s) em parceria com docente da linha de pesquisa ao programa que se candidatou.

6.2 O bolsista deverá dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do plano de trabalho e do projeto de pesquisa na UFFS, campus Chapecó-SC.

6.3 O bolsista deverá manter reunioÞes regulares de trabalho com pesquisador(es) da linha de pesquisa a que se candidatou.

6.4 O bolsista deverá elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação da linha de pesquisa a que se candidatou e do Comitê de Bolsas do programa e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa.

7 DA VIGÊNCIA DA BOLSA

7.1 Para o bolsista aprovado nas modalidades "a" e "b" do item 2.4, o periìodo de duraçaÞo da bolsa seraì de doze meses, podendo ser renovada anualmente ateì atingir o limite maìximo de 60 (sessenta) meses.

7.2 Para o bolsista aprovado na modalidade "c", do item 2.4, o periìodo maìximo de duraçaÞo da bolsa seraì de 12 meses, sem possibilidade de renovaçaÞo.

8 DA SUSPENSÃO DA BOLSA

8.1 A bolsa será suspensa devido à doença grave que impeça o bolsista de participar das atividades previstas;

8.1.1 A suspensão pelos motivos previstos no item 8.1 não será computada para efeito de duração da bolsa.

8.2 A bolsa será suspensa quando da realização de atividades relativas ao PNPD no exterior, pelo pe- ríodo máximo de 12 meses, caso receba outra bolsa.

8.2.1 A suspensão pelos motivos previstos no item 8.2 será computada para efeito de duração da bolsa.

8.3 Para o beneficiário que solicitar afastamento temporário para realização de atividades relativas ao PNPD no exterior, pelo período máximo de 12 meses, não haverá suspensão dos benefícios da bolsa, caso não receba outra bolsa.

8.4 Para a beneficiária que solicitar o afastamento temporário das atividades acadêmicas pela ocorrência de parto durante o período de vigência do respectivo benefício, não ocorrerá a suspensão dos benefícios da bolsa, observada norma específica da CAPES.

8.5 É vedada a substituição de bolsista durante a suspensão da bolsa.

9 DO CANCELAMENTO DA BOLSA

9.1 A bolsa poderá ser cancelada pela CAPES ou pela coordenação do programa proponente a qualquer tempo por infringência à disposição da Portaria Capes nº 086, de 3 de julho de 2013, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor, de acordo com a legislação federal vigente, e impossibilitado de receber benefícios por parte da CAPES pelo período de até cinco anos, contados do conhecimento do fato, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e penais.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 O bolsista deve mencionar o apoio da CAPES em artigos, livros, trabalhos apresentados em reuniões, congressos, seminários ou outra forma de divulgação de suas atividades no programa a que estiver vinculado durante o prazo de vigência da bolsa.

10.2 O bolsista deverá, a partir do primeiro dia do mês de implementação da bolsa, cumprir todos os requisitos de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado, conforme o artigo 6º da Portaria Capes nº 086, de 3 de julho de 2013.

10.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Programa.

ANEXO I

LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS DE DOCENTES DO PPGEL

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) possui única área de concentração - Linguística, na qual estão reunidas três linhas de pesquisa:

PRÁTICAS DISCURSIVAS E SUBJETIVIDADES: Esta linha reúne pesquisas que se propõem a investigar a produção de sentidos e de subjetividades, na perspectiva discursiva, pela análise de políticas e processos de significação e de constituição de sujeitos em diferentes materialidades significantes. Mobiliza a noção de fronteira, quer seja de saberes, de línguas, de discursos, de subjetividades contemporâneas.

Docente

Projeto(s) de pesquisa

Angela Derlise Stübe http://lattes.cnpq.br/7554549996029350

1) Política linguística e identidade cultural: representações de língua na região de abrangência da UFFS-Chapecó-SC

2) "Quem narra nossas vidas? Escrita de si de alunos da educação básica em Chapecó-SC

José Simão da Silva Sobrinho http://lattes.cnpq.br/4142027375894624

1) Língua e Literatura na gramatização brasileira do Português

Mary Neiva Surdi da Luz http://lattes.cnpq.br/8562922102534041

1) Ensino de língua portuguesa: sobre a constituição e (trans)formação disciplinar

Valdir Prigol http://lattes.cnpq.br/8135348349435741

1) As escritas da crítica

DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA: Esta linha orienta-se para o desenvolvimento de pesquisas sobre fenômenos em variação e/ou mudança linguística do português brasileiro e das situações de bilinguismo ou de línguas em contato na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e adjacências, sob a perspectiva da sociolinguística variacionista e da dialetologia pluridimensional para comparação dos resultados entre as variedades da Região Sul e entre outras regiões brasileiras. Ambas as abordagens abrangem o estudo das línguas autóctones e alóctones em amostras sincrônica e diacrônica.

