EDITAL Nº 390/GR/UFFS/2017

Chamada para Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas PPGDPP

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS PPGDPP/UFFS

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada para Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Mestrado Acadêmico, para ingresso previsto no segundo semestre de 2017, conforme normas estabelecidas neste edital.

 

1 DA FINALIDADE

1.1 Credenciar professores no quadro de docentes, permanentes e colaboradores, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

1.1.1 Entende-se como docente permanente do PPGDPP, em conformidade com o Regulamento da Pós-Graduação da UFFS, aquele que desenvolve atividades regulares de orientação, pesquisa, ensino e produção intelectual, além dos demais requisitos previstos no referido Regulamento.

1.1.2 Para a classe de docente permanente, o candidato deverá integrar o quadro de pessoal efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

1.1.3 Entende-se como docente colaborador do PPGDPP, em conformidade com o Regulamento da Pós-Graduação da UFFS, aquele que desenvolve atividades complementares ou eventuais e que não preencham todos os requisitos estabelecidos para classificação como docente permanente pelo Regulamento acima citado.

 

2 DAS VAGAS

2.1 Serão ofertadas 2 (duas) vagas para docentes permanentes e 2 (duas) vagas para docentes colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Mestrado Acadêmico, com início previsto das atividades para o segundo semestre de 2017.

2.1.1 As vagas serão distribuídas por linha de pesquisa do PPGDPP, conforme tabela abaixo.

Área de concentração: Desenvolvimento e Políticas Públicas

1. Linha de pesquisa: Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento

Nº de vagas

Docente permanente

1

Docente colaborador

1

2. Linha de pesquisa: Dinâmicas sociopolíticas e experiências de desenvolvimento

Nº de vagas

Docente permanente

1

Docente colaborador

1

2.2 O preenchimento das vagas ofertadas fica condicionado à classificação do candidato e à posterior homologação pelo Colegiado do PPGDPP.

 

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições devem ser realizadas de 02 a 11 de maio de 2017, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 h às 11:30 h e das 13:30 h às 16: 30 h, exceto feriado, na Secretaria do Programa, sala 1-2-16 do Seminário, Campus Cerro Largo, situada à Rua Major Antônio Cardoso, nº 590, Centro, Cerro Largo/RS.

3.2 Define-se como credenciamento o procedimento de autorização de docente para atuar no PPGDPP, considerando decisão prévia do Colegiado após realização de edital público e homologação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na categoria e nas atividades especificadas no processo de credenciamento. O pedido de credenciamento a ser realizado pelo professor solicitante deve ser dirigido a uma das linhas de pesquisa já existentes do PPGDPP, instruído em processo administrativo e munido dos seguintes documentos:

I - Requerimento e Plano de Trabalho do docente, devidamente preenchido, impresso e assinado, especificando a linha de pesquisa à qual deseja concorrer e as atividades que se propõe a desenvolver (Anexo I).

II - Currículo Lattes atualizado, formato resumido padrão, documentado;

III - Planilha do Currículo, disponível em www.uffs.edu.br > Cursos > Mestrado Campus Cerro Largo > Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, devidamente preenchida, impressa e assinada. Uma cópia da planilha deve ser enviada para o endereço eletrônico < mestradodpp_cl@uffs.edu.br > até as 16:30 h do dia 11 de maio de 2017.

3.3 A homologação das inscrições dos candidatos às vagas estará condicionada aos seguintes critérios:

I - Possuir título de doutor;

II - Estar vinculado a grupo de pesquisa certificado pelo CNPq;

III - Entrega da documentação constante no item 3.2.

 

4 DO PROCESSO SELETIVO

4.1 A avaliação dos pedidos de credenciamento, para fins classificatórios e eliminatórios, levará em consideração os seguintes critérios:

I - Análise da Planilha do Currículo, peso 60%;

II - Potencial contribuição em atividades de ensino e pesquisa do PPGDPP, identificadas a partir do plano de trabalho apresentado, peso 40%.

4.2 Para a Análise da Planilha do Currículo serão considerados os itens e as respectivas pontuações constantes no Anexo II.

4.2.1 Serão consideradas na avaliação somente as produções científicas e as atividades acadêmicas a partir (e incluindo) do ano de 2013.

4.2.2 A composição da nota da análise do currículo será realizada da seguinte forma: para cada linha de pesquisa, o currículo que apresentar a maior pontuação, de acordo com o Anexo II, receberá nota dez (10,0), sendo as demais ajustadas proporcionalmente.

4.2.3 Quando for constatada discordância na produção científica e atividades acadêmicas apresentadas pelo candidato na Planilha do Currículo e aquelas apresentadas no Currículo Lattes documentado, a pontuação do candidato será recalculada pela Comissão de Credenciamento.