Docente

Projeto(s) de pesquisa

Cláudia Andrea Rost Snichelotto http://lattes.cnpq.br/2799196736703337

1) Variação e/ou Mudança no Português do Oeste de Santa Catarina

2) Variação e/ou mudança de fenômenos discursivos em documentos do Projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC)

Cristiane Horst http://lattes.cnpq.br/5588199122528764

1) Atlas das Línguas em Contato na Fronteira: Oeste Catarinense - ALCF-OC

Marcelo Jacó Krug http://lattes.cnpq.br/1266567939497031

1) Atlas das Línguas em Contato na Fronteira: Missões no Brasil e Misiones na Argentina

LÍNGUA E COGNIÇÃO: REPRESENTAÇÃO E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM: Esta linha reúne pesquisas sobre as relações entre língua e cognição. Os trabalhos propõem-se à investigação teórica e/ou experimental de fenômenos de processamento da linguagem e à pesquisa dos processos de representação das estruturas linguísticas em seus aspectos semânticos, sintáticos e lexicais.

Docente

Projeto(s) de pesquisa

Carlos Mioto

http://lattes.cnpq.br/8395564813995089

1) Construções Wh no português brasileiro: relativas livres e interrogativas

Núbia Saraiva Ferreira Rech

http://lattes.cnpq.br/7064927762466509

1) Complemento dos núcleos funcionais aspectuais.

LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES DO PPGADR

AGROECOSSISTEMAS, SUSTENTABILIDADE E AGROBIODIVERSIDADE: Reune pesquisas sobre a dinâmica e funcionamento de agroecossistemas, a geração de tecnologia e inovação através do enfoque agroecológico, processos biológicos da agrobiodiversidade, indicadores de sustentabilidade e aspectos teóricos, práticos e metodológicos da Agroecologia como resultantes do diálogo de saberes (entre ciências e destas com os saberes que emergem da experiência dos agricultores), com vistas a uma nova matriz produtiva geradora de trabalho e renda de forma equitativa. Este conjunto de pesquisas da Linha 01 dialoga com as dinâmicas socioambientais (Linha 2) determinantes da inserção do agricultor na realidade e de sua relação com os processos e estratégias de desenvolvimento rural sustentável na perspectiva de uma nova matriz produtiva.

Docente

Link para CV Lattes

Altemir José Mossi http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708071D4

1) Manejo alternativo de pragas em grãos armazenados.

Betina Muelbert http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786155Z7

1) Núcleo de Estudos em Aquicultura com enfoque agroecológico.

2) Certificação orgânica participativa da produção de peixes na agricultura familiar.

Débora Leitzke Betemps http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244072J6

1) Caracterização físico-química das frutas, avaliação das sementes e qualidade das mudas de mirtáceas na região da Cantuquiriguaçu/PR.

2) Valorização e processamento de frutas nativas no Território Cantuquiriguaçu.

Denise Cargnelutti http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759382J1

1) Elucidação dos mecanismos bioquímicos do estresse oxidativo envolvidos na síntese de metabólitos secundários de Baccharis trimera L. e potencial dos metabólitos no manejo ecológico de pulgões.

2) Rede gaúcha de estudos toxicológicos da interação entre metais tóxicos e elementos benéficos em plantas.

Gilmar Franzener http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764906Y0

1) Plantas bioativas e alternativas ecológicas para manejo fitossanitário de espécies fitófagas, fitopatogênicas e plantas espontâneas.

Josimeire Aparecida Leandrini http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706390Y0

1) Biodiversidade e ecologia de ecossistemas.

João Alfredo Braida http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728849H9

1) Manejo ecológico do solo e agrobiodiversidade em cultivos.

2) Manejo e destinação de dejetos orgânicos na agricultura.

Juliano Cesar Dias http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700688E6

1) Manejo reprodutivo e produtivo de ruminantes.

Lisandro Tomas da Silva Bonome http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766269P5

1) Estudo das alterações anatômicas, bioquímicas e fisiológicas em plântulas de milho híbrido e crioulo submetidas a diferentes temperaturas.

Luisa Helena Cazarolli http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734576E0

1) Estudo da influencia da temperatura na qualidade fisiológica de sementes e no perfil bioquimico de plantulas de milho hibrido e crioulo.