4.2.4 O candidato que apresentar pontuação inferior a dez (10) pontos na Planilha do Currículo será eliminado do processo seletivo.

4.3 A contribuição em atividades de ensino e pesquisa do PPGDPP, tomará por base a análise do Plano de Trabalho, Anexo I, que resultará em nota máxima igual a dez (10,0), sendo composta da seguinte forma: 50% da nota para as atividades de ensino e 50% da nota para as atividades de pesquisa.

4.3.1 As atividades de ensino serão avaliadas conforme as justificativas apresentadas e considerando a seguinte ordem decrescente de prioridade: componente curricular(s) obrigatório(s) da grade do PPGDPP, componente curricular(s) eletivo(s) da grade do PPGDPP, e proposta de componente curricular novo para o PPGDPP.

4.3.2 As atividades de pesquisa serão avaliadas considerando sua adequação à linha de pesquisa pretendida, a clareza e a aderência das atividades descritas e justificadas, além da viabilidade de execução de pesquisas futuras.

4.3.3 O candidato que apresentar nota inferior a seis (6,0) na análise do Plano de Trabalho será eliminado do Processo Seletivo.

4.3.4 Será facultada à Comissão de Credenciamento a consulta ao Colegiado do PPGDPP quanto à avaliação do Plano de Trabalho.

4.4 Os candidatos serão classificados, para cada linha de pesquisa, conforme a ordem decrescente de pontuação, calculada como uma média ponderada pelos pesos citados no item 4.1 deste Edital.

4.4.1 O primeiro classificado, em cada linha de pesquisa, será vinculado à classe de docente permanente, e o segundo à classe de docente colaborador, obedecido o quantitativo de vagas ofertadas neste Edital (item 2.1.1).

4.4.2 Não é facultado ao candidato classificado escolher a classe docente (permanente ou colaborador) na qual deseja ser credenciado.

4.4.3 Ocorrendo empate na nota final, para efeito de classificação, o primeiro critério de desempate será a nota da análise da Planilha do Currículo. Caso o empate persista, o segundo critério de desempate será a nota da avaliação da contribuição em atividades de ensino e pesquisa do PPGDPP. Caso o empate ainda persista, o terceiro critério de desempate será o tempo de atuação no serviço público, dando-se preferência ao candidato com maior tempo de atuação.

 

5 DO CRONOGRAMA

5.1 As etapas do processo seletivo para credenciamento de docentes no PPGDPP ocorrerão conforme o cronograma a seguir:

Etapa

Período

Inscrições

02 a 11 de maio de 2017

Divulgação das inscrições

A partir de 16 de maio de 2017

Homologação das inscrições

A partir de 18 de maio de 2017

Divulgação do resultado final

A partir de 31 de maio de 2017

Homologação do resultado final

A partir de 06 de junho de 2017

5.2 É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Cursos > Mestrado Campus Cerro Largo > Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma proposto neste edital.

 

6 DOS RECURSOS

6.1 O candidato poderá interpor recurso quanto à divulgação das inscrições e à divulgação do resultado final até as 17h do dia útil subsequente àquele das respectivas publicações.

6.2 Os recursos, direcionados à Comissão de Credenciamento, deverão ser protocolados, presencialmente, na Secretaria do PPGDPP, sala 1-2-16 do Seminário, Campus Cerro Largo, situada à Rua Major Antônio Cardoso, nº 590, Centro, Cerro Largo/RS, das 8 h às 11:30 h e das 13:30 h às 16: 30 h, excetuando finais de semana e feriados, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e fundamentação para o pedido de revisão.

6.3 Após a apreciação dos recursos será emitido parecer no prazo máximo de dois dias úteis após o encerramento do prazo de recurso.

6.3.1 O parecer será disponibilizado na Secretaria do PPGDPP.

 

7 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O candidato, ao assinar o requerimento de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.

7.2 Os casos omissos neste Edital serão analisados pelo Colegiado do PPGDPP.

 

Chapecó-SC, 13 de abril de 2017.

 

 

 

Prof. Jaime Giolo

Reitor da UFFS

 

ANEXO I

REQUERIMENTO E PLANO DE TRABALHO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS - PPGDPP/UFFS

 

À Comissão de Credenciamento do PPGDPP/UFFS.

 

Venho, através deste, manifestar meu interesse em contribuir com este Programa de Pós- Graduação, solicitando meu credenciamento como docente na linha de pesquisa abaixo assinalada:

(__) Linha de Pesquisa: Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento.

(__) Linha de Pesquisa: Dinâmicas sociopolíticas e experiências de desenvolvimento.