Maude Regina de Borba http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799464Y7

1) Núcleo de Estudos em Aquicultura com enfoque agroecológico

DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS: Envolve pesquisas sobre os processos e estratégias de desenvolvimento rural, sustentável bem como as dinâmicas socioambientais, incluindo aspectos socioeconômicos, relações de mercado e comercialização e geração de trabalho e renda que se dão no espaço rural, com ênfase nas questões de soberania, segurança alimentar e políticas públicas. Estudam a dinâmica das relações entre sociedade e natureza, o significado do ambiente e seus componentes materiais e imateriais no seu contexto histórico, bem como as formas de apropriação dos recursos naturais e impactos ambientais e efeitos sociais, econômicos e ambientais resultante das estratégias de desenvolvimento em curso. Estas temáticas dialogam com as pesquisa da Linha 01, onde o agroecossistema é considerado como unidade de análise e tendo o enfoque agroecológico como marco epistêmico.

Docente

Link para CV Lattes

Anelise Graciele Rambo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706651J9

1) Políticas de desenvolvimento regional e políticas de desenvolvimento territorial: dinâmicas territoriais complementares ou paralelas? Estudo de casos na região Sul do Brasi

2) Uma proposta metodológica para a compreensão dos meios e das condições de vida dos agricultores familiares produtores de tabaco um estudo no município de Laranjeiras do Sul/PR.

Antônio Inácio Andrioli http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708269Y7

1) Impactos sociais e ambientais do uso de tecnologias na agricultura familiar.

Benedito Silva Neto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780322T7

1) A Agroecologia na dinâmica do desenvolvimento rural do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Clério Plein http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706076U3

1) Agricultura familiar e (novos) mercados - Embeddedness, instituições e políticas públicas no sul do Brasil: um esforço para compreender dinâmicas territoriais de desenvolvimento rural.

Eduardo Ernesto Filippi http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792291H8

1) O Brasil e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): análise e projeção das atividades de cooperação científica e seu resultado sobre os fluxos de comércio.

Miguel M. Xavier de Carvalho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777413U4

1) As Florestas com Araucárias no Cone Sul e a alteração das paisagens.

2) Do porco ao suíno: a modernização da suinocultura e a mudança de atitude em relação aos animais Paraná (1950 1980).

Pedro Ivan Christoffoli http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706613A4

1) Custos de produção de leite agroecológico e convencional na região da Cantuquiriguaçu, PR.

2) Desenvolvimento e crise das cooperativas agropecuárias do Estado do Paraná nos anos 1990 a 2014.

Rozane Marcia Triches http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737599J7

1) Implicações da aquisição de produtos da agricultura familiar pelo programa de alimentação escolar nas práticas e concepções de consumo.

2) Qualidade da alimentação escolar a partir do fornecimento de alimentos da agricultura familiar: um estudo multicêntrico na região sul do Brasil.

Sérgio Roberto Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781531U7

1) Tecnologias Sociais para a Gestão da Água.

2) Construção e qualificação da sustentabilidade de agroecossistemas em propriedades agrícolas familiares.

LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES DO PPGCTA

SUSTENTABILIDADE DOS AGROECOSSISTEMAS: A linha envolve a produção nos agroecossistemas, desenvolvendo tecnologias agrícolas relacionadas com o manejo e tratos culturais, colheita e pós-colheita, visando inovações tecnológicas e sustentabilidade. Esta linha busca ainda o desenvolvimento de processos tecnológicos para o aproveitamento de matéria-prima dos agroecossistemas, subprodutos ou resíduos agroindustriais, visando como resultado produtos com alto valor agregado, como por exemplo as agroenergias, e processos que propiciem a redução do impacto ambiental. Visando a interação entre as duas linhas de pesquisa, o Programa adotará uma organização em termos de projetos temáticos, tais como:

Bioprocessos e aplicações em bioenergias.

Manejo sustentável dos sistemas agrícolas.

Docente

Projeto(s) de pesquisa

Alexandre Augusto Moreira Lapis

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B683682

1) Catalisadores e Processos Catalíticos

2) Síntese, caracterização e aplicações de materiais fotoluminescentes

Altemir José Mossi

http://lattes.cnpq.br/8790722670774464

1) Manejo alternativo de pragas em grãos armazenados.

2) Plantas bioativas: sustentabilidade da cadeia produtiva.

Clevison Luiz Giacobbo

http://lattes.cnpq.br/0079662961933232

1) REDE de pesquisa: Desenvolvimento de porta-enxertos do gênero Prunus spp. Para pessegueiros, nectarineiras e ameixeiras

2) Avaliação de técnicas alternativas para superação de dormência em plantas frutíferas e melhoria na qualidade de frutos.