 

  1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome:

1.2 CPF:

1.3 SIAPE (se aplicável):

1.4 Telefone:

1.5 E-mail:

1.6 Doutorado (Formação/Ano):

1.6.1 Instituição de formação:

1.7 Exerce docência na UFFS?                     (__) SIM                     (__) NÃO

Se SIM, está lotado em qual Campus?  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Se NÃO, em qual Instituição? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

1.8 Atua como Docente permanente de outros Programas de Pós-Graduação (PPG)?

(__) NÃO

(__) SIM. Especifique Instituição e PPG(s). _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

1.9 Grupo(s) de pesquisa do qual participa (somente considerar grupos certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq):

 

  1. PLANO DE TRABALHO DOCENTE

 

2.1 ATIVIDADES DE ENSINO (limite máximo de 03 páginas)

 

2.1.1 Indicação e justificativa da contribuição em componente curricular(s) obrigatória(s) da grade curricular do PPGDPP:

 

2.1.2 Indicação e justificativa da contribuição em pelo menos um componente curricular eletivo da grade curricular do PPGDPP (a justificativa deve estar embasada na formação do docente):

 

2.1.3 Descrição e justificativa da contribuição em ao menos um componente Curricular novo ao PPGDPP, com proposição de titulo, ementa e bibliografia (a justificativa deve estar embasada na formação do docente e seu interesse de pesquisa e orientações):

 

* Os componentes curriculares obrigatórios e eletivos, bem como as ementas, estão disponíveis em (www.uffs.edu.br > Cursos > Mestrado Campus Cerro Largo > Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas.

 

 

2.2 ATIVIDADES DE PESQUISA (limite máximo de 02 páginas)

 

2.2.1 Descrição de projetos de pesquisa em andamento, como coordenador, e de projetos futuros, contendo descrição da aderência entre tema e/ou área dos projetos com a Linha de Pesquisa pretendida:

 

2.2.2 Descrição de recursos aprovados, como coordenador de projeto, em agências de fomento (em período anterior ou atual, se houver):

 

Local e Data

 

 

 

Assinatura do candidato

 

 

ANEXO II

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

(Somente produções científicas e atividades acadêmicas a partir (incluindo) do ano de 2013)

 

Critério

Pontuação

1. Produção científica

1.1 - Artigos aceitos e/ou publicados na área Interdisciplinar (Qualis Capes – Evento de Classificação Qualis 2014)

1.1.1 - Revista qualis A1

8 pontos por artigo

1.1.2 - Revista qualis A2

7 pontos por artigo

1.1.3 - Revista qualis B1

6 pontos por artigo

1.1.4 - Revista qualis B2

5 pontos por artigo

1.1.5 - Revista qualis B3

4 pontos por artigo

1.1.6 - Revista qualis B4

3 pontos por artigo

1.1.7 - Revista qualis B5

2 pontos por artigo

1.2 - Artigos aceitos e/ou publicados NÃO RELACIONADOS nos extratos Qualis Interdisciplinar (Qualis Capes – Evento de Classificação Qualis 2014)

1.2.1 Revista com qualis A1 ou A2, em qualquer área de avaliação

4 pontos por artigo até o limite de 3 artigos

1.2.2 Revista com qualis B1 até B5, em qualquer área de avaliação

1 ponto por artigo até o limite de 2 artigos

1.3 - Trabalhos apresentados em eventos

1.3.1 - Trabalho completo ou resumo expandido em evento

0,5 pontos por trabalho/resumo

1.4 - Outras publicações

1.4.1 - Livro publicado com ISSN/ISBN

2 pontos por livro até o máximo de 2 livros

1.4.2 - Capítulos de livros com ISSN/ISBN

1 ponto por capítulo até o máximo de 2 capítulos

1.4.3 - Patente publicada

8 pontos por patente

2. Atividades acadêmicas

2.1 Orientação de tese concluída

8 pontos por orientação

2.2 Coorientação de tese concluída

4 pontos por coorientação

2.3 Orientação de dissertação concluída

4 pontos por orientação

2.4 Coorientação de dissertação concluída

2 pontos por coorientação

2.5 Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação

1 ponto por orientação

2.6 Orientação de trabalho de conclusão de curso Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu)

1 ponto por orientação

2.7 Supervisão de Pós-Doutorado

3 pontos por supervisão

2.8 Participação em banca de dissertação/tese

0,5 pontos por participação

2.9 Coordenação de projetos de pesquisa de iniciação científica aprovados em Editais (indicar Instituição e Nº do Edital)

1,5 pontos por projeto

2.10 Coordenação de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento (indicar Agência e Nº do Edital)

5 pontos por projeto

2.11 Participação no Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do projeto e implantação do PPGDPP (Portaria Nº 738/PROPEPG/UFFS/2013)

2 pontos

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 13 de abril de 2017.
Data de publicação: 13 de abril de 2017.

Jaime Giolo
Reitor

Documento Histórico

EDITAL Nº 390/GR/UFFS/2017