3) Avaliação de produtos alternativos, in vitro e no pomar no controle de podridão parda (Monilia fructicola (G. Wint.) Honey) ocorrente em pessegueiro e observar a influência desses nas características físico - químicas do fruto.

4) Manejo da cobertura vegetal do solo para o controle de plantas invasoras em pomares e melhorias na qualidade de frutos, para as condições do oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

5) Avaliação de diferentes técnicas para enraizamento de estacas de oliveira.

Fabio de Oliveira Sanches

http://lattes.cnpq.br/8393955035468390

1) Climatologia no Alto Uruguai gaúcho e no sudoeste do Rio Grande do Sul;

2) Variabilidade e Mudanças climáticas

3) Estudo sobre os possíveis cenários climáticos futuros

Gean Delise Leal Pasquali Vargas

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P112439

1) Projetos de pesquisa na área de aproveitamento de subprodutos e rejeitos agroindustriais visando obtenção de enzimas microbianas.

Geraldo Ceni Coelho

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N53980

1) Conservação da biodiversidade vegetal em paisagens e regiões rurais

2) Recuperação de florestas ciliares

3) Estudo das interações entre plantas em Sistemas Agroflorestais

Helen Treichel

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777003J8

1) Produção, imobilização e aplicação de enzimas visando a sustentabilidade da cadeia de biocombustíveis.

José Mario Vicensi Grzybowski

http://lattes.cnpq.br/3696834738050110

Modelagem Matemática aplicada ao estudo de problemas ambientais.

Lauri Lourenço Radünz

http://lattes.cnpq.br/2203701727220885

Projetos de pesquisa na área de secagem e armazenagem de grãos, métodos alternativos para o controle de pragas de armazenagem, influências das etapas de produção e colheita sobre a qualidade de pós-colheita de grãos.

Leandro Galon

http://lattes.cnpq.br/5349314062564211

1) Manejo sustentável de culturas semeadas no inverno e/ou verão na Região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul

2)Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura da cevada

3)Biorremediação de solos contaminados com herbicidas do grupo químico das imidazolinonas

4)Estratégias sustentáveis para manejo de plantas daninhas infestantes de culturas anuais no Alto Uruguai Gaucho

5) Viabilidade do sistema de plantio direto e manejo sustentável de plantas daninhas na região do alto uruguai do rio grande do sul

6) Habilidade competitiva de genótipos de canola convivendo com nabo e azevém

7) Inovaherb - rede de estudos em fitorremediação de áreas contaminadas com resíduos de herbicidas

8) Manejo de culturas de inverno e/ou verão, em sistema de plantio direto, visando o controle de plantas daninhas e a qualidade em pós-colheita

Rosilene Rodrigues Kaizer Perin

http://lattes.cnpq.br/2922817891161188

1) Influência da dieta e do Al sobre a atividade de hidrólise de nucleotídeos de adenina, acetilcolina e estresse oxidativo em ratos

2) Avaliação da toxicidade do alumínio usando como modelo experimental o nematódeo Caennorhabditis elegans

3) Avaliação da toxicidade de efluentes da indústria de laticínios sobre parâmetros bioquímicos em C. elegans

4) Determinação do efeito do pré-tratamento com deferoxamina sobre a exposição a metais em C. elegans

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS: A linha de pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento de caráter científico, tecnológico e/ou metodológico a partir de análises centradas nos aspectos biológicos, químicos e físicos dos sistemas naturais e antropizados. Desta forma, esta Linha de Pesquisa deverá privilegiar o estudo do ambiente do ponto de vista da sua conservação e gestão sustentável. Os projetos serão direcionados para a caracterização e monitoramento ambiental além da identificação e avaliação de potencialidades de uso de recursos naturais e dos possíveis impactos ambientais. Estes estudos visam a proposição de tecnologias, ações e/ou estratégias para gestão do ambiente que possibilitem a preservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais.

Visando a interação entre as duas linhas de pesquisa, o Programa adotará uma organização em termos de projetos temáticos, tais como:

Identificação, monitoramento e gestão de impactos ambientais.

Dinâmica da paisagem.

Docente

Projeto(s) de pesquisa

Altemir José Mossi

http://lattes.cnpq.br/8790722670774464

1) Manejo alternativo de pragas em grãos armazenados.

2) Plantas bioativas: sustentabilidade da cadeia produtiva.

3) Ecologia da polinização por abelhas nativas Meliponinae - perspectivas econômicas e de conservação

4) Bioherbicidas: manejo sustentável de plantas concorrentes em agroecossistemas e sistemas aquáticos.

Fabio de Oliveira Sanches

http://lattes.cnpq.br/8393955035468390

1) Influência de lagos artificiais (hidrelétricas) no microclima local;

Gean Delise Leal Pasquali Vargas

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P112439

2) Projetos de pesquisa na área de aproveitamento de subprodutos e rejeitos agroindustriais visando obtenção de enzimas microbianas.

3) Aplicação de enzima no tratamento de efluentes industriais.

4) Produção de biogás a partir de rejeitos suínos.

5) Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica de águas de rios utilizados na rede de abastecimento.

Helen Treichel

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777003J8

1) Hidrólise enzimática de compostos lignocelulósicos usando ultrassom e micro-ondas visando a produção de etanol de segunda geração.

2) Avaliação da atividade de peroxidases em diferentes sistemas reacionais visando posterior aplicação na degradação de micotoxinas e tratamento de efluentes.

3) Produção de biogás a partir de dejetos suínos.

Marilia Teresinha Hartmann

http://lattes.cnpq.br/7219560544912481

1)Biologia e Conservação de anfíbios - Estudos relacionados a biologia, ecologia, distribuição de espécies e comunidades de anfíbios e/ou impactos das atividades humanas sobre as populações.

2) Ecotoxicologia com anfíbios - Estudos sobre o impacto de agroquímicos e outros contaminantes ambientais sobre as espécies de anfíbios brasileiras.

3) Biomonitoramento - análise da qualidade da água ou qualidade ambiental através do uso de bioindicadores (macroinvertebrados ou anfíbios).

Paulo Hartmann

http://lattes.cnpq.br/6881537282613738

1) Ecologia de estradas - Projetos com objetivo de identificar e analisar impactos diretos e indiretos das estradas em diferentes componentes da biodiversidade.

2) Ecologia de serpentes - Estudos relacionados à ecologia, história natural e distribuição da fauna de serpentes.

Roberto Valmir da Silva

http://lattes.cnpq.br/9660816285921607

3) Eficiência da largura de faixas de mata ciliar na quantidade e qualidade da aìgua

4)Influência da alteração do uso do solo em bacias hidrográficas na quantidade de água sob mudanças climáticas

LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES DO PPGE

Área de Concentração

Educação

Linhas de Pesquisa e ementas

Linha 1: Políticas Educacionais

Estuda a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural. Os processos de produção, implementação e avaliação das políticas publicas educacionais, especialmente as de formação de professores, as curriculares e as de gestão educacional.

Agrega um conjunto de pesquisadores e projetos de pesquisa que investigam a educação enquanto uma construção social e política, mediada e transformada pelas disputas, conflitos, interesses e relações de poder que se dão nos diferentes espaços/tempos da escola, do estado, da economia e da cultura. Tem como propósito compreender as dimensões políticas do fenômeno educativo, especialmente os desdobramentos que assumem no interior dos processos de formulação, implementação, financiamento e avaliação das políticas públicas educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Estado e Sociedade Civil; Políticas Públicas Educacionais; Formação de Professores; Gestão Educacional; Contexto Escolar.

Linha 2: Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógicos

Investiga os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos, com foco na Educação Básica. Analisa como os conhecimentos do senso comum e os conhecimentos científicos são gerados, transformados e se relacionam nos processos de ensino e de aprendizagem; como esses conhecimentos orientam as práticas pedagógicas no coletivo das instituições educacionais e são (re) produzidos nesses contextos; e como essas práticas afetam o desenvolvimento dos sujeitos e dos grupos sociais, tanto na Educação Básica como nos cursos de formação de professores. Integra pesquisadores de distintas áreas do conhecimento voltados a compreender e problematizar processos pedagógicos como seu objeto central de investigação.

PALAVRAS-CHAVE: Processos Pedagógicos, Educação Básica, Conhecimento, Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento.

Temas/objetos

1. Políticas de currículo e conhecimento escolar

2 Gestão e inovação educacional

3 Desenvolvimento humano e educação na perspectiva histórico-cultural

4 Representações do Trabalho Docente

5 Educação Infantil

6 Alfabetização e linguagem

7 Gênero e Educação: articulações necessárias na perspectiva da ideologia de gênero na contemporaneidade

8 Educação Inclusiva

9 Formação de Professores

 

Data do ato: Chapecó-SC, 30 de junho de 2014.
Data de publicação: 07 de outubro de 2016.

Jaime Giolo
Reitor pro tempore da UFFS

Documento Histórico

EDITAL Nº 379/GR/UFFS/2014